Obra

De Dicionário de Poética e Pensamento

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: A [[obra]] não é, opera, mas só opera enquanto [[é]]. Um tal [[operar]] no qual ela consiste se dá enquanto [[linguagem]] e [[verdade]]. Como a [[linguagem]] e a [[verdade]] não são, mas dão-se, uma tal [[doação]] nos advém como imagem-questão e sintaxe-questão ou poética. Quando digo que a [[obra]] não é, quero acentuar sua [[dimensão]] [[verbo|verbal]]. Nesse sentido, um tal verbal lhe advém do [[ser]]. Por isso, o que a ''phýsis'' destina à [[ação]] do [[homem]] para [[ser]], não consiste num [[ente]] como, por exemplo, todo [[sendo-se]] dotado de um [[código]] [[genético]]. Mas este código genético não dá a substantividade objetual, mas a singularidade do ''[[sendo]]'' na dinâmica da ciranda. O encontro do ''ón'' seja como [[código]] [[genético]], seja como [[obra]]/[[instrumento]] está no [[fato]] de o [[ser]] ser sempre verbal e [[fundar]] o ''hèn pánta''. A instrumentalidade/intensidade objetual vem da [[obra]] e na [[dimensão]] da [[obra]] dentro da sintaxe-poética. Nesta, como [[ciranda]], tudo se harmoniza na ''[[medida]]'' dos quatro. No fundo, trata-se apenas de uma [[questão]]: sair do caráter substantivo/subjetivo a que a metafísica reduziu o [[ser]] e que a [[tradução]] latina só fez acentuar. Por isso, toda [[questão]] do [[enigma]] do [[ser]] não está no [[ser]], mas no seu [[destinar-se]] no [[ser humano]], daí a insistência da ligação de [[obra de arte]] ao [[ser humano]] não enquanto o [[ser humano]] a produz, mas enquanto um tal [[destino]] produz como [[cura]] o [[ser humano]].
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: A [[obra]] não é, opera, mas só opera enquanto [[é]]. Um tal [[operar]] no qual ela consiste se dá enquanto [[linguagem]] e [[verdade]]. Como a [[linguagem]] e a [[verdade]] não são, mas dão-se, uma tal [[doação]] nos advém como [[imagem-questão]] e sintaxe-questão ou [[poética]]. Quando digo que a [[obra]] não é, quero acentuar sua [[dimensão]] [[verbo|verbal]]. Nesse sentido, um tal verbal lhe advém do [[ser]]. Por isso, o que a ''[[phýsis]]'' destina à [[ação]] do [[homem]] para [[ser]], não consiste num [[ente]] como, por exemplo, todo [[sendo]] dotado de um [[código]] [[genético]]. Mas este [[código]] [[genético]] não dá a substantividade objetual, mas a [[singularidade]] do ''[[sendo]]'' na dinâmica da [[ciranda]]. O encontro do ''[[ón]]'' seja como [[código]] [[genético]], seja como [[obra]]/[[instrumento]] está no [[fato]] de o [[ser]] ser sempre verbal e [[fundar]] o ''hèn pánta''. A instrumentalidade/intensidade objetual vem da [[obra]] e na [[dimensão]] da [[obra]] dentro da sintaxe-poética. Nesta, como [[ciranda]], tudo se harmoniza na ''[[medida]]'' dos quatro. No fundo, trata-se apenas de uma [[questão]]: sair do caráter substantivo/subjetivo a que a [[metafísica]] reduziu o [[ser]] e que a [[tradução]] latina só fez acentuar. Por isso, toda [[questão]] do [[enigma]] do [[ser]] não está no [[ser]], mas no seu [[destinar-se]] no [[ser humano]], daí a insistência da ligação de [[obra de arte]] ao [[ser humano]] não enquanto o [[ser humano]] a produz, mas enquanto um tal [[destino]] produz como [[cura]] o [[ser humano]].
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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: '''Ver também:'''
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: *[[Corpo]]
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: * [[Corpo]]
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: A [[palavra]] [[obra]], do latim ''opus'', ''operis'', substantivo do verbo ''operari'' (operar), se diz em alemão ''Werk''. "[[Operar]]", em alemão, ''wirken'', pertence à raiz indo-européia ''uerg'', de onde provém a [[palavra]] "[[obra]]", "Werk", e o grego ''[[ergon]]''. Para ver o que é ''[[ergon]]'' para Aristóteles, confira essa palavra (1).
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: A [[palavra]] [[obra]], do latim ''opus'', ''operis'', [[substantivo]] do [[verbo]] ''operari'' (operar), se diz em alemão ''Werk''. "[[Operar]]", em alemão, ''wirken'', pertence à raiz indo-européia ''uerg'', de onde provém a [[palavra]] "[[obra]]", "Werk", e o [[grego]] ''[[ergon]]''. Para ver o que é ''[[ergon]]'' para [[Aristóteles]], confira essa [[palavra]] neste Dicionário.
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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: *[[Arte]]
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:*[[Arte]]
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: "Pode-se alegar que um [[texto]] não passa da [[realização]] de um [[discurso]] em uma ordem sintática coesa e coerente. Não basta coesão e coerência sintática, toda obra de arte vai além disso. Uma obra só é obra se, em sua constituição originária, opera. O operar de toda obra exige e solicita um [[diálogo]], não qualquer diálogo, mas um diálogo poético. Neste somos provocados a nos deixarmos tomar pelo [[nada]] criativo a partir do qual toda obra de arte opera" (1).  
