Analogia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Tabela de conteúdo

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"Além disto, surge em Tomás, mais forte que em Aristóteles - porque Deus é mais focalizado em Tomás que em Aristóteles - o problema de como podemos aplicar ao Ente supremo e infinito os conceitos que adquirimos por abstração a partir de entes finitos e dependentes. Santo Tomás pretende contornar honestamente o problema por meio da teoria da “analogia”: nossos conceitos aplicados ao Ente infinito não têm plenamente o mesmo sentido que têm quando aplicados a um ente finito, no entanto, dizem também algo do Ente infinito, pois o Ente infinito tem aspectos parcialmente semelhantes ao ente finito" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

2

"Ora, o que se determina sempre mais através desta dialética é o ser. É na procura da plenitude do sentido do ser que sempre ultrapasso meu saber do “é” dos entes finitos em direção a uma maior plenitude. Uma progressiva determinação dialética, na qual toda a determinação conceitual já conquistada é ultrapassada por uma nova e mais ampla determinação, e precisamente assim que nesta progressiva dialética trata-se de determinar sempre melhor o sentido de uma e mesma coisa – no caso, o sentido do ser - chama-se Analogia(1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

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"Ora, um conceito universal que significa comunidade na diferenciação ou diferenciação na comunidade, portanto, um conceito universal que não é determinado progressivamente por algo de outro dele mesmo (-como se o ser pudesse ser determinado mais pelo “não-ser”, pelo nada - ), mas determina-se mais a si mesmo a partir de seu próprio conteúdo, enquanto ele vale de entes singulares num sentido diferenciado, apesar de sua fundamental unidade interna, um tal conceito universal se chama um conceito analógico" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

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"O saber acerca daquilo que “é”, já conquistado no exercício atual de perguntar ou de saber, é sempre de novo ultrapassado por impulso do ser e do nosso pré-saber do ser ilimitado. O saber do sentido do ser, portanto, nunca é definitivamente fixável em conceito, mas está sempre em movimento de transcendência sobre si mesmo, ou seja, está sempre em tensão de analogia, na tensão entre o finito daquilo que já atinge e o infinito por atingir e o qual pré-capto sem nunca abraçá-lo em plenitude" (1).
Se no lugar de conceito passarmos a nos referir a questão, notaremos que esta jamais se extingue, sempre há novos aspectos a saber ou conhecer e a tematizar, indefinidamente, mas aquilo que já sabemos da questão não é falso. Ou seja, todo o nosso saber de determinada questão, aquilo que já tematizamos, se torna um saber análogo. Eis toda a dinâmica da analogia, porque nela o que está em questão é o sentido do ser, sempre dinâmico e infinito.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

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"Assim por um conceito universal eu capto a última e mais profunda comunidade de todos os entes, sem, todavia, negar a diferenciação dos entes, porque pelo próprio ser dos entes é posta a comunidade ou identidade formal e a diferenciação dos entes. Ora, um conceito universal que significa comunidade na diferenciação ou diferenciação na comunidade, portanto um conceito universal que não é determinado progressivamente por algo de outro dele mesmo (- como se o ser pudesse ser determinado mais pelo “não-ser”, pelo nada - ), mas determina-se mais a si mesmo a partir de seu próprio conteúdo, enquanto ele vale de entes singulares num sentido diferenciado, apesar de sua fundamental unidade interna, um tal conceito universal se chama um conceito analógico" (1).
Podemos fazer duas considerações: a) é importante compreender que não se trata de um universal lógico, o que seria propriamente um conceito, quando, na verdade trata-se do universal enquanto questão; b) Levando em consideração que a realidade é um acontecer contínuo, dinâmico, podemos então dizer que se trata de um universal concreto.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

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"Analogia segundo seu sentido primitivo significa relação, semelhança, proporção" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

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"Assim temos, de fato, dos conteúdos entitativos puros um conceito positivo próprio, enquanto os encontramos nos entes finitos, e enquanto os elevamos acima de qualquer limite para a unidade e infinitude do ser absoluto, onde todos se realizam em plenitude e identidade absoluta. Temos deles um saber análogo, ou seja, temos um saber análogo do Ser absoluto" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

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"... se o Ser Absoluto, ou seja, Deus, implica um agir que exerce o ser como tal na sua plenitude infinita, então o Ser Absoluto exerce a si mesmo em plenitude e seu exercício é bem mais um exercício espiritual em toda a perfeição. Disto tudo se conclui não apenas que Deus é, necessariamente, espírito perfeito, infinito e absoluto (= todos sinônimos da mesma realidade divina), mas também que o critério para julgarmos quais são os conteúdos entitativos espirituais ou, mais claramente, aquilo que nós dizemos do espírito finito, não sob o aspecto de sua finitude, mas de sua espiritualidade pode ser aplicado, analogamente, a Deus" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

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"... só como analogia se pode pensar o ser no âmbito dos transcendentais, pois é a questão do próprio sendo e não e jamais do ser. Por estarmos no ser é que pensamos e devemos pensar os transcendentais enquanto o sentido que nos dá sentido enquanto cada um é um próprio. Será, contudo, sempre um pensar que pensa em nossa liminaridade de seres do entre, seres metafísicos, a proximidade e a distância. Esta far-se-á presente em cada transcendental" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Curso dado em Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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