Universo

De Dicionário de Poética e Pensamento

Universo, ver também a palavra Universal.

Tabela de conteúdo

1

Uni-verso é formada da palavra latina: uni: uno, ou seja, do ser enquanto unidade, sentido e verdade de tudo. E -verso, do verbo latino vertere, cujo particípio passado é versum, traduzido como versão. O verbo significa: verter, realizar, dar forma, versões ou mudanças, realizações. Por isso, é que de universo se formou o universal, aplicado à questão da verdade. Toda verdade tem de ter um valor universal, como unidade ou identidade das diferenças. Por isso os gregos pensaram a verdade como a-letheia: desvelamento, ou seja, a dobra de velar e desvelar. Para isso, a verdade deve ser regida pelo princípio do uno, do ser.


- Manuel Antônio de Castro

2

A palavra realidade não diz algo restrito, mas se refere a tudo e a todos, à realidade exterior e à interior, ao positivo e ao digital, ao imaginário e ao sonho, ou seja, ao universo. No entanto, o que diz a palavra universo é o que pensamos como transformação. Ela é composta da palavra latina: unus/uni: uno, ou seja, do ser enquanto unidade, sentido e verdade de tudo, ou seja, arché. E -verso, do verbo latino vertere', cujo particípio passado é versum. Significa ele: verter, realizar, dar forma, versões ou mudanças, realizações, real, enfim, transformar. Por isso, de universo se formou o universal, aplicado à questão da verdade. Toda verdade tem de ter um valor universal e não somente particular, individual, segundo o pensamento lógico. Porém, segundo este, será, porque descarta as diferenças, abstrato e não concreto.


- Manuel Antônio de Castro

3

"A teoria do Big Bang, que vê a criação do Universo como um evento físico, foi apresentada há milhares de anos nos textos egípcios, na qual o Absoluto criou o Universo a partir de Nun, o oceânico cósmico. Todas as partes do Universo originaram-se de uma única fonte. Já que a origem é Divina, conclui-se que as partes também o são" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "O Ser Humano". In: ------. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 92.

4

"Se o homem é o Universo em miniatura, então todos os fatores dele estão duplicados em grande escala no Universo. Todas as forças e atitudes, que são fortes nele, também são fortes no Universo, em grande escala. De acordo com a consciência cósmica egípcia, todas as ações realizadas pelo homem estão ligadas a um padrão maior no Universo, inclusive espirrar, piscar, cuspir, gritar, chorar, dançar, brincar, comer, beber e manter relações sexuais" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "O Ser Humano". In: ------. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 91.

5

"Se uni- diz o fundamento, a unidade de tudo em suas diferenças, -verso já diz a versão, o aparecimento das diferenças, do que é próprio de cada um e também o próprio de cada época, de cada cultura. Os gregos denominaram originariamente essa unidade como arché, o princípio. Mas este é a própria esfinge que sempre nos desafia e continua cada vez mais enigmática e misteriosa. No universal é tão importante a unidade quanto o seu verter-se" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A globalização e os desafios do humano". In: Revista Tempo Brasileiro, 201/202 - Globalização, pensamento e arte. Rio de Janeiro, abr.-set., 2015, p. 15.

6

"Do mundo exterior não percebemos em cada momento senão um pequeno pedaço, uma reduzida paisagem ou aspecto que se nos apresenta destacado em relação à vaga totalidade, difusa e latente, do universo material. Por que percebemos em cada momento esse pedaço e só ele, em tão determinada perspectiva? Sem dúvida porque nosso corpo - coisa entre coisas - ocupa um certo lugar e nele recebe certas influências físicas que o modificam. Entre o universo e nós se intercala nosso corpo como um crivo ou retícula que seleciona por meio de suas sensações o acúmulo imenso de objetos que integram o mundo" (1).


Referência:
(1) ORTEGA Y GASSET, José. "Como nos vemos a nós. A mulher e seu corpo". In: Obras Completas de José Ortega y Gasset, 6. e. Madrid: Revista de Occidente, 1964, Tomo VI (1941-1946), p. 159.

7

"O Universo não pode existir sem a habilidade de replicar, isto é, reproduzir. O touro selvagem, que é um símbolo quase universal de poder sexual, simboliza a força livre e a fertilidade. Os touros são conhecidos por sua sexualidade, pois um único animal pode emprenhar um rebanho inteiro. Sendo assim, o touro selvagem é símbolo da energia sexual descontrolada" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 138.

8

O homem moderno, opondo-se ao homem medieval, que concebia a criação por um Deus Criador, partindo do Nada, criará a partir da imaginação. Contudo, para isto haverá uma profunda transformação. E a grande metáfora para indicar e conduzir esta mudança será o universo como um gigantesco relógio. Nesta, o Ser é substituído pelo Tempo, mas agora um tempo que pode ser conhecido, medido e até efetuar intervenções. Conferir para isto o filme, fundamentado na obra de Fritjof Capra: O ponto de mutação.


- Manuel Antônio de Castro.

9

"O mundo como o conhecemos - desde a menor partícula até o maior planeta -, é mantido em equilíbrio por uma lei baseada na natureza dualista equilibrada de todas as coisas. Sem o equilíbrio entre as duas forças opostas não haveria a criação, isto é, não existiria o Universo. Por exemplo, as galáxias basicamente estão sujeitas a duas forças opostas: 1) as forças de expulsão - resultantes dos efeitos do Big Bang, através das quais todas as galáxias movem-se para longe de nós - e 2) as forças gravitacionais, que puxam as galáxias umas contra as outras" (1). Essas duas forças ou energias não constituem também o princípio vital, fundado pelo masculino e pelo feminino? Penso que sim.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "O mais religioso". In: ------. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 87.

10

há um diálogo
que acontece dentro de você
ouça com muito cuidado
o que seu universo interno
está tentando dizer (1)


Referência:
(1) KAUR, rupi. meu corpo / minha casa. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 156.
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