Loucura

De Dicionário de Poética e Pensamento

Tabela de conteúdo

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"A medida da loucura não é a razão, mas o sem-causa, o sem fundamento" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e Ser". In: -------------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 294.

2

Temos o caso da loucura. Esta não se encaixa na definição do homem como animal racional e aí ele começa a ser excluído do sistema, porque a loucura é humana e só o homem pode ser louco, mas não é racional. A loucura é uma das características mais tradicionais e originárias do ser humano. No fundo, o racional nada tem a dizer sobre a loucura, até porque a loucura em seu sentido mais radical indicia a eclosão do homem como linguagem.


- Manuel Antônio de Castro.

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Um modo simples da ciência definir a loucura é: quando não se age seguindo a razão, ou seja, a ação motivada por algo não racional. Porém, Platão no Diálogo Fedro trata de três loucuras. Conferir a fala de Sócrates, Fedro, 244, a, b, c; d; 245, a, b; 249 d. Em resumo:
1a. É uma loucura inspirada pelos deuses: "Efectivamente, é em estado de delírio que as profetisas de Delfos e as sacerdotisas de Dódona prestam grandes serviços à Grécia" (1);
2a. Quando se possui o dom de profetizar o futuro. São os seres humanos denominados Profetas. "...o delírio profético manifestou-se em alguns predestinados e encontrou o meio de afastar esses males, precisamente pelo recurso às preces dirigidas aos deuses e pela prática de cerimônias em seu louvor" (2);
3a. É a loucura inspirada pelas Musas. Está presente em todos os grandes criadores de todas as artes. Aí se podem incluir os grandes pensadores. É quando eles são tomados e inspirados pelas Musas. Diz Sócrates: "Há ainda uma terceira espécie de loucura, aquela que é inspirada pelas Musas" (3);
4a. É a loucura (delírio) diante da Beleza. Diz Sócrates: "Do que dissemos atingimos a quarta espécie de delírio, sim, do delírio: quando, vivendo neste mundo, se consegue vislumbrar alguma coisa bela. A alma recorda-se então da Beleza real, recebe asas e deseja subir cada vez mais alto, como se fosse uma ave. Impossibilitada de conseguir, negligencia as coisas terrenas, assim dando a parecer que não passa de um louco! Por isso, entre as várias formas de entusiasmo, esta revela-se como sendo a mais perfeita e a que melhores consequências acarreta, tanto para quem a possui como para quem dela participa, e, por isso, se costuma também dizer que os possuídos por este entusiasmo se designam por amantes" (4).
Em relação à quarta loucura, podemos notar que ela acontece entre dois extremos: paixão e ilusão, pois beleza está ligada ao amor, a Eros, logo faz-se presente com seu poder o sagrado. Se bem observarmos, o que se denomina loucura nestas dimensões, são ações que nada têm de racional, pois são diferentes manifestações do sagrado. Estas três loucuras ultrapassam o poder da razão. E manifestam um outro poder, que não depende do ser humano, mas se manifesta no ser humano. Certamente para o grego não havia essa oposição, uma vez que ele havia o Logos, que foi reduzido pela tradução latina à ratio, isto é, à razão. Esta elimina, desde o Iluminismo moderno, a dimensão do sagrado. O que podemos concluir é que diante das quatro manifestações da loucura (delírio), a razão conforme se compreende na modernidade é impotente.


- Manuel Antônio de Castro.
Referências:
(1) PLATÃO. Fedro. Trad. Pinharanda Gomes, 5.e. Lisboa: Guimarães Editores, 1994, p. 53, 244 a.
(2) PLATÃO. Fedro. Trad. Pinharanda Gomes, 5.e. Lisboa: Guimarães Editores, 1994, p. 55, 244 d.
(3) PLATÃO. Fedro. Trad. Pinharanda Gomes, 5.e. Lisboa: Guimarães Editores, 1994, p. 56, 245 a.
(4) PLATÃO. Fedro. Trad. Pinharanda Gomes, 5.e. Lisboa: Guimarães Editores, 1994, p. 65, 249 d.

4

a perfeição não me importa
eu prefiro me jogar de cabeça
na loucura que é a vida (1)


Referência:
(1) KAUR, rupi. meu corpo / minha casa. Trad. Ana Guadalupe. São Paulo: Editora Planeta, 2020, p. 115.
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