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: "Pode-se alegar que um [[texto]] não passa da [[realização]] de um [[discurso]] em uma ordem sintática coesa e coerente. Não basta [[coesão]] e [[coerência]] sintática, toda [[obra de arte]] vai além disso. Uma [[obra]] só é [[obra]] se, em sua constituição [[originária]], opera. O [[operar]] de toda [[obra]] exige e solicita um [[diálogo]], não qualquer [[diálogo]], mas um [[diálogo poético]]. Neste somos provocados a nos deixarmos tomar pelo [[nada criativo]] a partir do qual toda [[obra de arte]] [[opera]]" (1).  
: Referência:
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Cura e o ser humano". In: ---------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, 225.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Cura e o ser humano". In: ---. '''Arte: o humano e o destino'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, 225.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ------------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 249.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ---. '''Leitura: questões'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 249.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ------------. ''Leitura: questões''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 249.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ---. '''Leitura: questões'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 249.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Notas". In: HEIDEGGER, Martin. ''A origem da obra de arte''. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010, p. 236.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Notas". In: HEIDEGGER, Martin. '''A origem da obra de arte'''. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010, p. 236.
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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: ( ) HEIDEGGER, Martin. “Ciência e pensamento do sentidoâ€, Trad. Emmanuel Carneiro Leão: In: -----. Ensaios e conferências. Petrópolis R / J: Vozes, 2002, p. 43.
: ( ) HEIDEGGER, Martin. “Ciência e pensamento do sentidoâ€, Trad. Emmanuel Carneiro Leão: In: -----. Ensaios e conferências. Petrópolis R / J: Vozes, 2002, p. 43.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Aprender com a dança: fluxos e diálogos poéticosâ€. In: TAVARES, Renata (org.). ''O que me move, de Pina Bausch'' – e outros textos sobre dança-teatro. São Paulo: LibersArs, 2017, p. 82.
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Aprender com a dança: fluxos e diálogos poéticosâ€. In: TAVARES, Renata (org.). ''O que me move, de Pina Bausch'' – e outros textos sobre dança-teatro. São Paulo: LibersArs, 2017, p. 82.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético - a história literária''. Rio de Janeiro: Edições Antares, 2. e., 1982, p. 130.
: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético - a história literária''. Rio de Janeiro: Edições Antares, 2. e., 1982, p. 130.
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: (1) HEIDEGGER, Martin. ''Serenidade''. Trad. Maria Madalena Andrade e Olga Santos. Lisboa: Instituto Piaget, s/d, p. 10.
: (1) HEIDEGGER, Martin. ''Serenidade''. Trad. Maria Madalena Andrade e Olga Santos. Lisboa: Instituto Piaget, s/d, p. 10.
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético - a história literária''. Rio de Janeiro: Edições Antares, 2. e., 1982, p. 140.
:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''O acontecer poético - a história literária''. Rio de Janeiro: Edições Antares, 2. e., 1982, p. 140.
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: (2) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar''. Petrópolis (RJ): Vozes, 1977, p. 131.
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: (2) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Sobre o Humanismo". In: --------. ''Aprendendo a pensar''. Petrópolis (RJ): Vozes, 1977, p. 131.
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: ''[[Deus]] quere, o [[homem]] sonha, a [[obra]] nasce'' (1).
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: "''[[Deus]] quere, o [[homem]] sonha, a [[obra]] nasce'' " (1).
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: (1) PESSOA, Fernando. "O infante". In: ''Obra Poética'' - ''Mensagem''. Rio de Janeiro: Aguilar, 1965, p. 78.
: (1) PESSOA, Fernando. "O infante". In: ''Obra Poética'' - ''Mensagem''. Rio de Janeiro: Aguilar, 1965, p. 78.
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: "E é certamente nas sinalizações e [[caminhos]] [[éticos]] das [[Poéticas]] das [[obras]] que devemos [[procurar]] os [[caminhos]] que elas já desde sempre sinalizam. Claro que não com [[atitudes]] [[disciplinares]] (os das [[disciplinas]]) e classificatórias, mas com [[questionamento]], [d[escuta]], diversidade e [[diálogo]]" (1).
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:  Referência:
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Apresentação". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). ''Arte: corpo, mundo e terra''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 13.
