Contradição

De Dicionrio de Potica e Pensamento

1

"A não-contradição, por sua vez, é a condição de possibilidade do conhecimento e do entendimento hoje dominante, porquanto é o fundamento da representação, uma vez que representar é determinar abstratamente os limites das coisas numa concepção a todo tempo acessível ao pensamento. Como compreender a contradição originária hoje, quando já estamos tão avançados dentro do processo de consolidação da epistemologia das representações? Como chegar a compreender originariamente a contradição para que possamos deixar que o lugar de encontro das identidades e diferenças, da unidade e da multiplicidade, da permanência e da atualidade que é o corpo como Terceira Margem do Mito venha a nosso encontro, quando nos lançamos nesta procura? (1).


Referência:
(1) BRAGA, Diego. "A terceira margem do mito: hermenêutica da corporeidade". In: Revista Terceira margem. Revista do Programa de Pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ. Ano XIV, 22, jan.-jun, 2010, p. 56.

2

"... pois contradição significa “afirmar e negar uma mesma coisa, ao mesmo tempo e sob o mesmo aspecto” "(1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

3

"O princípio da contradição como determinada apreensão da lei fundamental do ser não é, pois, a sentença vazia da lógica, em que se exerce e pratica talvez a sutileza da razão, mas é uma constância fundamental na conjuntura da existência de nossa presença em geral. A verdade desse princípio é originária - e nós ainda nem a compreendemos, nem, muito menos, dispomos de uma forma suficiente para poder compreendê-la" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A questão fundamental da Filosofia", tradução de Emmanuel Carneiro Leão. In: -----. Ser e verdade. Vozes / Petrópolis: 2007, p. 72.
Ferramentas pessoais