Analogia
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Tabela de conteúdo |
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- "Além disto, surge em Tomás, mais forte que em Aristóteles - porque Deus é mais focalizado em Tomás que em Aristóteles - o problema de como podemos aplicar ao Ente supremo e infinito os conceitos que adquirimos por abstração a partir de entes finitos e dependentes. Santo Tomás pretende contornar honestamente o problema por meio da teoria da “analogia”: nossos conceitos aplicados ao Ente infinito não têm plenamente o mesmo sentido que têm quando aplicados a um ente finito, no entanto, dizem também algo do Ente infinito, pois o Ente infinito tem aspectos parcialmente semelhantes ao ente finito" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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- "Ora, o que se determina sempre mais através desta dialética é o ser. É na procura da plenitude do sentido do ser que sempre ultrapasso meu saber do “é” dos entes finitos em direção a uma maior plenitude. Uma progressiva determinação dialética, na qual toda a determinação conceitual já conquistada é ultrapassada por uma nova e mais ampla determinação, e precisamente assim que nesta progressiva dialética trata-se de determinar sempre melhor o sentido de uma e mesma coisa – no caso, o sentido do ser - chama-se Analogia(1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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- "Ora, um conceito universal que significa comunidade na diferenciação ou diferenciação na comunidade, portanto, um conceito universal que não é determinado progressivamente por algo de outro dele mesmo (-como se o ser pudesse ser determinado mais pelo “não-ser”, pelo nada - ), mas determina-se mais a si mesmo a partir de seu próprio conteúdo, enquanto ele vale de entes singulares num sentido diferenciado, apesar de sua fundamental unidade interna, um tal conceito universal se chama um conceito analógico" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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- "O saber acerca daquilo que “é”, já conquistado no exercício atual de perguntar ou de saber, é sempre de novo ultrapassado por impulso do ser e do nosso pré-saber do ser ilimitado. O saber do sentido do ser, portanto, nunca é definitivamente fixável em conceito, mas está sempre em movimento de transcendência sobre si mesmo, ou seja, está sempre em tensão de analogia, na tensão entre o finito daquilo que já atinge e o infinito por atingir e o qual pré-capto sem nunca abraçá-lo em plenitude" (1).
- Se no lugar de conceito passarmos a nos referir a questão, notaremos que esta jamais se extingue, sempre há novos aspectos a saber ou conhecer e a tematizar, indefinidamente, mas aquilo que já sabemos da questão não é falso. Ou seja, todo o nosso saber de determinada questão, aquilo que já tematizamos, se torna um saber análogo. Eis toda a dinâmica da analogia, porque nela o que está em questão é o sentido do ser, sempre dinâmico e infinito.
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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- "Assim por um conceito universal eu capto a última e mais profunda comunidade de todos os entes, sem, todavia, negar a diferenciação dos entes, porque pelo próprio ser dos entes é posta a comunidade ou identidade formal e a diferenciação dos entes. Ora, um conceito universal que significa comunidade na diferenciação ou diferenciação na comunidade, portanto um conceito universal que não é determinado progressivamente por algo de outro dele mesmo (- como se o ser pudesse ser determinado mais pelo “não-ser”, pelo nada - ), mas determina-se mais a si mesmo a partir de seu próprio conteúdo, enquanto ele vale de entes singulares num sentido diferenciado, apesar de sua fundamental unidade interna, um tal conceito universal se chama um conceito analógico" (1).
- Podemos fazer duas considerações: a) é importante compreender que não se trata de um universal lógico, o que seria propriamente um conceito, quando, na verdade trata-se do universal enquanto questão; b) Levando em consideração que a realidade é um acontecer contínuo, dinâmico, podemos então dizer que se trata de um universal concreto.
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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- "Assim temos, de fato, dos conteúdos entitativos puros um conceito positivo próprio, enquanto os encontramos nos entes finitos, e enquanto os elevamos acima de qualquer limite para a unidade e infinitude do ser absoluto, onde todos se realizam em plenitude e identidade absoluta. Temos deles um saber análogo, ou seja, temos um saber análogo do Ser absoluto" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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- "... se o Ser Absoluto, ou seja, Deus, implica um agir que exerce o ser como tal na sua plenitude infinita, então o Ser Absoluto exerce a si mesmo em plenitude e seu exercício é bem mais um exercício espiritual em toda a perfeição. Disto tudo se conclui não apenas que Deus é, necessariamente, espírito perfeito, infinito e absoluto (= todos sinônimos da mesma realidade divina), mas também que o critério para julgarmos quais são os conteúdos entitativos espirituais ou, mais claramente, aquilo que nós dizemos do espírito finito, não sob o aspecto de sua finitude, mas de sua espiritualidade pode ser aplicado, analogamente, a Deus" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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- "... só como analogia se pode pensar o ser no âmbito dos transcendentais, pois é a questão do próprio sendo e não e jamais do ser. Por estarmos no ser é que pensamos e devemos pensar os transcendentais enquanto o sentido que nos dá sentido enquanto cada um é um próprio. Será, contudo, sempre um pensar que pensa em nossa liminaridade de seres do entre, seres metafísicos, a proximidade e a distância. Esta far-se-á presente em cada transcendental" (1).
- Referência:
- (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.