Fundamento

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"Para Hegel, o Universo se compõe de natureza e espírito. Mas esta unidade vai depender do sentido que se der a este "e" com que ligamos natureza e espírito. Ele exprime o fundamento comum a natureza e espírito. Portanto, entender natureza e espírito é ver como este "e" fundamenta a ambos" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O fenômeno histórico". In: ------. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Antares, 1982, p. 53.

2

"Tudo é reduzido a causas porque tudo é reduzido a funções dentro do sistema e as próprias funções estão em função, dentro do sistema, das finalidades do sistema, que se torna, então, o fundamento, o horizonte a partir do qual julgamos tudo e classificamos tudo" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 97.

3

O princípio do fundamento.
(Segundo Leibniz)
Nada é sem razão. Nada se faz sem causa.
(Nihil ist sine ratione. Nihil fit sine causa).


O princípio do não-fundamento.
(Segundo Ângelus Silesius)
Die Warum
Die Rose ist ohne Warum
Sie blüht weil si blüht
Sie acht nicht Ihrer selbst
Fragt nicht ob man sie sieht


O por quê
A rosa é sem por quê.
Ela floresce porque floresce
Não se auto-contempla
Nem pergunta se alguém a vê.
(Trad. Manuel Antônio de Castro)

4

"O logos não é fundamento. Ele funda os fundamentos (eu e tu, masculino e feminino, russo e chinês, português e alemão, Maria e Joana, Manuel e José, branco e preto etc.) porque é linguagem" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 102.

5

"O ser é o fundamento interno da realidade do ente, do conteúdo entitativo do ente. Mas ser como fundamento do ente não coincide totalmente com este ente, como se fosse apenas fundamento deste ente aqui. O ser como ser é o fundamento de todos os entes. Por isto mesmo é que com o ser não está posta nenhuma limitação no ente, mas ele precisa de outro princípio que seja o princípio de limitação, a saber, o que chamamos de essência. O ser é o princípio da realidade do ente, a essência é o princípio da limitação e determinação do ente. Ser não é essência e essência não é ser sem mais; um não se identifica com a outra. Há uma diferença entre ser e essência, que está posta no ente finito e que pertence essencialmente ao ente finito" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

6

"Metafísica é uma palavra enigmática, porque nela nos advém a experienciação do mundo como sentido, onde vigora a dobra de ser e essência do ser humano. Porém, ao longo de sua permanente vigência, predominou uma interpretação que se tornou paradigmática e deu origem a numerosos desdobramentos, todos atributivos. É a interpretação do ser como fundamento. Foi nessa trilha que se deu uma das caminhadas do Ocidente. Daí a identificar-se este com essa caminhada foi fácil, porque se tornou uma verdade pronta, mutável apenas nos atributos. Isto levou à ingenuidade de que mudando o atributo já teríamos uma realidade nova e seu mundo diferente" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O próprio como possibilidades". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 126
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