Época
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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== 1 == | == 1 == | ||
- | : [[Época]] é um [[conceito]] e uma [[questão]]. Como [[conceito]] reduz a [[obra]] aos seus aspectos formais, seja sob o ponto de vista de [[estilo]], seja sob o ponto de vista do conteúdo. Na sucessão de [[estilos]], a [[obra]] é vista enquanto um produto do [[tempo]] [[cronologia|cronológico]] e [[historiográfico]]. Porém, a [[obra]], sendo uma [[questão]], dá-se como [[época]] a partir do que esta [[palavra]] significa: retenção, o que dando-se se guarda, suspensão. Do quê? Do que na [[obra]] opera enquanto no [[desvelar-se]] se [[velamento|vela]]. Por isso, a melhor atitude em [[relação]] à [[obra]] é considerá-la como [[lugar]], onde este diz a [[abertura]] do [[ser humano]], como [[entre]], para o [[ser]]. A tal [[abertura]] ou [[lugar]] dá-se o [[nome]] de [[clareira]]. [[Época]] diz sempre [[clareira]]. A esse respeito, cabe consultar o que Heidegger diz no [[ensaio]] "A sentença de Anaximandro" (1) para ver como a [[época]] se relaciona à [[História]]. | + | : [[Época]] é um [[conceito]] e uma [[questão]]. Como [[conceito]] reduz a [[obra]] aos seus [[aspectos]] [[formais]], seja sob o ponto de vista de [[estilo]], seja sob o ponto de vista do [[conteúdo]]. Na sucessão de [[estilos]], a [[obra]] é vista enquanto um [[produto]] do [[tempo]] [[cronologia|cronológico]] e [[historiográfico]]. Porém, a [[obra]], sendo uma [[questão]], dá-se como [[época]] a partir do que esta [[palavra]] significa: retenção, o que dando-se se guarda, suspensão. Do quê? Do que na [[obra]] opera enquanto no [[desvelar-se]] se [[velamento|vela]]. Por isso, a melhor [[atitude]] em [[relação]] à [[obra]] é considerá-la como [[lugar]], onde este diz a [[abertura]] do [[ser humano]], como [[entre]], para o [[sentido do ser]] e [[sentido]] de [[ser]]. A tal [[abertura]] ou [[lugar]] dá-se o [[nome]] de [[clareira]]. [[Época]] diz [[sempre]] [[clareira]]. A esse respeito, cabe consultar o que [[Heidegger]] diz no [[ensaio]] "A [[sentença]] de Anaximandro" (1) para [[ver]] como a [[época]] se relaciona à [[História]]. |
: - [[Manuel Antônio de Castro]] | : - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
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- | : (1) HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: | + | : (1) [[HEIDEGGER]], Martin.''' "A [[sentença]] de Anaximandro". In: Pré-socráticos – Coleção Os [[pensadores]]. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 28.''' |
== 2 == | == 2 == | ||
- | :"[[História]] do ser significa [[destino]] do [[ser]]. Nessas destinações, tanto o destinar quanto o ser que se destina retêm-se com a manifestação de si mesmos. Em grego, reter-se equivale a ''epoché''. Por isso se fala da | + | : "[[História]] do [[ser]] significa [[destino]] do [[ser]]. Nessas destinações, tanto o [[destinar]] quanto o [[ser]] que se destina retêm-se com a [[manifestação]] de si mesmos. Em [[grego]], reter-se equivale a ''epoché''. Por isso se fala da [[época]] do [[destino]] do [[ser]]" (1). |
+ | : Fica bem claro que [[época]], o reter-se, se refere ao que se dando se guarda, isto é, retém-se como o [[velamento|velado]] de [[desvelamento|desvelado]]. Ao se atentar só para a [[forma]] dos [[estilos]] ou [[temas]], na caracterização e [[estudo]] das [[obra|obras]] de [[arte]], o que lhes é [[essencial]] não se pensa. [[Época]], em [[sentido]] [[essencial]], é sempre [[destino]] do [[sentido do ser]]. Nesse [[sentido]], as [[obras de arte]], como [[vigência]] do [[destino]], são sempre [[inaugural|inaugurais]] e só podem [[ser]] [[inaugurais]] porque justamente elas são [[epocais]], isto é, como [[destino]], não cessam de [[revelar]] a [[realidade]] dizendo-a de muitas maneiras. Estas maneiras é que são propriamente os [[estilos]], mas que não têm sua [[fonte]] em si, mas no [[poder]] das [[obras]]. Nos [[estilos]] só enquanto o manifesto nas [[formas]], não se pensa propriamente a ''epoché'', daí a dificuldade de [[pensar]] a ''epoché'' sem o [[dar-se]]. Por isso afirma Ronaldes de Melo e Souza: | ||
+ | : "Este [[acontecimento]] propriamente [[histórico]]-[[ontológico]] de um [[dar]] que somente dá seu dom e a si mesmo se subtrai é o [[destinar]] (''das Schicken'') do [[evento]] criptofânico (''das Ereignis''), a que [[Heidegger]] reporta o [[evento]] [[epifânico]] da [[presença]] (''das Sein'')" (2). | ||
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+ | : - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
- | :Referências: | + | : Referências: |
- | :(1) HEIDEGGER, Martin apud SOUZA, Ronaldes de Melo e. "O saber em memória do ser". In: | + | : (1) [[HEIDEGGER]], Martin apud SOUZA, Ronaldes de Melo e.''' "O [[saber]] em [[memória]] do [[ser]]". In: Rio de Janeiro, Revista Tempo Brasileiro, 95, out.-dez., 1988, p. 14.''' |
