Social

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Tabela de conteúdo

1

Proximidade e distância não são entes abstratos. Elas só acontecem onde os homens convivem. É, pois, fundamentalmente uma situação do ser e estar um com o outro, ou seja, social. Social vem do latim socius, que significa sócio, ou seja, reunião de duas ou mais pessoas. Só por metáfora se diz que outros entes vivem em sociedade. Só o ser humano é social. O social não é uma opção, mas uma condição existencial essencial porque somos uns-com-os-outros. Somos essencialmente diálogo. Se a solidão pode ocorrer, isso significa que a proximidade e a distância são uma conquista. Elas não se dão por si. Isso significa também que a sociedade, o grupo social, não é a justaposição de pessoas. Há necessidade de convivência numa mútua experienciação de eu e tu, sendo cada um o que é. Então aconteceu proximidade e distância.


- Manuel Antônio de Castro

2

O social é uma questão essencial de que nenhum sistema, modelo ou ideologia dá conta. Nenhuma teoria sociológica dará jamais conta do enigma que é o social, enquanto fenômeno constitutivo do ser humano e, portanto, da própria realidade. Esta questão nos envia para as questões do social poético, inaugural, fraternal, familiar, livre. Está muito ligado à família.


- Manuel Antônio de Castro

3

Todo social para ser universal concreto precisa da energia das diferenças para se tornar um real vivo e atuante, enquanto realização da realidade em sua manifestação permanente. Noutras palavras, o social é um fenômeno real da realização da realidade histórica em que o humano de todo ser humano é a energia que lhe dá corpo e o projeta em sua presença concreta para além das meras circunstâncias conjunturais. O social é o humano, o humano é o social. E a unidade de ambos perfaz o histórico em seu sentido. Que energia será essa que constitui o humano, o social e o histórico, e acontece como realização da realidade? Não temos a menor dúvida de que essa energia, que se torna a própria possibilidade do acontecer, isto é, do tempo em seu devir permanecendo, é a memória.


- Manuel Antônio de Castro

4

"O soma: [ corpo ], de que fala Platão passou a ser entendido – enquanto organismo – como um ente composto de matéria e forma, como qualquer utensílio é constituído. Porém, quando Platão reflete sobre a obra, jamais a pensou no horizonte de um utensílio, com seus aspectos formais e materiais (causas material e formal) ou com seus aspectos de finalidade funcional e utilitária (causa final), tanto melhor quanto for a sua funcionalidade, incluída aí a eficiência funcional estética. A concepção da linguagem e do próprio ser humano como social parte deste horizonte funcional e sistêmico. E é justamente o contrário: tanto a linguagem como o ser humano (e um coincide com o outro) são seres dialogais. A essência originária do homem e da linguagem é o logos (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ------------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 250.

5

"A questão que já pré-encaminha toda resposta ao que é ler é a questão: o que é o ser humano? A genética afasta qualquer pretensão sociológica como determinante do que ele é. E até histórica. Afastar não quer dizer excluir, mas reduzi-la à sua verdadeira dimensão: um fator entre muitos outros, sem ser o essencial. E até porque depende muito de que teoria social se trata. Há teorias e teorias" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O ler e suas questões". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 18.

6

A pólis grega significa um modelo de estruturação social. O estruturar diz do juntar, agregar com ordem, do ordenar (de onde se pensa o construir, o instruir etc.). A face visível da ordenação se dá como instituição (in + stare), ou seja, a emergência do "lugar de um grupo social" como espaço e tempo tem a sua face visível nas instituições. Estas têm no poder a força de sua vigência. É um poder que não lhes é externo, mas que brota do vigor das instituições, enquanto força de estruturação do "lugar de um grupo social". À gerência, à administração desse poder se dá o nome de política. A política é, pois, a arte da mediação dos homens entre si e do "lugar do grupo social". Este lugar os gregos] denominaram polis. E à realização nela e com ela os romanos denominaram cidadania.


- Manuel Antônio de Castro

7

Proximidade e distância não são entes abstratos. Elas só acontecem onde os homens convivem. É, pois, fundamentalmente uma situação do ser e estar um com o outro, ou seja, social. Social vem do latim socius, que significa sócio, ou seja, reunião de duas ou mais pessoas. Só por metáfora se diz que outros entes vivem em sociedade. Só o ser humano é social. O social não é uma opção, mas uma condição existencial essencial porque somos uns-com-os-outros. Somos essencialmente diálogo. Se a solidão pode ocorrer, isso significa que a proximidade e a distância são uma conquista. Elas não se dão por si. Isso significa também que a sociedade, o grupo social, não é a justaposição de pessoas. Há necessidade de convivência numa mútua experienciação de eu e tu, sendo cada um o que é. Então aconteceu proximidade e distância. O impessoal é a falta de convivência, onde o tu inexiste naquilo que ele é, não faz parte do lugar do eu. Dessa maneira o impessoal se torna a experienciação do social em sua essência.


- Manuel Antônio de Castro

8

"O diálogo é o núcleo central de toda rede social. Não dialogamos porque somos sociais, mas somos sociais porque dialogamos. É que o duplo “entre” não se pode reduzir simplesmente às disciplinas, aos conhecimentos e suas funções" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o entre". Revista Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro: Interdisciplinaridade: dimensões poéticas, 164, jan.-mar., 2006, p. 27.

