Teoria

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"O termo "teoria" provém do verbo grego theorein. O substantivo correspondente é teoria. Estas palavras têm de próprio uma significação superior e misteriosa. O verbo theorein nasceu da composição de dois étimos: thea e horáw. Thea (veja-se teatro) diz a fisionomia, o perfil em que alguma coisa é e se mostra, a visão que é e oferece. Platão chama esse perfil em que o vigente mostra o que é, de eidos. Ter visto, eidenai, o perfil é saber. O segundo étimo em theorein, o horaw, significa: ver alguma coisa, tomá-la sob os olhos, percebê-la com a vista. Assim resulta que theorein é thean horan: visualizar a fisionomia em que aparece o vigente, vê-lo e por esta visão ficar sabendo e sendo com ele" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "Ciência e pensamento do sentido", trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: -------. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 44.

2

"Os gregos pensavam, isto é, recebiam da própria língua grega e, de uma maneira única, seu modo de estar e ser no ser. Por isso, junto com o lugar mais alto atribuído à theoria pelo ser vivente (bios) grego eles costumavam escutar ainda uma outra coisa na palavra. É que os dois étimos thea e horaw podem ter outra acentuação: theá e ora. Theá é a deusa. Foi como deusa que a aletheia apareceu ao pensador originário Parmênides. Traduzimos aletheia pelo latim veritas, verdade, e pelo alemão wahrheit. A palavra grega ora significa o respeito que temos, diz a honra e a consideração que damos. Se pensarmos, pois, a palavra theoria a partir destas últimas significações, a theoria se torna a consideração respeitosa da revelação do vigente em sua vigência. Em sentido antigo, isto é, originário, mas de forma alguma antiquado, a teoria é a visão protetora da verdade " (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "Ciência e pensamento do sentido", trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: -------. Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 45.

3

"Do ponto de vista dos conteúdos vividos, crença diz pulsão de repetir, fé diz constância de relações, teoria diz cálculo de operações. Do ponto de vista das atitudes de andamento, crença inclui adesão, fé implica fidelidade e teoria abrange objetivações. São três vertentes que se excluem mutuamente nos processos de fazer e agir, mas que a vida reúne, dialeticamente, nas posições e situações existenciais" (1).


Refência:
- LEÃO, Emmanuel Carneiro. Crença, fé e teoria na filosofia. In: Revista Tempo Braileiro 186, Cláudio Magris: 125-132, jul.-set., 2011, p.129.

4

"Os gregos chamaram de "Bíos theoretikós a maneira de viver do vidente, isto é, de quem vê o brilhar puro do vigente, o tipo de vida (Bíos) que se determina e se dedica ao theorein. Ao invés, bios prakticos é o tipo de vida que se consagra à ação e produção. Nesta distinção, no entanto, devemos guardar sempre uma coisa: para um grego":
"Para um grego, o bíos theoretikós, a vida de visão, sobretudo em sua forma mais refinada, o pensamento, é a atividade mais elevada. Ao teoria|theoría, já em si mesma e não por uma utilidade posterior, constitui a forma mais perfeita e completa do modo de ser e realizar-se do homem" (1).
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "Ciência e pensamento do sentido". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 45.

5

"Prática é a realização de uma teoria concreta; tudo o que se consegue realizar, executar, fazer; realização do que foi planejado; realização costumeira, cotidiana de algo".
"Uma teoria só é considerada como tal se for provada pela prática, ou seja, não existe teoria sem prática. Einstein, quando formulou a teoria da relatividade, já tinha provado matematicamente esta teoria".
"Não se pode confundir teoria com hipótese. Esta é uma suposição antes do teste prático e formulação final da teoria. Teoria também não é antítese, ou seja, a afirmação da tese pela sua negação. Por exemplo: "o céu é azul" (tese) e "o céu não é vermelho, ou verde, ou roxo" (antítese)".
"Diz-se que, ao realizar um feito temos que aplicar a teoria na prática. Por serem duas dimensões de um mesmo fenômeno e que frequentemente geram controvérsia entre o que é dito e o que é feito, é comumente dito que "na prática a teoria é outra" " (1).


Referência:
(1) https://pt.wikipedia.org/wiki/Prática.
Ferramentas pessoais