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+ | : (2) SOUZA, Ronaldes de Melo e.''' "O [[saber]] em [[memória]] do [[ser]]". In: Rio de Janeiro, Revista Tempo Brasileiro, nº 95, 1988, p. 14.''' | ||
== 3 == | == 3 == | ||
- | :"O [[Ser]] se vela, como [[destino]], ao destinar-se no [[homem]], pois é essencialmente destino. O velamento é o vigor do destinar-se. A época, para Heidegger, expressa o movimento dialético de desvelar-se e velar-se. A compreensão, portanto, das diferentes épocas só é possível através da [[dialética]] que o próprio Ser instaura" (1). "É no destino epocal do Ser que se essencializa a [[história]] dos homens" (2). | + | : "O [[Ser]] se vela, como [[destino]], ao [[destinar-se]] no [[homem]], pois é [[essencialmente]] [[destino]]. O [[velamento]] é o [[vigor]] do [[destinar-se]]. A [[época]], para [[Heidegger]], expressa o [[movimento]] [[dialético]] de [[desvelar-se]] e [[velar-se]]. A [[compreensão]], portanto, das [[diferentes]] [[épocas]] só é [[possível]] através da [[dialética]] que o [[próprio]] [[Ser]] instaura" (1). |
+ | : "É no [[destino]] [[epocal]] do [[Ser]] que se essencializa a [[história]] dos [[homens]]" (2). | ||
- | :Referências: | + | : Referências: |
- | :(1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético - a história literária | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. '''O [[acontecer]] [[poético]] - a [[história]] literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 59.''' |
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+ | : (2) LEÃO, Emmanuel Carneiro. '''[[Aprendendo]] a [[pensar]]. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 131.''' | ||
== 4 == | == 4 == | ||
- | : "A época é o [[ilimitado]] instituindo [[limite|limites]] e o humano emergindo em sua [[historicidade]]. Por isso, a verdade do [[literário]], o que vale dizer do humano, radica no ser da historicidade" (1). | + | : "A [[época]] é o [[ilimitado]] instituindo [[limite|limites]] e o [[humano]] emergindo em sua [[historicidade]]. Por isso, a [[verdade]] do [[literário]], o que vale [[dizer]] do [[humano]], radica no [[ser]] da [[historicidade]]" (1). |
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético - a história literária | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. '''O [[acontecer]] [[poético]] - a [[história]] literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 63.''' |
== 5 == | == 5 == | ||
- | : Em nossa vida de [[travessia]], a cada escolha, a cada [[ação]], a cada passo, não é um [[caminho]] que se abre, mas muitos. A possibilidade dos muitos caminhos não só pessoais, mas reais, porque igualmente epocais, é a [[realidade]] acontecendo enquanto [[memória]]. Misteriosamente, a memória é a [[morte]] se dando em [[vida]], manifestando-se nos [[viventes]]. Ela é muito mais do que a [[cronologia]] e a [[causalidade]]. Ela é o [[acontecer]] [[poético]], que é sem por quê. | + | : Em nossa [[vida]] de [[travessia]], a cada [[escolha]], a cada [[ação]], a cada passo, não é um [[caminho]] que se abre, mas muitos. A [[possibilidade]] dos muitos [[caminhos]] não só [[pessoais]], mas [[reais]], porque igualmente [[epocais]], é a [[realidade]] [[acontecendo]] enquanto [[memória]]. [[Misteriosamente]], a [[memória]] é a [[morte]] se dando em [[vida]], manifestando-se nos [[viventes]]. Ela é muito mais do que a [[cronologia]] e a [[causalidade]]. Ela é o [[acontecer]] [[poético]], que é sem por quê: [[época]]. |
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== 6 == | == 6 == | ||
- | : [[Época]] é toda [[interpretação]] nova e coletiva que é feita a partir do [[destinar]]-se do [[sentido do ser]]. O [[sentido do ser]] acontece na [[interpretação]] pelo vigorar da [[linguagem]], ''[[Logos]]'', em grego, e do [[tempo]], em [[sentido]] [[originário]]. | + | : [[Época]] é toda [[interpretação]] nova e coletiva que é feita a partir do [[destinar]]-se do [[sentido do ser]]. O [[sentido do ser]] [[acontece]] na [[interpretação]] pelo [[vigorar]] da [[linguagem]], ''[[Logos]]'', em [[grego]], e do [[tempo]], em [[sentido]] [[originário]]. |
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- | : [[Arte]] é desafio [[humano]] de | + | : [[Arte]] é desafio [[humano]] de [[criação]]. Mas o que é [[criar]]? O que é [[ser humano]]? |
+ | : Por etapas: A [[concepção]] de [[criar]] ressente-se dos [[humanismo]]s, frutos de uma [[metafísica]] do [[esquecimento]] do [[sentido do Ser]]. Por [[metafísica]] entenda-se aí [[fundamento]]. O [[Cristianismo]], via Judaísmo, traduziu o [[Ser]] / ''[[Physis]]'' como [[fundamento]] e este como [[Deus]], o [[Criador]]. Logo, [[Deus]] é o criador de entes e como fundamento tornou-se o ente absoluto. O que ficou aí esquecido é o [[sentido do Ser]] em seu [[mistério]], irredutível à totalidade dos [[entes]]. Portanto, a [[criação]] não depende de um [[fundamento]], tradicionalmente identificado com [[sujeito]] (em [[grego]] ''hypokeimenon'' e em latim ''subjectum''). | ||
