Sentido do ser

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Tabela de conteúdo

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"Mas, no que se dá a ver, a realidade ao mesmo tempo se vela e retrai, tornando-a inesgotável e misteriosa. Ora, esta dinâmica de mostrar-se e ocultar-se é o que os gregos denominaram a-letheia, ou seja, verdade. A grande força de todo paradigma está na visão de verdade que ele propõe. Porém, não é possível qualquer paradigma dar conta de toda a realidade, muito menos de todo o acontecer do sentido do ser. E o alcance de sua verdade ficará restrito ao que se vê daquilo que se deu a ver. Como este não cessa, é ele que possibilita ultrapassar e criar novos paradigmas e suas verdades. Esta dinâmica histórica de transformações não é ditada pela ação da vontade do homem, mas pelo destinar-se do sentido do ser, que permanece enigmático para o ser humano" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A globalização e os desafios do humano". In: Revista Tempo Brasileiro, 201/202 - Globalização, pensamento e arte. Rio de Janeiro, abr.-set., 2015, p. 19.

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"Pensar o sentido do ser é escutar a realidade nos vórtices das realizações, deixando-se dizer para si mesmo o que é digno de ser pensado como o outro" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 15.


Ver também:
*Acontecer
*Diálogo

3

"O presente vigorando entre passado e futuro é a memória. Enquanto memória ela é o que foi, o que é, o que será. A memória é o ser vigorando. E como se constitui em unidade a memória ou o ser vigorando? Quando assim perguntamos só podemos perguntar porque a memória do ser já se nos ofereceu como pergunta. Só podemos perguntar porque já vigoramos no ser, na memória do sentido do ser. É que o ser, a memória ou sentido do ser, é questão" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Espelho: o perigoso caminho do auto-diálogo". Ensaio ainda não publicado.

4

O valor está ligado à linguagem; e esta ao sentido; e este à compreensão; e esta à abertura para o Sentido do ser, o qual se manifesta poeticamente. Interpretar poeticamente é abrir-se para o sentido do Ser enquanto linguagem. E nisso consiste o ético, ou seja, medir-se pela medida do sentido do Ser. Portanto, o ético é valor enquanto sentido do Ser e sua medida. O ético nos advém na eclosão de uma tal medida, ou seja, a verdade do sentido do Ser. É a medida do valor ético. Porém, a sua verdade é a não-verdade porque não se pode confundir com a verdade relacionada aos entes, daí também não poder ser confundida a medida das relações entre os entes e das nossas relações com os entes com a medida fundada no sentido do Ser. E dessa maneira se diferencia a moral (entes e suas relações) da ética (medida do sentido do Ser). Para aprofundar estas questões, veja-se o ensaio de Heidegger: "... poeticamente habita o homem" (1).


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "... poeticamente habita o homem". In: __. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.

5

"O que nos faz falta é o sentido do ser. O que é o sentido? Dessa maneira tudo que acontece fora do sentido é falta, que é o mal radical. É mal porque sem o sentido de ser a vida perde o seu motivo de viver. Mas o que nos motiva o viver? O simplesmente estar ou no e por estar sendo deixar o ser ser o motivo, isto é, o sentido? Como se pode viver sem sentido? E quem dá o sentido? A perda de sentido não é já deixar estar o mal nos secando?" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A gota d’água e o mar". In: ---. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 245.

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"... a crítica acerba ao sistema hegeliano, feita pelos existencialistas (a começar por Kierkegaard), precisamente com a acusação de que, em Hegel, chegou ao seu auge uma filosofia do sujeito, mas em quem o homem concreto, este sujeito concreto, acabou se perdendo na identidade absoluta do sujeito infinito. No sistema hegeliano, o homem concreto e individual não tinha mais sentido como tal. Ora, diziam os existencialistas, é o homem concreto que se trata de salvar e de explicar" (1).
O ser humano faz parte essencialmente da realidade. O lugar do ser humano no todo da realidade é que se torna a grande questão. A experiência histórica, desde Esparta, é que não se pode reduzir a realidade e nela incluído o ser humano a um sistema, por mais ideal que seja, pois a realidade é não se reduzirá jamais a um sistema, pois ela em sua essência é um processo contínuo e complexo. Esse processo é a História como sentido do Ser.
E é como processo e no processo que cada ser humano encontra o seu sentido de realização. Ele é experienciado por cada um de acordo com seu próprio e manifestado nas obras de arte. A obra de arte inclui trabalho, sentido e existência.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