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== 16 ==
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: "Um novo [[caminho]] tinha que ser pensado e proposto, um [[caminho]] que reconduzisse o [[leitor]] para o [[questionamento]], a [[escuta]], a [[diversidade]] e o [[diálogo]] com as [[obras poéticas]]. Isso exige um [[leitor]] novo, onde ele-mesmo esteja implicado em seu [[sentido]], [[verdade]] e [[mundo]]. Exige um [[leitor]] num [[diálogo]] ''com'' e não mais um falar ou escrever ''sobre'' as [[obras]]. É um [[diálogo]] exigente, pois só [[escuta]] e dialoga quem ''se'' [[escuta]]. Mas a [[fala]] é da [[obra]] e não do [[autor]], uma vez que nela quem age é a ''[[poiesis]]'' e quem fala é o ''[[Logos]]'' [[originário]] e não o ''[[logos]]'' [[racional]] da [[Modernidade]]" (1).
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:  Referência:
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Apresentação". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). ''Arte: corpo, mundo e terra''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 13.
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== 17 ==
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: [[Criar]] é lutar. E lutar é descer ao âmago da [[dor]] do [[humano]], aos seus [[limites]] e deixar surgir a ânsia de não simplesmente repetir os antepassados, as [[obras]] que se tornaram [[memória]]. Sem essa ultrapassagem, não dos ancestrais como tais, mas dos [[limites]], não há [[criação]]. Com os ancestrais o [[poeta]] e [[pensador]] precisam e devem [[dialogar]]. De dentro dos [[limites]] deve gritar de [[dor]] numa [[ascese]] de [[renúncia]] para [[ascender]] além dos [[limites]] do [[homem]] e abrir-se, no [[livre]] [[aberto]] do [[sagrado]], para o [[humano]] [[libertador]]. Por isso, enquanto fundar, O criar e a criação estão fundamentalmente ligados ao [[princípio]] [[feminino]]. Há uma ligação [[poética]] e [[essencial]] [[entre]] o [[criar]] [[poético]] e o [[criar]] a [[vida]]. Tanto o [[homem]] como todo e qualquer [[ser]] [[vivente]], bem como qualquer [[criação]] [[artística]] ou [[obra]], são [[criaturas]].
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: - [[Manuel Antônio de Castro]].
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== 18 ==
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: "[[Obra]] é o que opera desdobrando-se. Resta sempre a [[obra]] que se impõe pelo seu [[vigor]] [[poético]] e ultrapassa o seu [[contexto]] e qualquer [[classificação]] [[formal]] e [[estilística]]. Os ouvintes se sucedem e também passam. Toda [[obra]] [[poética]], como [[lugar]] da [[questão]] [[originária]], sempre se atualiza como convite à [[Escuta]]" (1).
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: Referência:
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ulisses e a Escuta do Canto das Sereiasâ€. In: -----. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 149.
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== 19 ==
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: A [[prática]] vai levar a [[metáfora]] do [[relógio]]/[[tempo]] para todas as esferas da [[realidade]]/[[natureza]]. Temos de ficar atentos às [[reduções]] que se vão operando. A mais complexa é aí o abandono da [[preocupação]] [[ontológica]] com ''o que é'' e o foco único ''no como é'', mas não mais relacionado a ''o que é''. Agora ''o como é'' diz respeito a ''o como se conhece''. É este em última [[instância]] que [[determina]] [[tudo]], pois [[tudo]] será [[objeto]] do [[conhecimento]] que se torna o [[verdadeiro]] [[sujeito]], o [[verdadeiro]] ''[[criador]]''.  E vamos ter as seguintes [[reduções]]:
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: ''[[Ente]] > [[obra]] > [[relógio]]/[[organismo]]>[[corpo]]''. Por isso não se fala mais em [[ente]] nem em [[obra]] nem em [[corpo]], mas se falará sempre e para [[tudo]] em [[objeto]]. E cada [[objeto]]/[[corpo]]/[[máquina]]/[[organismo]] é [[objeto]] de um [[conhecimento]], submetido à [[razão]] [[crítica]], que [[fundamenta]] ''o como se conhece''. Surgem as [[disciplinas]] e seus [[objetos]] de [[conhecimento]]. Isso tanto no plano [[singular]] quanto no plano das [[entidades]] [[coletivas]], como o [[Estado]], a [[Sociedade]], as [[Épocas]]. Daí a [[história]] [[estar]] submetida [[radicalmente]] à [[cronologia]]. Aliás, [[tudo]] ficará submetido à [[cronologia]]/[[tempo]]. [[Conhecer]] a partir do [[tempo]]/[[cronologia]] é uma [[questão]] de [[medição]]/[[cálculo]]. No fundo, [[tudo]] estará submetido ao [[tempo]]. Mas este passa a [[ser]] ''o que é acessível à [[medição]]/[[cálculo]]''. Disso se encarregam as [[diferentes]] [[disciplinas]] que para tal são criadas. Porém, o [[princípio]] de [[medição]] que dará o [[verdadeiro]] [[conhecimento]] será o efetuado a partir do que se opera pela [[matemática]], base  de todo  cálculo, a [[possibilidade]] de [[aprender]] e [[ser]] [[ensinado]].