- | : - [[ | + | : Então em [[arte]], o [[ser humano]], identificado ao [[sujeito]], tornou-se o [[criador]] das [[obras de arte]], que é uma [[contradição]] [[metafísica]]. Em [[verdade]] o [[ser humano]] não cria [[nada]]. Ele tem de enfrentar o grande [[desafio]]. Qual? De um lado, não nos criamos; de outro, já estamos projetados nas [[questões]], que não criamos, ninguém cria, pois são elas que nos têm, se apossam de nós, independentemente de nossa [[vontade]]. É então que entra aí o propriamente [[humano]], ou seja, o [[artístico]]: [[responder]] ao [[desafio]] das [[questões]]. Cada [[obra de arte]] manifesta o [[humano]] porque cada uma é uma tentativa de [[resposta]] às [[questões]]. E nisso consiste a "criação" artística, ou seja, manifestação do [[humano]]. |
+ | : Mas nenhuma [[resposta]] dá conta e elimina a [[questão]], porque somos o [[fundamento]] ou [[sujeito]] das [[respostas]], não das [[questões]]. As [[questões]] são fundadas pelo [[Nada]]. Somos fundados pelo ''[[nada]]''. Então [[criar]] é [[responder]] às [[questões]] [[originárias]] de modo [[original]], porque cada [[situação]], [[sempre]] [[diferente]] em seu [[acontecer]], exige de nós novas [[respostas]], ou seja, novas [[obras de arte]], onde o [[humano]] se manifesta como [[destinado]] pelas [[questões]] do [[sentido]] do [[Ser]], do Inesperado, no [[dizer]] de [[Heráclito]] (frag. 18). Cada [[obra de arte]] produz [[manifestação]] de [[mundo]], o [[sentido do Ser]] que se [[destina]] no [[ser humano]] enquanto [[pensar]]. Eis aí a [[essência]] [[verbal]] da [[arte]] em suas [[épocas]] e, portanto, da [[necessidade]] do [[contemporâneo]]. | ||
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+ | : - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
== 8 == | == 8 == | ||
- | : "A época da linguagem instrumental reproduz a [[forma]] formulada no ''telos'' como [[finalidade]] ou [[objetivo]]. O [[objeto]] do objetivo é o tempo da [[subjetividade]] racional como [[medida]] da [[representação]] conceitual da [[realidade]]. Sua realidade temporal e histórica se representa na [[objetividade]] da [[subjetividade]], enquanto [[relações]] e funcionamento das [[funções]] das diferentes instâncias das [[teorias]] ou disciplinas, em que as [[realizações]] da [[realidade]] são apreendidas: social, econômica, antropológica, psicológica, política etc." (1). | + | : "A [[época]] da [[linguagem]] [[instrumental]] reproduz a [[forma]] formulada no ''[[telos]]'' como [[finalidade]] ou [[objetivo]]. O [[objeto]] do [[objetivo]] é o [[tempo]] da [[subjetividade]] [[racional]] como [[medida]] da [[representação]] [[conceitual]] da [[realidade]]. Sua [[realidade]] [[temporal]] e [[histórica]] se representa na [[objetividade]] da [[subjetividade]], enquanto [[relações]] e funcionamento das [[funções]] das [[diferentes]] [[instâncias]] das [[teorias]] ou [[disciplinas]], em que as [[realizações]] da [[realidade]] são apreendidas: [[social]], econômica, [[antropológica]], [[psicológica]], [[política]] etc." (1). |
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. ''Leitura: questões | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "[[Época]] e [[tempo]] [[poético]]". In: ---------. '''[[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 279.''' |
== 9 == | == 9 == | ||
- | : "A época é uma dádiva do [[vazio]], um [[entre]] céu e terra. E o que o vazio nos doa? O | + | : "A [[época]] é uma dádiva do [[vazio]], um [[entre]] [[céu]] e [[terra]]. E o que o [[vazio]] nos doa? O sentido poético, o [[ético]] da eks-sistência e de toda [[ação]] [[poética]]. No [[sentido]] [[ético]]-[[poético]] se manifesta o [[humano]] do [[ser humano]]" (1). |
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. ''Leitura: questões | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "[[Época]] e [[tempo]] [[poético]]". In: ---------. '''[[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 279.''' |
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== 10 == | == 10 == | ||
- | : "A época não é jamais algo geral que está aí para nos tomar e nos determinar. A época só é época enquanto [[acontecer]] poético. E todo acontecer é sempre [[acontecer]] do [[mesmo]]. A época é o mesmo acontecendo. É o [[humano]] se desdobrando poeticamente. Quando o [[humano]] acontece poeticamente, então o [[pensar]] do [[ser]] e seu [[sentido]] se | + | : "A [[época]] não é jamais [[algo]] [[geral]] que está aí para nos tomar e nos determinar. A [[época]] só é [[época]] enquanto [[acontecer]] [[poético]]. E todo [[acontecer]] é [[sempre]] [[acontecer]] do [[mesmo]]. A [[época]] é o [[mesmo]] [[acontecendo]]. É o [[humano]] se desdobrando [[poeticamente]]. Quando o [[humano]] [[acontece]] [[poeticamente]], então o [[pensar]] do [[ser]] e seu [[sentido]] se dão. O [[ler]] [[poético]] aconteceu" (1). |
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Época]] e [[tempo]] [[poético]]". In: ---------. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 283.''' |
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== 11 == | == 11 == | ||