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"O saber acerca daquilo que “é”, já conquistado no exercício atual de perguntar ou de saber, é sempre de novo ultrapassado por impulso do ser e do nosso pré-saber do ser ilimitado. O saber do sentido do ser, portanto, nunca é definitivamente fixável em conceito, mas está sempre em movimento de transcendência sobre si mesmo, ou seja, está sempre em tensão de analogia, na tensão entre o finito daquilo que já atinge e o infinito por atingir e o qual pré-capto sem nunca abraçá-lo em plenitude" (1).
Se no lugar de conceito passarmos a nos referir a questão, notaremos que esta jamais se extingue, sempre há novos aspectos a saber ou conhecer e a tematizar, indefinidamente, mas aquilo que já sabemos da questão não é falso. Ou seja, todo o nosso saber de determinada questão, aquilo que já tematizamos, se torna um saber análogo. Eis toda a dinâmica da analogia, porque nela o que está em questão é o sentido do ser, sempre dinâmico e infinito.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

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"Única aproximação da riqueza interna do ser, ou melhor, da estrutura interna do ser, se fez ao revelar-se o ser como agir, enquanto o agir não apenas convém a determinada forma de ser, mas a tudo quanto participa do ser e enquanto participa do mesmo. Porém, não se esgota aqui nossa possibilidade de exprimir a riqueza interna do ser, que transcende – como agir – toda e qualquer forma particular de ser e que convém necessariamente a tudo que participa do ser e enquanto participa do ser" (1).
Esta participação no ser acontece na justa medida do que lhe é próprio. E nesse próprio nos advém a questão das propriedades. Seriam estas os transcendentais. Claro que eles não poderiam se manifestar no próprio sendo senão na medida em que se fundam no ser. Porém, para nós finitos, haverá sempre a proximidade da distância e a distância da proximidade. Nesta tensão consiste a nossa travessia em direção e na volta para casa, no dizer de Rosa, volta para o ser enquanto sentido do próprio que será o sentido do ser. É no sentido do ser que nos manifestamos fundados nos transcendentais: uno, verdadeiro, bom, belo. São, portanto, atributos essenciais, sem dúvida nenhuma, e não meramente circunstanciais, pois dizem respeito a todos os sendos, naquilo que constitui a sua essência enquanto sentido. Perguntar-se pelo sentido do ser é perguntar-se pelos transcendentais.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

9

Metafísica: revelação da verdade e do sentido do ser.


- Manuel Antônio de Castro.

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Os transcendentais são modos de o ser se manifestar em seu sentido. O sentido do ser será para nós sempre um mistério. E todas as grandes obras de pensamento e de arte serão sempre tentativas de respostas a essa questão. Mas como toda resposta tem o alcance do vigorar da questão, nenhuma resposta se sustenta a não ser como questão reinaugurada. É o âmbito da pergunta, enquanto vigorar do ser. Por isso, a questão que subjaz à questão do sentido do ser é a referência entre pensamento e poesia, a referência de pensadores e poetas, a referência de dizer o ser e nomear o sagrado.


- Manuel Antônio de Castro.

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"À reunião de informações com conhecimentos sendo o que é se chama, sempre se chamou: sentido de vida. Ser sábio é dar sentido a nossas ações. Ao sentido do agir desde sempre se denominou ética. Ser sábio é ser, onde se sabe o sentido de ser" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 84.

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"O pensador, educado no catolicismo, é mandado para o seminário para estudar teologia. E então o bispo o presenteia com um livro recém-publicado, de Franz Brentano: O sentido múltiplo do ser em Aristóteles. Esta leitura desperta nele a questão que o acompanhará por toda a vida e é a espinha dorsal de suas obras: o sentido do ser. Sobre o ser sempre se escreveu muito. E sobre o sentido do ser? Qual é o sentido do ser? Isso implica o sentido do agir em cada um, o sentido da ação. Por isso, não se trata de um ser que seria o substrato abstrato e conceitual dos entes ou o nome para uma divindade abstrata, um ser supremo, criador distante. Também não se trata do ser lógico, fundamento da subjetividade, de um eu-profundo, a ideia absoluta, seja ideal, seja material. O ser compreendido dessas maneiras constitui o percurso onto-teo-lógico da filosofia ocidental (“Identidade e diferença”, Abril Cultural, Os pensadores, Heidegger,1979). O que seria o sentido do Ser? Essa é a questão a ser pensada, a questão esquecida, o esquecimento do sentido do ser" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 30.

13

"Este itinerário de recuo até o mito, para mais avançar na questão inaugural do esquecimento do sentido do Ser, tem consequências importantes para o tema que nos interessa: as questões da arte em Heidegger:
1º. Reúne mito, poesia e pensamento;
2º. Redige nessa altura os principais ensaios em torno da arte;
3º. Centraliza-se nas questões essenciais para o pensamento e para a arte: Ser, “coisa”/res, linguagem, verdade, tempo, memória, destino, poesia, mundo, Terra, Céu etc.;
4º. Relê em novas dimensões, impulsionadas pelo mito, a poesia e o pensamento, a questão fundamental e permanente do sentido do Ser ou Real" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 32.
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