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: - [[Manuel Antônio de Castro]].
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== 20 ==
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: Conforme é tratado por Fritjof Capra no [[filme]] ''[[O ponto de mutação]]''/O [[caminho]] do [[pensamento]], vamos ter uma profunda [[transformação]] com o advento da [[Modernidade]], porque se parte para uma outra [[concepção]] do [[universo]]. Este deixa de ser uma [[criação]] [[divina]], sujeita às suas [[leis]]. Há [[leis]], sim, mas de outra [[natureza]]. Como elas são [[enigmáticas]] trata-se de [[descobrir]] essas [[leis]] da [[natureza]], para dominá-la, submetê-la ao [[fazer]] do [[ser humano]], sua [[vontade]] e [[razão]]. Surge aí a [[ideia]] de [[possibilidade]] de [[intervenção]] do [[ser humano]], descobrindo cada [[lei]] que rege o [[universo]], a [[natureza]]. Não é que ele queira [[ser]] um [[criador]], embora esta [[ideia]] depois se torne a dominante na [[arte]], através da [[imaginação]], ainda concebida [[racionalmente]].
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: - [[Manuel Antônio de Castro]].
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== 21 ==
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: "Originariamente, [[operar]] (do [[latim]] ''operari'', de ''opus'', ''operis'' = a [[obra]]) não diz apenas [[realizar]] nem [[fazer]] [[funcionar]] ou manobrar, nem [[agir]] ou entrar em [[ação]], nem [[produzir]] efeito ou [[fazer]] intervenção cirúrgica, nem mesmo suceder ou [[ocorrer]]. No viço da [[originalidade]], [[operar]] quer [[dizer]]: vir e chegar à [[plenitude]] de [[ser]] na [[obra]], por em  [[obra]], obrar" (1).
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: Referência:
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Heidegger e a modernidade: a correlação de sujeito e objeto". In: ...... . ''Aprendendo a pensar II''. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 163.
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== 22 ==
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: "A [[verdade]] para ter o [[poder]] operante em cada [[sistema]] e não se esgotar em cada um deles só pode ser a [[não-verdade]]. Assim como o [[Deus]] que concede [[realidade]] à [[legitimidade]] e [[veracidade]] de cada [[religião]] e [[funda]] cada [[fé]] e a [[fé]] de cada um só pode [[ser]] o [[Não-deus]]. Este, por [[ser]] “Não-â€, é inominável como o [[silêncio]] e a [[sabedoria]]. A Ele só cabe o nome do não-conhecer, do não-nomear, do não-ver: [[mistério]] vivo e pulsante, [[nada]] e [[fonte]] de [[tudo]].
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: Um tal [[mistério]] [[sempre]] adveio na [[não-verdade]] de todas as grandes [[obras]] [[poético]]-[[sagradas]]. Impulsionados pelo [[apelo]] inominável da [[não-verdade]], todos os grandes [[poetas]] [[sempre]] responderam e corresponderam com suas [[obras]] – desajeitada e incompleta [[resposta]] – à manifestação [[concreta]] da ''[[poiesis]]'' como [[não-verdade]]. E nisso e por isso todas as grandes [[obras]], sejam dos [[poetas]], sejam dos que receberam o [[apelo]] de anúncio do [[mistério]], proclamam a [[verdade]] da [[não-verdade]]" (1).
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: Referência:
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio. "As três pragas do século XXI". In: ''Confraria'' - 2 anos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2007, p. 20.
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== 23 ==
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: "Cada [[texto]] [[poético]] não é como tal um [[ente]] ao lado do que propriamente é um [[ente]], p. ex., algo dotado de [[código genético]] ou [[funcionalidade]], como sendo isto ou aquilo, este ou aquele [[utensílio]]. Então os [[textos]], melhor, as [[obras]], que são [[obras]] porque operam, se constituem de [[imagens-questões]]. Por exemplo, “[[Campo]]â€, no [[ensaio]] de [[Heidegger]] “O caminho do campoâ€, é uma [[Imagem-questão]]. Que [[questões]] essa [[imagem]] nos coloca? Aí é só começar a [[pensar]]. E então podemos ligar "[[campo]]" a [[lugar]], a [[mundo]], a [[Terra]], a [[Céu]], aos [[mortais]], aos [[imortais]]" (1).
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: Referência:
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arteâ€. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). ''Arte em questão: as questões da arte''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 20.
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: "A [[obra]], se é [[obra]] de [[pensamento]] ou de [[arte]], nunca tem por [[finalidade]] tratar de ou precisar os [[conceitos]]. Os [[verdadeiros]] [[pensadores]] só tratam de [[questões]]" (1).
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: Referência:
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arteâ€. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). ''Arte em questão: as questões da arte''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 29.