- | : "Dentro de uma mesma época, pode haver diferentes [[vocabulários]], mas, enquanto época, eles estarão interligados por esse [[vocabulário]] mais geral. Então, uma época começa a [[mudar]] quando um novo [[vocabulário]] começa a se impor. Talvez nenhuma época seja mais exemplar do que a Idade Média, nesse caso. Um [[vocabulário]] bem específico a configura e até os pretensos [[fatos]] dessa época são lidos, colhidos e organizados já dentro dos [[limites]] desse [[vocabulário]]. Mas será que sabemos o que esse [[vocabulário]] nos diz ou o lemos a partir de nossa atual [[conjuntura]], isto é, a partir de um outro [[vocabulário]]? | + | : "Dentro de uma mesma [[época]], pode haver diferentes [[vocabulários]], mas, enquanto [[época]], eles estarão interligados por esse [[vocabulário]] mais geral. Então, uma [[época]] começa a [[mudar]] quando um novo [[vocabulário]] começa a se impor. Talvez nenhuma [[época]] seja mais exemplar do que a [[Idade Média]], nesse caso. Um [[vocabulário]] bem específico a configura e até os pretensos [[fatos]] dessa [[época]] são lidos, colhidos e organizados já dentro dos [[limites]] desse [[vocabulário]]. Mas será que sabemos o que esse [[vocabulário]] nos diz ou o lemos a partir de nossa atual [[conjuntura]], isto é, a partir de um outro [[vocabulário]]? |
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ------------. | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Obra]] de [[arte]], [[vocabulário]] e [[mundo]]". In: ------------. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 242.''' |
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- | : O que não aparece em tudo que aparece [[é]] o que sempre se vela. A [[época]] não pode ser nunca determinada e deduzida de uma [[relação]] [[causal]], [[funcional]], linear e cronológica. O [[vigorar]] da [[época]] está na | + | : O que não aparece em tudo que aparece [[é]] o que sempre se vela. A [[época]] não pode ser nunca determinada e deduzida de uma [[relação]] [[causal]], [[funcional]], linear e cronológica. O [[vigorar]] da [[época]] está na suspensão (e é isso o que significa a [[palavra]] [[época]]) do que não cessa de [[vigorar]] para tornar visível e [[presente]] o que se dá a [[ver]], mas que para isso se retrai e vela. |
: - [[Manuel Antônio de Castro]] | : - [[Manuel Antônio de Castro]] | ||
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- | : "[[História]] do [[ser]] significa [[destino]] do [[ser]] - e nessas destinações tanto o [[destinar]] como o Se que destina se retém com a [[manifestação]] de si mesmo. | + | : "[[História]] do [[ser]] significa [[destino]] do [[ser]] - e nessas destinações tanto o [[destinar]] como o Se que destina se retém com a [[manifestação]] de si mesmo. Reter-se significa aqui em grego ''[[epoché]]''. Por isso se fala de [[época]] do [[destino]] do [[ser]]. [[Época]] não significa aqui um lapso de [[tempo]] no [[acontecer]], mas o traço fundamental do [[destinar]], a constante retenção de si mesmo em favor da [[possibilidade]] de perceber o [[dom]], isto é, o [[ser]] em vista da [[fundamentação]] do [[ente]]" (1). |
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- | : (1) HEIDEGGER, Martin. "Tempo e ser". In: -----. | + | : (1) [[HEIDEGGER]], Martin.''' "[[Tempo]] e [[ser]]". In: -----. Conferências e escritos filosóficos - Coleção Os [[pensadores]]. Trad., Introduções e Notas: Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 261.''' |
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: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) UNGER, Nancy Mangabeira. "Heidegger e a espera do inesperado". Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro. Revista | + | : (1) UNGER, Nancy Mangabeira.''' "[[Heidegger]] e a espera do [[inesperado]]". Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro. Revista Tempo Brasileiro: [[Interdisciplinaridade]] [[dimensões]] [[poéticas]], 164, Jan.-mar. 2006, 180.''' |
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: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético - a história literária | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. '''O [[acontecer]] [[poético]] - a [[história]] literária. Rio de Janeiro: Edições Antares, 2. e., 1982, p. 140.''' |
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+ | : (2) LEÃO, Emmanuel Carneiro. '''[[Aprendendo]] a [[pensar]]. Petrópolis (RJ): Vozes, 1977, p. 131.''' | ||
== 17 == | == 17 == | ||
- | : "Refazer o itinerário de | + | : "Refazer o itinerário de Aristóteles, com o afã de [[compreender]] a sua [[concepção]] [[antropológica]] nos é bastante pertinente, principalmente, se tomarmos como parâmetro a [[época]] [[atual]]. [[Época]] essa de [[crise]] em que o [[indivíduo]] não sabe mais o que [[pensar]] acerca de si nem do [[mundo]], onde abundam [[antíteses]] e onde [[pensar]] através de [[dualismos]], sem dúvida, tornou-se o [[caminho]] mais fácil" (1). |