9

"O logos é o “entreessencial, é o elemento onde todo eu e tu se movem e vivificam. Como isto se dá? Logos vem do verbo legein. Este articula um duplo sentido essencial: reunir e dizer. De dizer nos vem o que denominamos linguagem e língua. É nesse sentido que o logos é tomado como um meio comunicativo no diálogo. E de fato é, porque tornar comum, comunicativo é reunir, é entrear. O logos é o entre de todo Entre-ser, de todo ser-humano enquanto ser-com, ser-social" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o entre". Revista Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro: Interdisciplinaridade: dimensões poéticas, 164, jan.-mar., 2006, p. 29.

10

"Normalmente só se presta atenção à conexão como ligação “entre” dois nós. Porém, a ligação ainda não é o “entre”. Este se dá e se retrai, porque ele pressupõe os nós e a ligação ocorre a partir do “entre” dos nós. Só porque o (Dasein) já se move na ambiguidade do ”entre” (este é a própria fonte da ambiguidade) é que ocorre a “ligação” a partir do “entre” dos nós, tanto que se há um só não há ligação (bem como se há só linha também não há ligação). De novo: não dialogamos porque somos sociais, mas somos sociais porque, essencial e necessariamente somos diá-logo)" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o entre". Revista Tempo Brasileiro: Rio de Janeiro: Interdisciplinaridade: dimensões poéticas, 164, jan.-mar., 2006, p. 32.

11

"Mas este humanismo ateu não atribui ao homem individual o que se atribuía a Deus, mas à comunidade humana. É precisamente a religião ilusória, diz Feuerbach, que substituindo o ser coletivo da humanidade por um Deus exterior, reduz a humanidade a uma poeira de indivíduos, pois nesta perspectiva “o homem concebe espontaneamente sua essência, nele como indivíduo, em Deus como espécie; nele como limitada, em Deus como infinita”. Mas na medida em que superarmos esta alienação, sairemos de nosso individualismo para participar da comunidade humana, e então realizaremos a verdade profunda da religião que é uma lei de amor, que arranca o indivíduo de si mesmo para obrigá-lo a encontrar-se em comunhão com seus semelhantes. No fim de contas “a distinção entre humano e divino (na alienação religiosa) não é outra coisa do que a distinção entre indivíduo e humanidade” (1).
Felizmente, o social não se reduz a essa dicotomia. Por ela, o próprio de cada ser humano é ignorado, bem como a sua dimensão de inserção no sagrado, que significa o máximo de valorização de cada ser humano, de cada próprio, e lhe abre as portas para exercer toda a sua criatividade e originalidade, enfim, de pensar.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES ofm, Dom Cláudio (Hoje Cardeal). "Os hegelianos de esquerda". In: ----. História da Filosofia.
Curso proferido em 1964 em Daltro Filho, (hoje cidade Imigrantes), RS.

12

"... o que Feuerbach pretendeu devolver ao homem negando a Deus, ele o tira de novo ao homem para dá-lo à coletividade. É a coletividade humana que se reveste dos atributos divinos. E nesta coletividade Feuerbach faz com que o indivíduo se perca realmente. Feuerbach sacrifica totalmente o indivíduo à coletividade. Parece-nos que aqui temos a verdadeiraalienação” do indivíduo, enquanto toda alienação implica um elemento de verdade, mas também de unilateralidade. A pessoa humana é essencialmente social, sim, mas não apenas isto. Não podemos sacrificar totalmente o indivíduo à coletividade humana. E por isto o cristianismo é um “humanismo” bem mais integral do que o de Feuerbach" (1).


Referência:
(1) HUMMES ofm, Dom Cláudio (Hoje Cardeal). "Os hegelianos de esquerda". In: ----. História da Filosofia.
Curso proferido em 1964 em Daltro Filho, (hoje cidade Imigrantes), RS, em 1964.

13

"No outro há uma referência pela qual se dá a apropriação do que nos é próprio, pois somos essencialmente sociais, uma vez que podemos dialogar. Porém, todo diálogo só é diálogo verdadeiro se conserva e afirma as diferenças, para que haja uma verdadeira comunidade e não uma coleção de clones. A sociedade e seu modelo não se podem tornar o modelo de verdade para cada um, porque qualquer modelo só afirma um universal abstrato e não concreto" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura: caminho de paragens e passagens". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 207.

14

“De fato, originariamente, toda leitura só é leitura na medida em que já está acontecendo um diá-logo. Por sermos essencialmente diálogo é que, necessariamente, somos uns com os outros, isto é, somos sociais. A linguagem funda o social. Por isso mesmo, o social não depende de nenhuma cultura. Seres humanos de diferentes culturas e épocas podem aprender outras línguas e conviver pacificamente, isto é, serem sociais. A linguagem funda o ser humano e, por isso mesmo, qualquer pré-conceito de cor, raça, cultura, etnia, religião, valores morais, gênero etc. é uma aberração e injustificável" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura e Crítica". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 123.

15

"Mas vejamos a maravilha: a mulher-corpo-mãe só chega a ser-mulher-mãe enquanto identidade no se diferenciar do filho que é ela e não é ela. Mundo e corpo é isso: reunião identitária de diferenças. Por isso, o auto-diálogo como eros-corpo-mulher exige o hétero-diálogo-corpo, isto é, o outro. É o que podemos chamar o corpo-mundo-social" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Arte: corpo, mundo e terra. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 20.
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