Edição atual tal como 21h54min de 6 de março de 2022

1

A obra não é, opera, mas só opera enquanto é. Um tal operar no qual ela consiste se dá enquanto linguagem e verdade. Como a linguagem e a verdade não são, mas dão-se, uma tal doação nos advém como imagem-questão e sintaxe-questão ou poética. Quando digo que a obra não é, quero acentuar sua dimensão verbal. Nesse sentido, um tal verbal lhe advém do ser. Por isso, o que a phýsis destina à ação do homem para ser, não consiste num ente como, por exemplo, todo sendo dotado de um código genético. Mas este código genético não dá a substantividade objetual, mas a singularidade do sendo na dinâmica da ciranda. O encontro do ón seja como código genético, seja como obra/instrumento está no fato de o ser ser sempre verbal e fundar o hèn pánta. A instrumentalidade/intensidade objetual vem da obra e na dimensão da obra dentro da sintaxe-poética. Nesta, como ciranda, tudo se harmoniza na medida dos quatro. No fundo, trata-se apenas de uma questão: sair do caráter substantivo/subjetivo a que a metafísica reduziu o ser e que a tradução latina só fez acentuar. Por isso, toda questão do enigma do ser não está no ser, mas no seu destinar-se no ser humano, daí a insistência da ligação de obra de arte ao ser humano não enquanto o ser humano a produz, mas enquanto um tal destino produz como cura o ser humano.


- Manuel Antônio de Castro
Ver também:
* Corpo

2

A palavra obra, do latim opus, operis, substantivo do verbo operari (operar), se diz em alemão Werk. "Operar", em alemão, wirken, pertence à raiz indo-européia uerg, de onde provém a palavra "obra", "Werk", e o grego ergon. Para ver o que é ergon para Aristóteles, confira essa palavra neste Dicionário.


- Manuel Antônio de Castro
*Arte

3

"Pode-se alegar que um texto não passa da realização de um discurso em uma ordem sintática coesa e coerente. Não basta coesão e coerência sintática, toda obra de arte vai além disso. Uma obra só é obra se, em sua constituição originária, opera. O operar de toda obra exige e solicita um diálogo, não qualquer diálogo, mas um diálogo poético. Neste somos provocados a nos deixarmos tomar pelo nada criativo a partir do qual toda obra de arte opera" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Cura e o ser humano". In: ---. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, 225.

