Sociedade

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

Potencialmente, onde há quatro seres humanos, um levantará para trabalhar; um outro pensará, desde que se levante, como "trabalhará" para roubar o que trabalha; o terceiro se apropriará do trabalho do primeiro, instituirá a mais valia e venderá aos outros; finalmente, o quarto exercerá o poder da relação de produção e da produção de relações. E imporá não só uma ordem, mas também a fundará num poder pelo qual dominará os outros e os roubará. Chama-se a isso relações humanas. Porém, o ser humano não se reduz às relações e funções. Só porque o ser humano já é sendo, é que lhe advêm as possibilidades das relações. Visto a partir das possibilidades do sendo do ser, pode entre-acontecer o sentido ético-poético das relações. Então, as relações não se reduzirão a processos, mas nelas o sentido vem do entre-acontecer da realidade.


- Manuel Antônio de Castro
Ver também:

2

"Numa sociedade complexa, que demanda mais adequação às suas funções, a não-correspondência a tais funções pode ser catastrófica. Esse é geralmente um dos lados bem recebidos e desejados do desenvolvimento cibernético. Nesse sentido, portanto, o ciborgue é uma ampliação das possibilidades do humano. O que antes não era possível para quem perdeu um braço agora é possível. Embora não apague a dor da perda do braço, reverte a da perda da função. Então, o importante aqui é a função".


Referência:
(1) LIRA, André. "O ciborgue frente ao real". In: Revista Tempo Brasileiro: globalização, pensamento e arte, 201/202, abr.-set.,2015, p. 79.


3

"Os direitos de um grupo, definidos pela descendência genealógica comum, eram ligados a um lugar em particular e às suas determinações, não através da "propriedade", mas, sim, através do pacto com os espíritos primordiais da terra/lugar. Os espíritos, tanto da família quanto do lugar, exigiam lealdade às virtudes públicas e à autoridade dos anciãos em manter as antigas crenças e costumes" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "Paz com a Terra". In: ------. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 141.

4

"Em 500 a.C., Heródoto afirmou: ...de todas as nações do mundo, os egípcios são os mais felizes, os mais saudáveis e os mais religiosos. Estes são os três elementos - feliz, saudável e religioso - da sociedade ideal e a razão desta sociedade ideal é a sua total consciência cósmica" (1).


Referência:
(1) GADALLA, Moustafa. "Estruturas Social e Política". In: ------. Cosmologia egípcia - o universo animado. Trad. Fernanda Rossi. São Paulo: Madras Editora, 2003, p. 105.
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