Ser absoluto

De Dicionário de Poética e Pensamento

Tabela de conteúdo

1

"Devemos afirmar, sem mais, que há uma relação real da parte do ente finito para com o ser absoluto, mas devemos negar radicalmente qualquer relação da parte do ser absoluto para com o ente finito. O ser absoluto, embora faça proceder de si os princípios constitutivos do ente, não muda absolutamente nada em si mesmo, continua sendo tudo e totalmente imutável em si mesmo" (1). Aqui cai justamente no que quer evitar, a ideia absoluta e imutável. Não é cair no oposto, mas constar que há a terceira margem do rio, há o universal concreto, onde concrescem as duas posições de mutável e imutável: há o vigorar do Nada Criativo ou Mistério.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

2

"Assim temos, de fato, dos conteúdos entitativos puros um conceito positivo próprio, enquanto os encontramos nos entes finitos, e enquanto os elevamos acima de qualquer limite para a unidade e infinitude do ser absoluto, onde todos se realizam em plenitude e identidade absoluta. Temos deles um saber análogo, ou seja, temos um saber análogo do Ser absoluto" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

3

"... se o Ser Absoluto, ou seja, Deus, implica um agir que exerce o ser como tal na sua plenitude infinita, então o Ser Absoluto exerce a si mesmo em plenitude e seu exercício é bem mais um exercício espiritual em toda a perfeição. Disto tudo se conclui não apenas que Deus é, necessariamente, espírito perfeito, infinito e absoluto (= todos sinônimos da mesma realidade divina), mas também que o critério para julgarmos quais são os conteúdos entitativos espirituais ou, mais claramente, aquilo que nós dizemos do espírito finito, não sob o aspecto de sua finitude, mas de sua espiritualidade pode ser aplicado, analogamente, a Deus" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

4

"Ora, exercício do ser como ser é agir. Assim devemos dizer do Espírito absoluto e divino que ele também é agir na sua plenitude de perfeição. Além disto vimos que exercício do ser como ser é ser consciente, é consciência. Portanto, também ao Ser absoluto devemos atribuir uma consciência perfeitíssima, plena e infinita" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.
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