4

"A moral tende ao estático e estabelecido, ao sistema auto-referenciado. É bem o contrário da ética, onde o essencial é o poético. Não há ético sem poético e não há poético sem ético. E é isso que desde sempre se denominou obra de arte, se pusermos em primeiro lugar o que a palavra “obra†diz, aliás, o mesmo que poético no grego: o que age, o que faz acontecer, o que realiza, o que opera. É necessário pensar a essência do agir, horizonte onde nos aparece a condição humana" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O humano, o poético e a contracultura". In: www.travessiapoetica.Blogspot.com.

5

"... não podemos confundir “obra†nem com suporte material, escrito ou oral, nem com o discurso entendido gramatical ou até ficcionalmente, e muito menos com objeto ou forma estética" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ---. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 249.

6

"À língua como corpo vivo que é mundo é que denomino vocabulário. A grande diferença que aí acontece está em que mundo passa a ser o sentido do ser. Sentido se constitui então no sangue do corpo vivo, porque nele o ser acontece permanentemente. Surpreender numa obra o seu vocabulário não é uma tarefa gramatical, nem semântica, nem lexical, nem sintática. É poética, enquanto corpo vivo; mundo, enquanto sentido. Este não provém do vocabulário, mas do logon [ver logos] do ser, da voz do sagrado. Logon [ver logos] mais do que vocabulário é sentido".


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte, vocabulário e mundo". In: ---. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 249.

7

"O vigor permanente da obra (verdade) como figura (a disputa de delimitação e vazio/nada) está aí para ser manifestado, operado. Mas tem que ser uma operação que deixe a obra ser obra. A esta operação que não impõe uma perspectiva nem uma vontade subjetiva nem objetiva, é que Heidegger denomina Bewahrung. Nós escolhemos uma palavra portuguesa aproximada, pois toda tradução é sempre um aproximar: desvelo. Desvelo: grande cuidado, carinho, vigilância, dedicação sem impor, deixando ser, aguardar o que é próprio e persiste, resguardar o deixar acontecer. Nela ressoa o cuidado e doação amorosa como ocorre, por exemplo, no desvelo da mãe para com o filho, o que pressupõe também no leitor o desvelo para com o que na obra Se dá, presenteia (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Notas". In: HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010, p. 236.

8

Ora, aí é que entra também o tempo da arte. Que tempo é esse? Confunde-se o tempo da arte com a arte dos tempos, onde a conjuntura e a época determinariam o sentido das obras de arte. Diga-se logo que não são as épocas e suas conjunturas que determinam a memória e a história, pois sem memória – unidade e sentido das diferenças – não há nem época nem conjunturas enquanto sentido do acontecer do tempo, memória e história, enfim, obra de arte.


- Manuel Antônio de Castro

9

"Operar, wirken (em alemão), pertence à raiz indo-europeia werg, de onde provem a palavra obra, "Werk", e o grego ergon. Mas nunca será demais repetir: o traço fundamental de operar, "wirken", e de obra, Werk, não reside no efficere e no effectus (palavras latinas: ser eficiente e efeito), mas em algo vir a des-encobrir-se e manter-se desencoberto" (1).


Referência:
( ) HEIDEGGER, Martin. “Ciência e pensamento do sentidoâ€, Trad. Emmanuel Carneiro Leão: In: -----. Ensaios e conferências. Petrópolis R / J: Vozes, 2002, p. 43.

10

"A essência do ser humano é a sua referência ao ser. Daí não poder ficar determinada pelo instrumental ditado seja lá por qual sistema for. Nesse sentido de disciplina e sistema, a dança é o não-conhecimento porque é o não-sistema, porque é o livre dar-se e manifestar-se do que cada um já desde sempre é. Dança é sempre travessia, história, obra. E obra é o que opera. Opera o quê? A educação do humano pelo deixar vigorar o seu princípio constitutivo. Aqui está a questão. O princípio constitutivo do humano é o estético ou o poético? Dança não pode ficar reduzida a vivências estético-sentimentais, a um espetáculo para os olhos ou prazeres dos sentidos" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Aprender com a dança: fluxos e diálogos poéticosâ€. In: TAVARES, Renata (org.). O que me move, de Pina Bausch – e outros textos sobre dança-teatro. São Paulo: LibersArs, 2017, p. 82.