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) FRECHEIRAS, Marta Luzie de Oliveira. "Intencionalidade, memória e reminiscência em Aristóteles". In: Revista | + | : (1) FRECHEIRAS, Marta Luzie de Oliveira.''' "[[Intencionalidade]], [[memória]] e reminiscência em Aristóteles". In: Revista Tempo Brasileiro - [[Interdisciplinaridade]]: [[dimensões]] [[poéticas]], 164. Rio de Janeiro: jan.-mar. 2006, p. 38.''' |
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== 18 == | == 18 == | ||
- | : Uma [[época]] não é jamais uma demarcação de | + | : Uma [[época]] não é jamais uma demarcação de datas enquanto linearidade [[cronológica]] do [[tempo]] e enquanto progresso. [[Época]] jamais será uma [[questão]] de [[limite]] quantitativo. Esse [[valor]] inerente ao progresso é estranho ao [[destinar-se]] do [[sentido do Ser]] no [[acontecer]] das [[épocas]] e da [[dimensão]] [[ética]] de [[tudo]], manifestando-se e constituindo o [[próprio]] do [[ser humano]]. Uma [[época]] é sempre um [[enigma]] de que as [[crises]] são o sintoma e que amadurecem numa [[dinâmica]] de [[diferenciação]] [[originária]] da própria [[realidade]], na qual o [[ser humano]] em sua [[Essência]] se vê projetado. |
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: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) YAWANAWÁ, Putanny - Pajé. '''A cura do mundo é pela espiritualidade, e ela é coletiva | + | : (1) YAWANAWÁ, Putanny - Pajé. '''A [[cura]] do [[mundo]] é pela [[espiritualidade]], e ela é coletiva. Entrevista a Maria Fortuna. In: O Globo. Segundo Caderno, Quarta-feira, 01-01-2020, p. 2.''' |
== 20 == | == 20 == | ||
- | : "A [[época]] não é jamais algo [[geral]] que está aí para nos tomar e nos | + | : "A [[época]] não é jamais algo [[geral]] que está aí para nos tomar e nos determinar. A [[época]] só é [[época]] enquanto [[acontecer poético]]. E todo [[acontecer]] é sempre [[acontecer]] do [[mesmo]]. A [[época]] é o [[mesmo]] acontecendo. É o [[humano]] se desdobrando poeticamente. Quando o [[humano]] acontece [[poeticamente]], então o [[pensar]] do [[ser]] e seu [[sentido]] se dá. O [[ler]] [[poético]] aconteceu" (1). |
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. ''Leitura: questões | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "[[Época]] e [[tempo]] [[poético]]". In: ---------. '''[[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 283.''' |
== 21 == | == 21 == | ||
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: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Época]] e [[tempo]] [[poético]]". In: ---------. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 282.''' |
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+ | == 22 == | ||
+ | : "A [[época]] é uma [[dádiva]] do [[vazio]], um [[entre]] [[céu]] e [[terra]]. E o que o [[vazio]] nos doa? O [[sentido]] [[poético]], o [[ético]] da eks-sistência e de toda [[ação]] [[poética]]. No [[sentido]] [[ético]]-[[poético]] se manifesta o [[humano]] do [[ser humano]]" (1). | ||
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+ | : Referência: | ||
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+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Época]] e [[tempo]] [[poético]]". In: ---------. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 279. ''' | ||
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+ | == 23 == | ||
+ | : "Toda [[cultura]] resulta de uma [[conjuntura]]. Nela o [[homem]] se hominiza. Um famoso [[filme]] abordou essa [[situação]] de uma maneira admirável: ''2001: uma odisseia no espaço'', de Arthur Clarke e Stanley Kubrick. Toda grande [[época]] tem sua epopeia. e esta é, sem dúvida nenhuma, a epopeia da [[tematização]], [[celebração]] e [[crítica]] angustiada da era da [[Técnica]]. Representa a continuação das grandes epopeias, embora narrada, sintomaticamente, na [[linguagem]] cinematográfica. Nela, a epopeia reencontra o caráter [[essencial]] do [[narrar]]" (1). | ||
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+ | : Referência: | ||
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+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "O [[fenômeno]] [[cultural]]". In: -----. O [[acontecer]] [[poético]] - a [[história]] [[literária]], 2. e. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 19.''' | ||
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+ | == 24 == | ||
+ | : "A [[leitura]] de qualquer [[época]] tem um grande perigo: reduzi-la a uma [[perspectiva]], a uma tendência que se tornou importante e até decisiva para grandes [[transformações]]. Porém, há geralmente outras linhas de força que agem mais no [[silêncio]] e nunca chegam aos holofotes do que se torna um [[mundo]] dominante como [[aparente]] palco único da [[história]]. Nem por isso são menos importantes. Trazer para o [[questionamento]] essas [[diferentes]] linhas de força é a tarefa do [[pensamento]]. Vamos exemplificar com dois grandes [[autores]] da [[modernidade]]. Leibniz, [[filósofo]]. E Angelus Silesius, [[poeta]]. Notemos que vivem praticamente na mesma [[época]] e no mesmo país (Alemanha). E, no entanto, indicam linhas de força completamente [[opostas]]: o [[Ocidente]] [[metafísico]] e [[dual]], o do [[fundamento]]. E o [[Ocidente]] [[poético]]" (1). | ||
