Éros

De Dicionário de Poética e Pensamento

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Tabela de conteúdo

1

"Seja para o pensamento, seja para as artes, Éros sempre foi a grande questão, sendo a mais tematizada, interpretada e aprofundada. Por detrás do seu agir, como aquilo que o move, está sempre o Amor do amar. Dessa maneira, há uma certa impropriedade em se falar de Éros como algo substantivo, pois remete facilmente para a sua interpretação e compreensão como algo, como um ente. E não é isso Éros. Como essência do agir é total e completa energia de realização, é luz irradiante em contínuo acontecer. E isso já nos obriga a compreender o que é o corpo do ser humano, em toda a sua complexidade e densidade, muito além de um simples organismo e seu funcionamento. O ser humano, sendo essencialmente o agir de Eros, jamais pode ser reduzido a um corpo orgânico ou mecânico ou virtual. Sendo filhos, como somos de Pênia, a Pobreza, pro-curamos pelo que nos é necessário: o Bem" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Eros, humano e os humanismos". In: MONTEIRO, Maria Conceição e outros (org.). Eros, Tecnologia, Transumanismo. Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Caetés, 2015, p. 45.

2

"A filosofia grega é uma experiência de Pensamento. Mas não é a única experiência grega de pensamento. Outra experiência grega de Pensamento é o Mito e a Mística. Uma outra, são os deuses e o extraordinário. Ainda uma outra é a Poesia e a Arte. Ainda outra é a Polis e a Politeia. A última, por ser no fundo a primeira experiência grega de Pensamento, é a Vida e a Morte, Éros e Thanatos " (1).
Notemos que para o pensador Emmanuel, a Vida é muito mais do que um fenômeno biológico, conforme a ciência a considera. Uma vez que Eros é a Vida, esta se move em torno de todas as nossas paixões e emoções, sentimentos e desejos. Por isso, o ser humano, em sua essência, sempre se pensa no horizonte do sentido da Vida, ou seja, no sentido do Ser.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: -------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2010, p. 11.

3

"Amar é Éros, porque sempre se dá obliquamente, dissimulando-se. Sem amar nada somos e como amar é o nada do que já somos e não somos, em seu dar-se dissimulando ele sempre se retrai e mais nos atrai e arrasta na paixão amorosa. É que em toda paixão amorosa só amamos ao outro quando acontece a unidade e vigor das diferenças: o amar" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: -----. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 293.

4

"A mulher para engravidar nela aconteceu um pacto de amor, isto é, ela foi tomada e possuída por éros. Tanto a mulher como o homem foram tomados, deixaram-se atravessar por éros. Não podemos compreender esse deixar-se possuir por éros de pacto amoroso? Em Grande sertão: veredas o pacto é esse deixar-se tomar por éros. Por isso, a energia poética só é poética porque é a energia de éros " (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Manuel Antônio de Castro (org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 19.

5

Um índice que mostra o homem para além do racional é o éros/amor. Há uma relação racional no comportamento amoroso, mas o amor propriamente dito é aquilo que ultrapassa e está além dessa mera relação racional. Daí as variáveis de amor e paixão, onde esta é marcada por um arrebatamento próximo da loucura e que nada tem de racional.


- Manuel Antônio de Castro.

6

"Energia do coração. Por sua essência, esta é a energia mais difícil de nomear e caracterizar. Na verdade, as palavras existentes já referem algo que esta energia ultrapassa. Até a palavra energia já lhe é imprópria. Ela é, mas não sabemos o que seja, embora seja larga e continuamente experienciada. Sua presença é indiscutível. Mas foge totalmente ao alcance da ciência, porque não é experimentável e calculável. Ela se caracteriza por nos afetar enquanto algo de qualidade e simplicidade, sem jamais poder ser quantificada, como acontece com nossos afetos. Ela pode-se denominar com propriedade como energia do coração, porque nos afeta e afeta as nossas relações com os outros e com todo o universo nas dimensões de proximidade e distância. De algum modo ela contém todas as demais energias. Seria Qi em sua plenitude de atuação e presença. As relações não são apenas funcionais, mas também existenciais. A tradicional divisão do corpo em matéria e psique, matéria e espírito etc., é-lhe totalmente estranha, inadequada, imprópria. É algo que nos impulsiona e arrasta e toma e envolve de uma maneira inexplicada, mas efetiva e real. Na sua presença deixa de haver tempo e espaço, limite e não-limite, bem como a tricotomia temporal de passado, presente e futuro. Ocidentalmente foi denominada libido e a melhor apreensão e experienciação acontece no mito de Eros" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Filosofia e o pensamento do corpo". In: Desdobramentos do corpo no século XXI. MONTEIRO, Maria Conceição & GIUCCI, Guilhermo (orgs.). Rio de Janeiro: FAPERJ, Editora Caetés, 2016, p. 24.

7

"O poder que Éros possui é múltiplo, imenso, talvez universal, mas é quando ele procura o bem nos caminhos da sabedoria e da justiça, seja em nós, seja nos outros deuses, que Éros manifesta o seu poder e nos oferece a completa felicidade, tornando-nos capazes de viver em sociedade, permitindo-nos viver em paz com o nossos semelhantes e com os deuses - que estão muito acima de nós" (1).


Referência:
(1) PLATÃO. O Simpósio ou O do Amor. Tradução Revista e Notas: Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 1986, p. 47. Discurso do médico Erixímaco.

8

"As ações, enquanto tais, não são com efeito, nem boas nem más. Por exemplo: o que estamos fazendo neste momento, como seja beber, cantar, falar, nada disto é em si mesmo belo, mas torna-se belo de acordo com a maneira como o fazemos. Se o fizermos segundo as regras do honesto e do justo, torna-se belo; se o fizermos contrariamente à justiça, torna-se feio. O mesmo podemos afirmar de Éros, pois que nem todo Éros é em si mesmo belo e louvável, mas se torna belo quando nos leva a amar segundo as regras do belo" (1).


Referência:
(1) PLATÃO. O Simpósio ou O do Amor. Tradução Revista e Notas: Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 1986, p. 34. Discurso de Pausânias.

9

"Éros é realmente grande, um deus admirável que estende o seu império a todas as coisas divinas e humanas" (1).


Referência:
(1) PLATÃO. O Simpósio ou O do Amor. Tradução Revista e Notas: Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 1986, p. 43. Discurso de Erixímaco.

10

"O mundo, segundo a Cosmogonia, provém do Caos e da Noite. Esta põe um ovo, de que nasce Eros. Das duas metades da casca partida formam-se o Céu e a Terra. O ovo branco, a lua branca no ventre da Noite, traz em si Eros, o Céu e a Terra" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Arte: corpo, mundo e terra. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 20.

11

"...a ecologia como a casa da linguagem exige radicalmente o corpo-Terra-Céu-mundo originário de Eros. Isso é o poético. Eros é o poético" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Arte: corpo, mundo e terra. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 20.
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