Campo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

1

Quando Heidegger no ensaio "O caminho do campo" escolhe a imagem-questão "campo", ela traz já consigo o lugar, o mundo, a clareira e o aberto. O mesmo acontece com caminho. A imagem-questão já traz em si toda nossa vida, aventuras, venturas e desventuras. Campo e caminho: "Articular o entreaberto e o livre da linguagem, sulcar, abrir sulcos e riscos" (1) implica abrir caminho.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2003, pp. 201-9.

2

"Cada texto poético não é como tal um ente ao lado do que propriamente é um ente, p. ex., algo dotado de código genético ou funcionalidade, como sendo isto ou aquilo, este ou aquele utensílio. Então os textos, melhor, as obras, que são obras porque operam, se constituem de imagens-questões. Por exemplo, “Campo”, no ensaio de Heidegger “O caminho do campo”, é uma Imagem-questão. Que questões essa imagem nos coloca? Aí é só começar a pensar. E então podemos ligar "campo" a lugar, a mundo, a Terra, a Céu, aos mortais, aos imortais" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 20.
Ferramentas pessoais