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+ | : Referência: | ||
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+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Ocidente]] e [[Modernidade]]". In:------. [[Arte]]: o [[humano]] e o [[destino]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 17.''' | ||
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+ | : (1) HESSE, Hermann. '''[[Francisco]] de [[Assis]]. Trad. Kristina Michahelles. Rio de Janeiro / São Paulo: Record, 1. e., 2019, p. 58.''' |
Edição atual tal como 22h27min de 26 de março de 2025
1
- Época é um conceito e uma questão. Como conceito reduz a obra aos seus aspectos formais, seja sob o ponto de vista de estilo, seja sob o ponto de vista do conteúdo. Na sucessão de estilos, a obra é vista enquanto um produto do tempo cronológico e historiográfico. Porém, a obra, sendo uma questão, dá-se como época a partir do que esta palavra significa: retenção, o que dando-se se guarda, suspensão. Do quê? Do que na obra opera enquanto no desvelar-se se vela. Por isso, a melhor atitude em relação à obra é considerá-la como lugar, onde este diz a abertura do ser humano, como entre, para o sentido do ser e sentido de ser. A tal abertura ou lugar dá-se o nome de clareira. Época diz sempre clareira. A esse respeito, cabe consultar o que Heidegger diz no ensaio "A sentença de Anaximandro" (1) para ver como a época se relaciona à História.
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "A sentença de Anaximandro". In: Pré-socráticos – Coleção Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1978, p. 28.
2
- "História do ser significa destino do ser. Nessas destinações, tanto o destinar quanto o ser que se destina retêm-se com a manifestação de si mesmos. Em grego, reter-se equivale a epoché. Por isso se fala da época do destino do ser" (1).
- Fica bem claro que época, o reter-se, se refere ao que se dando se guarda, isto é, retém-se como o velado de desvelado. Ao se atentar só para a forma dos estilos ou temas, na caracterização e estudo das obras de arte, o que lhes é essencial não se pensa. Época, em sentido essencial, é sempre destino do sentido do ser. Nesse sentido, as obras de arte, como vigência do destino, são sempre inaugurais e só podem ser inaugurais porque justamente elas são epocais, isto é, como destino, não cessam de revelar a realidade dizendo-a de muitas maneiras. Estas maneiras é que são propriamente os estilos, mas que não têm sua fonte em si, mas no poder das obras. Nos estilos só enquanto o manifesto nas formas, não se pensa propriamente a epoché, daí a dificuldade de pensar a epoché sem o dar-se. Por isso afirma Ronaldes de Melo e Souza:
- "Este acontecimento propriamente histórico-ontológico de um dar que somente dá seu dom e a si mesmo se subtrai é o destinar (das Schicken) do evento criptofânico (das Ereignis), a que Heidegger reporta o evento epifânico da presença (das Sein)" (2).
- Referências:
- (1) HEIDEGGER, Martin apud SOUZA, Ronaldes de Melo e. "O saber em memória do ser". In: Rio de Janeiro, Revista Tempo Brasileiro, 95, out.-dez., 1988, p. 14.
- (2) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "O saber em memória do ser". In: Rio de Janeiro, Revista Tempo Brasileiro, nº 95, 1988, p. 14.
3
- "O Ser se vela, como destino, ao destinar-se no homem, pois é essencialmente destino. O velamento é o vigor do destinar-se. A época, para Heidegger, expressa o movimento dialético de desvelar-se e velar-se. A compreensão, portanto, das diferentes épocas só é possível através da dialética que o próprio Ser instaura" (1).
- "É no destino epocal do Ser que se essencializa a história dos homens" (2).
- Referências:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 59.
- (2) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 131.
4
- "A época é o ilimitado instituindo limites e o humano emergindo em sua historicidade. Por isso, a verdade do literário, o que vale dizer do humano, radica no ser da historicidade" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 63.
5
- Em nossa vida de travessia, a cada escolha, a cada ação, a cada passo, não é um caminho que se abre, mas muitos. A possibilidade dos muitos caminhos não só pessoais, mas reais, porque igualmente epocais, é a realidade acontecendo enquanto memória. Misteriosamente, a memória é a morte se dando em vida, manifestando-se nos viventes. Ela é muito mais do que a cronologia e a causalidade. Ela é o acontecer poético, que é sem por quê: época.
6
- Época é toda interpretação nova e coletiva que é feita a partir do destinar-se do sentido do ser. O sentido do ser acontece na interpretação pelo vigorar da linguagem, Logos, em grego, e do tempo, em sentido originário.
7
- Arte é desafio humano de criação. Mas o que é criar? O que é ser humano?