11

"O que faz com que uma obra seja literária é sua literariedade e não simplesmente o adjetivo justaposto. A literariedade é sempre universal. Não há, porém, uma intransitividade entre o literário (identidade) e o adjetivo (a diferença), pois a identidade é na diferença e a diferença é na identidade. Ou seja, toda obra realmente literária pressupõe-se concreta, no sentido de que concresça, nasça o idêntico e o diferente, o universal e o singular (que é o oposto do geral e do individual). Toda obra é literária e de uma determinada literatura, e será tanto mais universal quanto mais for singular. O exemplo maior é a literatura grega: radicalmente grega e universal" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Edições Antares, 2. e., 1982, p. 130.

12

"Neste preciso momento soam canções e coros, música de ópera e música de câmara extraídos da obra de Conradin Kreutzer. Nestes sons está o próprio artista, pois a presença do mestre na obra é única que é autêntica. Quanto maior é um mestre mais completa a sua pessoa desaparece por detrás da obra" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Serenidade. Trad. Maria Madalena Andrade e Olga Santos. Lisboa: Instituto Piaget, s/d, p. 10.

13

"A história literária resulta, pois, das diferentes poéticas: poéticas das obras e poéticas das épocas. Estas não constituem um aglomerado caótico, mas as vicissitudes humanas, das quais a verdade e o sentido do ser são o seu destinar-se. "É no destino 'epocal' do Ser que se essencializa a história dos homens"(2)" (1)".


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. O acontecer poético - a história literária. Rio de Janeiro: Edições Antares, 2. e., 1982, p. 140.
(2) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Sobre o Humanismo". In: --------. Aprendendo a pensar. Petrópolis (RJ): Vozes, 1977, p. 131.

14

"Deus quere, o homem sonha, a obra nasce " (1).


Referência:
(1) PESSOA, Fernando. "O infante". In: Obra Poética - Mensagem. Rio de Janeiro: Aguilar, 1965, p. 78.

15

"E é certamente nas sinalizações e caminhos éticos das Poéticas das obras que devemos procurar os caminhos que elas já desde sempre sinalizam. Claro que não com atitudes disciplinares (os das disciplinas) e classificatórias, mas com questionamento, [d[escuta]], diversidade e diálogo" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Apresentação". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 13.

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"Um novo caminho tinha que ser pensado e proposto, um caminho que reconduzisse o leitor para o questionamento, a escuta, a diversidade e o diálogo com as obras poéticas. Isso exige um leitor novo, onde ele-mesmo esteja implicado em seu sentido, verdade e mundo. Exige um leitor num diálogo com e não mais um falar ou escrever sobre as obras. É um diálogo exigente, pois só escuta e dialoga quem se escuta. Mas a fala é da obra e não do autor, uma vez que nela quem age é a poiesis e quem fala é o Logos originário e não o logos racional da Modernidade" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Apresentação". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 13.

17

Criar é lutar. E lutar é descer ao âmago da dor do humano, aos seus limites e deixar surgir a ânsia de não simplesmente repetir os antepassados, as obras que se tornaram memória. Sem essa ultrapassagem, não dos ancestrais como tais, mas dos limites, não há criação. Com os ancestrais o poeta e pensador precisam e devem dialogar. De dentro dos limites deve gritar de dor numa ascese de renúncia para ascender além dos limites do homem e abrir-se, no livre aberto do sagrado, para o humano libertador. Por isso, enquanto fundar, O criar e a criação estão fundamentalmente ligados ao princípio feminino. Há uma ligação poética e essencial entre o criar poético e o criar a vida. Tanto o homem como todo e qualquer ser vivente, bem como qualquer criação artística ou obra, são criaturas.


- Manuel Antônio de Castro.

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"Obra é o que opera desdobrando-se. Resta sempre a obra que se impõe pelo seu vigor poético e ultrapassa o seu contexto e qualquer classificação formal e estilística. Os ouvintes se sucedem e também passam. Toda obra poética, como lugar da questão originária, sempre se atualiza como convite à Escuta" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ulisses e a Escuta do Canto das Sereiasâ€. In: -----. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 149.

