Simples

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"Coisas simples não podem ser apenas simples. Por detrás de todo motivo há um outro motivo" (1).
A palavra simples se forma da língua latina e diz originalmente o que é sine plex, isto é, o sem dobra. O sem dobra é o que vigora desdobrando-se. Desdobrar é todo acontecer da dobra, isto é, o vigorar do que é simples. Sem o simples não há dobra, o desdobrar-se. Sem o desdobrar-se não há simples. Este, pode, portanto ser considerado a unidade de pensar e ser, segundo a sentença III de Parmênides:
"...pois o mesmo é pensar e ser" (2)...
Todo vigorar da dobra é um entre em que todo sendo vigora. O vigorar é o acontecer poético: dá-se e vela-se. É o motivo por detrás de um outro motivo. Motivo é tudo que vigora na realidade.


- Manuel Antônio de Castro
Referências
(1) ULLMANN, Liv. Fala da personagem Mariane, no filme: Infiel, com roteiro de Ingmar Bergman e dirigido por Liv Ullmann.
(2) Sentença III, (Trad. Sérgio Wrubleswski). In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Petrópolis / RJ: Vozes, 1991, p. 44 / 45.

2

A acumulação de muitos conhecimentos não dá nem traz necessariamente o que em todo saber se deve conhecer: o ético de todo conhecer. Quando o ético é o valor de todo conhecer, o muito dá lugar ao simples: a simplicidade do que se é em tudo o que se conhece e não conhece. O simples é o sem dobra: a unidade, o originário em plenitude, o repouso da fala plena do silêncio, ser o não-ser. Quando se dá e acontece a aprendizagem da simplicidade do que se é, então o muito saber da erudição se reduz à simplicidade do não-saber do muito conhecer. Na simplicidade do não-saber vigora o poético, o não-saber do muito e de todo conhecer.


- Manuel Antônio de Castro.
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