- Por etapas: A concepção de criar ressente-se dos humanismos, frutos de uma metafísica do esquecimento do sentido do Ser. Por metafísica entenda-se aí fundamento. O Cristianismo, via Judaísmo, traduziu o Ser / Physis como fundamento e este como Deus, o Criador. Logo, Deus é o criador de entes e como fundamento tornou-se o ente absoluto. O que ficou aí esquecido é o sentido do Ser em seu mistério, irredutível à totalidade dos entes. Portanto, a criação não depende de um fundamento, tradicionalmente identificado com sujeito (em grego hypokeimenon e em latim subjectum).
- Então em arte, o ser humano, identificado ao sujeito, tornou-se o criador das obras de arte, que é uma contradição metafísica. Em verdade o ser humano não cria nada. Ele tem de enfrentar o grande desafio. Qual? De um lado, não nos criamos; de outro, já estamos projetados nas questões, que não criamos, ninguém cria, pois são elas que nos têm, se apossam de nós, independentemente de nossa vontade. É então que entra aí o propriamente humano, ou seja, o artístico: responder ao desafio das questões. Cada obra de arte manifesta o humano porque cada uma é uma tentativa de resposta às questões. E nisso consiste a "criação" artística, ou seja, manifestação do humano.
- Mas nenhuma resposta dá conta e elimina a questão, porque somos o fundamento ou sujeito das respostas, não das questões. As questões são fundadas pelo Nada. Somos fundados pelo nada. Então criar é responder às questões originárias de modo original, porque cada situação, sempre diferente em seu acontecer, exige de nós novas respostas, ou seja, novas obras de arte, onde o humano se manifesta como destinado pelas questões do sentido do Ser, do Inesperado, no dizer de Heráclito (frag. 18). Cada obra de arte produz manifestação de mundo, o sentido do Ser que se destina no ser humano enquanto pensar. Eis aí a essência verbal da arte em suas épocas e, portanto, da necessidade do contemporâneo.
8
- "A época da linguagem instrumental reproduz a forma formulada no telos como finalidade ou objetivo. O objeto do objetivo é o tempo da subjetividade racional como medida da representação conceitual da realidade. Sua realidade temporal e histórica se representa na objetividade da subjetividade, enquanto relações e funcionamento das funções das diferentes instâncias das teorias ou disciplinas, em que as realizações da realidade são apreendidas: social, econômica, antropológica, psicológica, política etc." (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 279.
9
- "A época é uma dádiva do vazio, um entre céu e terra. E o que o vazio nos doa? O sentido poético, o ético da eks-sistência e de toda ação poética. No sentido ético-poético se manifesta o humano do ser humano" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 279.
10
- "A época não é jamais algo geral que está aí para nos tomar e nos determinar. A época só é época enquanto acontecer poético. E todo acontecer é sempre acontecer do mesmo. A época é o mesmo acontecendo. É o humano se desdobrando poeticamente. Quando o humano acontece poeticamente, então o pensar do ser e seu sentido se dão. O ler poético aconteceu" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 283.
11
- "Dentro de uma mesma época, pode haver diferentes vocabulários, mas, enquanto época, eles estarão interligados por esse vocabulário mais geral. Então, uma época começa a mudar quando um novo vocabulário começa a se impor. Talvez nenhuma época seja mais exemplar do que a Idade Média, nesse caso. Um vocabulário bem específico a configura e até os pretensos fatos dessa época são lidos, colhidos e organizados já dentro dos limites desse vocabulário. Mas será que sabemos o que esse vocabulário nos diz ou o lemos a partir de nossa atual conjuntura, isto é, a partir de um outro vocabulário?
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ------------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 242.
12
- Ora, aí é que entra também o tempo da arte. Que tempo é esse? Confunde-se o tempo da arte com a arte dos tempos, onde a conjuntura e a época determinariam o sentido das obras de arte. Diga-se logo que não são as épocas e suas conjunturas que determinam a memória e a história, pois sem memória – unidade e sentido das diferenças – não há nem época nem conjunturas, enquanto sentido do acontecer do tempo, memória e história, enfim, obra de arte.
13
- O que não aparece em tudo que aparece é o que sempre se vela. A época não pode ser nunca determinada e deduzida de uma relação causal, funcional, linear e cronológica. O vigorar da época está na suspensão (e é isso o que significa a palavra época) do que não cessa de vigorar para tornar visível e presente o que se dá a ver, mas que para isso se retrai e vela.
14
- "História do ser significa destino do ser - e nessas destinações tanto o destinar como o Se que destina se retém com a manifestação de si mesmo. Reter-se significa aqui em grego epoché. Por isso se fala de época do destino do ser. Época não significa aqui um lapso de tempo no acontecer, mas o traço fundamental do destinar, a constante retenção de si mesmo em favor da possibilidade de perceber o dom, isto é, o ser em vista da fundamentação do ente" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "Tempo e ser". In: -----. Conferências e escritos filosóficos - Coleção Os pensadores. Trad., Introduções e Notas: Ernildo Stein. São Paulo: Abril Cultural, 1979, p. 261.
15
- "Para Heidegger, a ação humana não pode mudar a compreensão do ser que é vigente hoje, nem acelerar o advento de uma nova compreensão. Mas a preparação para este advento diz respeito a uma espera ativa. Nesta espera, a forma mais alta de ação é a de um pensar que se põe à escuta do sentido de nosso tempo. O entendimento ainda não é a escuta. A escuta é um entendimento que exige o esforço, a devoção, o recolhimento do pensamento" (1).