19

A prática vai levar a metáfora do relógio/tempo para todas as esferas da realidade/natureza. Temos de ficar atentos às reduções que se vão operando. A mais complexa é aí o abandono da preocupação ontológica com o que é e o foco único no como é, mas não mais relacionado a o que é. Agora o como é diz respeito a o como se conhece. É este em última instância que determina tudo, pois tudo será objeto do conhecimento que se torna o verdadeiro sujeito, o verdadeiro criador. E vamos ter as seguintes reduções:
Ente > obra > relógio/organismo>corpo. Por isso não se fala mais em ente nem em obra nem em corpo, mas se falará sempre e para tudo em objeto. E cada objeto/corpo/máquina/organismo é objeto de um conhecimento, submetido à razão crítica, que fundamenta o como se conhece. Surgem as disciplinas e seus objetos de conhecimento. Isso tanto no plano singular quanto no plano das entidades coletivas, como o Estado, a Sociedade, as Épocas. Daí a história estar submetida radicalmente à cronologia. Aliás, tudo ficará submetido à cronologia/tempo. Conhecer a partir do tempo/cronologia é uma questão de medição/cálculo. No fundo, tudo estará submetido ao tempo. Mas este passa a ser o que é acessível à medição/cálculo. Disso se encarregam as diferentes disciplinas que para tal são criadas. Porém, o princípio de medição que dará o verdadeiro conhecimento será o efetuado a partir do que se opera pela matemática, base de todo cálculo, a possibilidade de aprender e ser ensinado.


- Manuel Antônio de Castro.

20

Conforme é tratado por Fritjof Capra no filme O ponto de mutação/O caminho do pensamento, vamos ter uma profunda transformação com o advento da Modernidade, porque se parte para uma outra concepção do universo. Este deixa de ser uma criação divina, sujeita às suas leis. Há leis, sim, mas de outra natureza. Como elas são enigmáticas trata-se de descobrir essas leis da natureza, para dominá-la, submetê-la ao fazer do ser humano, sua vontade e razão. Surge aí a ideia de possibilidade de intervenção do ser humano, descobrindo cada lei que rege o universo, a natureza. Não é que ele queira ser um criador, embora esta ideia depois se torne a dominante na arte, através da imaginação, ainda concebida racionalmente.


- Manuel Antônio de Castro.

21

"Originariamente, operar (do latim operari, de opus, operis = a obra) não diz apenas realizar nem fazer funcionar ou manobrar, nem agir ou entrar em ação, nem produzir efeito ou fazer intervenção cirúrgica, nem mesmo suceder ou ocorrer. No viço da originalidade, operar quer dizer: vir e chegar à plenitude de ser na obra, por em obra, obrar" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Heidegger e a modernidade: a correlação de sujeito e objeto". In: ...... . Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 163.

22

"A verdade para ter o poder operante em cada sistema e não se esgotar em cada um deles só pode ser a não-verdade. Assim como o Deus que concede realidade à legitimidade e veracidade de cada religião e funda cada fé e a fé de cada um só pode ser o Não-deus. Este, por ser “Não-â€, é inominável como o silêncio e a sabedoria. A Ele só cabe o nome do não-conhecer, do não-nomear, do não-ver: mistério vivo e pulsante, nada e fonte de tudo.
Um tal mistério sempre adveio na não-verdade de todas as grandes obras poético-sagradas. Impulsionados pelo apelo inominável da não-verdade, todos os grandes poetas sempre responderam e corresponderam com suas obras – desajeitada e incompleta resposta – à manifestação concreta da poiesis como não-verdade. E nisso e por isso todas as grandes obras, sejam dos poetas, sejam dos que receberam o apelo de anúncio do mistério, proclamam a verdade da não-verdade" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio. "As três pragas do século XXI". In: Confraria - 2 anos. Rio de Janeiro: Confraria do Vento, 2007, p. 20.

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"Cada texto poético não é como tal um ente ao lado do que propriamente é um ente, p. ex., algo dotado de código genético ou funcionalidade, como sendo isto ou aquilo, este ou aquele utensílio. Então os textos, melhor, as obras, que são obras porque operam, se constituem de imagens-questões. Por exemplo, “Campoâ€, no ensaio de Heidegger “O caminho do campoâ€, é uma Imagem-questão. Que questões essa imagem nos coloca? Aí é só começar a pensar. E então podemos ligar "campo" a lugar, a mundo, a Terra, a Céu, aos mortais, aos imortais" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arteâ€. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 20.

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"A obra, se é obra de pensamento ou de arte, nunca tem por finalidade tratar de ou precisar os conceitos. Os verdadeiros pensadores só tratam de questões" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arteâ€. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 29.
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