- Referência:
- (1) UNGER, Nancy Mangabeira. "Heidegger e a espera do inesperado". Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro. Revista Tempo Brasileiro: Interdisciplinaridade dimensões poéticas, 164, Jan.-mar. 2006, 180.
16
- "A história literária resulta, pois, das diferentes poéticas: poéticas das obras e poéticas das épocas. Estas não constituem um aglomerado caótico, mas as vicissitudes humanas, das quais a verdade e o sentido do ser são o seu destinar-se. "É no destino 'epocal' do Ser que se essencializa a história dos homens"(2)" (1)".
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Edições Antares, 2. e., 1982, p. 140.
- (2) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar. Petrópolis (RJ): Vozes, 1977, p. 131.
17
- "Refazer o itinerário de Aristóteles, com o afã de compreender a sua concepção antropológica nos é bastante pertinente, principalmente, se tomarmos como parâmetro a época atual. Época essa de crise em que o indivíduo não sabe mais o que pensar acerca de si nem do mundo, onde abundam antíteses e onde pensar através de dualismos, sem dúvida, tornou-se o caminho mais fácil" (1).
- Referência:
- (1) FRECHEIRAS, Marta Luzie de Oliveira. "Intencionalidade, memória e reminiscência em Aristóteles". In: Revista Tempo Brasileiro - Interdisciplinaridade: dimensões poéticas, 164. Rio de Janeiro: jan.-mar. 2006, p. 38.
18
- Uma época não é jamais uma demarcação de datas enquanto linearidade cronológica do tempo e enquanto progresso. Época jamais será uma questão de limite quantitativo. Esse valor inerente ao progresso é estranho ao destinar-se do sentido do Ser no acontecer das épocas e da dimensão ética de tudo, manifestando-se e constituindo o próprio do ser humano. Uma época é sempre um enigma de que as crises são o sintoma e que amadurecem numa dinâmica de diferenciação originária da própria realidade, na qual o ser humano em sua Essência se vê projetado.
19
- "Não importa se somos indígenas ou brancos, é tempo de a gente se juntar e unificar o pensamento. Vem aí a era da verdade, do amor, do equilíbrio, com a natureza ditando as regras. A solução não está fora, está dentro de nós" (1).
- Referência:
- (1) YAWANAWÁ, Putanny - Pajé. A cura do mundo é pela espiritualidade, e ela é coletiva. Entrevista a Maria Fortuna. In: O Globo. Segundo Caderno, Quarta-feira, 01-01-2020, p. 2.
20
- "A época não é jamais algo geral que está aí para nos tomar e nos determinar. A época só é época enquanto acontecer poético. E todo acontecer é sempre acontecer do mesmo. A época é o mesmo acontecendo. É o humano se desdobrando poeticamente. Quando o humano acontece poeticamente, então o pensar do ser e seu sentido se dá. O ler poético aconteceu" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 283.
21
- "Todo vigorar de época é uma dobra que não cessa de se desdobrar. Apreender e compreender o des-dobrar é deixar-se tomar pelo mesmo. Todo desdobrar é um vigorar do sentido" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 282.
22
- "A época é uma dádiva do vazio, um entre céu e terra. E o que o vazio nos doa? O sentido poético, o ético da eks-sistência e de toda ação poética. No sentido ético-poético se manifesta o humano do ser humano" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 279.
23
- "Toda cultura resulta de uma conjuntura. Nela o homem se hominiza. Um famoso filme abordou essa situação de uma maneira admirável: 2001: uma odisseia no espaço, de Arthur Clarke e Stanley Kubrick. Toda grande época tem sua epopeia. e esta é, sem dúvida nenhuma, a epopeia da tematização, celebração e crítica angustiada da era da Técnica. Representa a continuação das grandes epopeias, embora narrada, sintomaticamente, na linguagem cinematográfica. Nela, a epopeia reencontra o caráter essencial do narrar" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O fenômeno cultural". In: -----. O acontecer poético - a história literária, 2. e. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 19.
24
- "A leitura de qualquer época tem um grande perigo: reduzi-la a uma perspectiva, a uma tendência que se tornou importante e até decisiva para grandes transformações. Porém, há geralmente outras linhas de força que agem mais no silêncio e nunca chegam aos holofotes do que se torna um mundo dominante como aparente palco único da história. Nem por isso são menos importantes. Trazer para o questionamento essas diferentes linhas de força é a tarefa do pensamento. Vamos exemplificar com dois grandes autores da modernidade. Leibniz, filósofo. E Angelus Silesius, poeta. Notemos que vivem praticamente na mesma época e no mesmo país (Alemanha). E, no entanto, indicam linhas de força completamente opostas: o Ocidente metafísico e dual, o do fundamento. E o Ocidente poético" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ocidente e Modernidade". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 17.
25
- "Normalmente, um espírito vigoroso e profundo fala e tenta se fazer entender por meio de formas e transformações, que são sempre renovadas; assim, por exemplo, o espírito de Cristo se expressou de diversas maneiras, em diferentes épocas. Nos tempos em que a doutrina e a prédica arrefeceram e enfraqueceram, acaso ele não falou por meio de poetas, visionários e grandes músicos? E nos tempos em que a Igreja caiu em pecado e viu-se em decadência, ele falou por meio das obras de pintores, arquitetos e escultores" (1).
- Referência: