Mundo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O próprio como possibilidades". In: --------. ''Arte: o humano e o destino''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 126.

Edição de 19h29min de 24 de Novembro de 2016

1

Mundo é uma questão. No entanto, num real dominado pelos conceitos metafísicos, muitos são os seus adjetivos qualificativos, sem nos darmos conta de que o adjetivo já pressupõe o mundo como vigência originária. É isto o que Heidegger quer dizer: que o ser-humano é um ser da facticidade. Vivemos, queiramos ou não, já desde sempre no mundo. É impossível pensar a realidade sem mundo. É aqui que podemos citar o fragmento 30 de Heráclito: "O mundo, o mesmo em todos, nenhum dos deuses, e nenhum dos homens o fez, mas sempre foi, é e será, fogo sempre vivo, acendendo segundo a medida e segundo a medida apagando" (1). Notemos que o pensador diz que o Mundo foi, é e será. Porém, o ser se dá enquanto verdade e enquanto verdade é que a obra de arte se constitui originariamente como Mundo e Terra. A dimensão Mundo da obra de arte não é qualquer mundo como adjetivo qualificativo, mas a própria vigência da realidade enquanto verdade e não-verdade, pois mundo está ligado à clareira, o retrair-se do ser para deixar o não-ser ser como presença: mundo.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HERÁCLITO. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.


2

Mundo é uma questão complexa e fundamental para cada viver humano. Ao longo da trajetória ocidental foram sendo constituídos diversos conceitos de mundo, ligados a concepções da realidade e do homem. Heidegger faz um comentário e levantamento desses conceitos (1). Ele toma o mundo como questão e usa inicialmente a expressão alemã: In der Welt sein (Ser, estar jogado no mundo). Indica no homem a abertura essencial para o Ser, a transcendência, aquilo que constitui o homem como homem. Um outro nome para mundo e transcendência é lógos. É nesse horizonte que se deve ler a sentença órfica:dzoion logon echon (2) (com que se define o homem na ordem da vida) e que significa: O que constitui a essência vital do homem é a transcendência, o lógos.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) Cf. HEIDEGGER, Martin. Da essência do fundamento. Lisboa: Edições 70, 1988, pp. 42-3.
(2) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Uma leitura órfica de uma sentença grega". In: Aprendendo a pensar II. Petrópolis: Vozes, 1992.


Ver também:

3

O mundo como questão é visto por Heidegger como In der Welt sein. Mas devemos distinguir o mundo como questão e o mundo como conceito. Destes há muitos, normalmente expressos através de um adjetivo acrescentado a mundo: mundo pessoal, social, medieval etc. Por isso, Heidegger começa o levantamento dos conceitos vulgares de Mundo. Ao discutir a questão da essência do fundamento, Heidegger trata profundamente o mundo como questão em seus aspectos históricos. Mas não devemos esquecer que a questão mundo é uma das mais tratadas pelo pensador, desde Ser e tempo. Ela se torna a questão central, junto com a questão terra, para fazer uma profunda reflexão sobre o que é a arte. A questão mundo também é central no modo como Heidegger compreende a coisa.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
HEIDEGGER, Martin. A Origem da Obra de Arte. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. Lisboa: Edições 70, 2008.
______. "A coisa". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.
______. A essência do fundamento. Lisboa: Edições 70, 1988, pp. 42-3.


Ver também:

4

"Mundo é o acontecimento apropriador de clareira e iluminação" (1).


Referência:
HEIDEGGER, Martin. "Alétheia". In: Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 244.

5

Heidegger liga mundo ao coisificar da coisa. Mas é importante perceber, como diz Heidegger, que não há causa nem fundamento. A explicação aí não ocorre, porque esta pressupõe que haja causa ou fundamento. O que se entende por coisificar da coisa está tratado por Heidegger no ensaio "A coisa" (1). Ainda nesse sentido diz: "Denominamos mundo o apropriante jogo especular (Spiegel/Spiel) da simplicidade do Céu e da Terrra, dos Divinos e dos Mortais" (2).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. A coisa. In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.
(2) HEIDEGGER, Martin. In: Einblick in das was ist "Das Ding". In: ------. Bremer und Freiburg Vorträge. G.A., Bd. 79.


6

"No fazer-se Linguagem do Ser, o homem vem a si mesmo e o mundo vem ao homem para ser mundo" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Hegel, Heidegger e o Absoluto". In: Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 262.


7

Mundo usa-se em muitos sentidos. Propriamente o falar de sentido já é falar de mundo. Como pode haver sentido sem mundo ou mundo sem sentido? Em si, mundo é uma das questões mais complexas. O seu entendimento como meio ou contexto já surge de teorias sobre o real e [[realidade]. O que é mundo?
1° Mundo cultural. Aí mundo diz que cada cultura constitui em si um mundo. Como tal daria consistência a uma identidade, a daqueles que pertencem a tal cultura. As culturas constituiriam entre si diferenças. Como explicá-las? Outra questão a este respeito: Como se relaciona linguagem/língua/cultura? Ocorre que há diferentes conceitos de cultura, dependendo da disciplina e das teorias. A tensão entre língua e cultura não pode ser vista a partir de um conceito linguístico de língua, algo formal e abstrato. O vigor de toda cultura é o que une terra, céu, ser humano enquanto mundo: o sagrado. Por isso, toda cultura tem si um culto: os ritos dos mitos, pelos quais acontece o vigorar do sagrado;
2° Mundo e universo real. É muito genérico mas ao mesmo tempo pode significar todo o real externo e também o interno, como por exemplo, na expressão: "meu mundo interior";
Visão de mundo. Aqui significa que o real é experienciado e vivenciado a partir de uma religião, de uma teoria filosófica, científica, política, econômica. O que fica implícito a toda visão de mundo é a questão do real. O que é "real" aí? Deus? Matéria? Sociedade? Se pode haver diferentes teorias do real e em diferentes campos é porque o próprio real dando-se nessas teorias se retrai como real. O real diz-se e manifesta-se de muitas maneiras. A cada maneira de manifestação dá-se o nome de mundo;
Ser e mundo. É o sentido ontológico. Como tal abrange e ultrapassa todos os outros. Mas para ser/mundo comparecem: phýsis enquanto nascividade/ser; poíesis enquanto vigor poético; tékhne enquanto o conhecer que advém na e pela luz, lógos enquanto linguagem. Não pode haver mundo sem linguagem. Lógos/linguagem é mundo. Alétheia, ou seja, a própria realidade ou ser se ofertando enquanto clareira de desvelamento e desvelamento, isto é, verdade e não-verdade (a clareira articula sempre um desvelamento e um velamento: quando a floresta se retrai é que podemos apreender propriamente a floresta. Éthos é a linguagem enquanto mundo, onde, morando, nos apreendemos como seres humanos. Daí resulta a Sophía. A sabedoria é o ético vigorando como realidade poética enquanto mundo. São as artes. Devemos ter o cuidado de não confundir mundo, que é uma questão, com mundo seguido de um adjetivo, que se transforma simplesmente em conceito. Por exemplo: mundo medieval, social etc.


- Manuel Antônio de Castro

8

"E nós olhamos: o mundo (que não foi criado uma só vez, mas tantas quantas as vezes que aparece um artista original) parece-nos totalmente transformado relativamente ao precedente, mas também inteiramente claro" (1).
Em si o artista não é o que cria mundo, uma ideia cristã que desfoca a verdadeira questão: quando o ser humano atua, ele só pode atuar e/ ou agir a partir do que já existe e do que já lhe foi dado. Criar então significa simplesmente manifestar o que ainda não foi manifesto.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) GRASSI, Ernesto. Arte e Mito. Lisboa: Livros do Brasil, s.d., p. 172.

9

Hoje há uma tendência entre certos teólogos de falarem de mundo a partir das concepções da realidade oriundas da ciência, como se esta constituísse a realidade básica, a partir da qual se poderiam dar explicações teológicas, poéticas etc. Nota-se que falta algo e fazem afirmações problemáticas e superficiais. Emmanuel Carneiro Leão (1) encaminha o tema adequadamente ao relacionar as pesquisas e afirmações da ciência com mundo. Só porque há um mundo é que os cientistas podem fazer pesquisas físicas, biológicas etc. Eles já pressupõem o mundo constituído. Nenhuma se preocupa em pensar a própria constituição do mundo e de mundos. Por isso, pensar a realidade enquanto mundo é pensar a realidade originariamente. Mas para tanto, também é necessário pensar a cultura originariamente, porque mundo e cultura se implicam. Como relacionar mundo, linguagem e DNA, ou seja, o código genético?


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "O pensamento de Heidegger no silêncio de hoje". In: -------------. Aprendendo a pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 192.


10

Há uma mediação dos entes infra-humanos com o homem e com o ser. É nessa mediação que se vai constituir mundo, pois o homem é o ponto de re-ferência e unidade. Nessa mediação do homem fica claro como a cultura é mundo.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HUMMES, Cláudio. Metafísica. In: Travessia Poética pp. 118-20 e pp. 131-33.

11

Há uma estreita relação entre a instauração de mundo e a edificação de uma obra. Diz Leão: "[...] o processo de instauração do mundo comporta sempre a edificação de uma obra, uma operação" (1). A instauração de mundo se dá:
a) pela arte;
b) pela ação criadora do político, que funda um novo sistema de convivência, espaço essencial da cidadania;
c) pelo comportamento do herói, que realiza um sacrifício transcendente;
d) pela reflexão do pensador, que converte em marcha de pensamento a verdade da existência. "[...] sempre qualquer processo de instauração de mundo é a edificação de uma obra. É um primeiro resultado. O segundo se refere à Linguagem como dinamismo e potência da obra" (2).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Existencialismo e literatura". In: Aprendendo a pensar. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 168.
(2) Idem, p. 168.

12

"... mundo diz a matriz de sentido no interior da qual um ser humano vive sua vida. É no mundo que o homem experiencia sua mortalidade, sua desmesura, seus poderes, seus fracassos, sua sede" (1).


Referência:
(1) UNGER, Nancy Mangabeira. "Heidegger e a espera do inesperado". In: Rio de Janeiro: Revista Tempo Brasileiro - Interdisciplinaridade, dimensões poéticas, 164, 2006, p. 182.

13

"O existir se dá, e só pode se dar no, ou num, mundo. O ser é condição de possibilidade do estabelecimento de todo e qualquer mundo. O ser é sempre como vigência de uma substantividade essencial infinitiva, isto é, como condição de possibilidade de qualquer forma de sentido a posteriori. A vigência do ser é que inaugura a possibilidade de mundo, mas não só de mundo, também de caos. Existir não. Impõe o mundo como ordenação e configuração de um caos primordial, e ao mesmo tempo a superação dessa ordem e desse modo de configurar" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 56.


14

A história é sempre a história do mundo, mas só o mundo funda a história do mundo. Então história e mundo são o [[mesmo]] sem serem a mesma coisa. Ambos vigoram no mesmo princípio. E quando percebemos esta concretude originária é que podemos nos dar conta de como é impossível separar a história do homem e o homem da história, porque o homem é homem por ser originariamente a transcendência enquanto mundo. Sem mundo não há homem e sem homem, em sua transcendência, não há mundo. E o homem aí não pode ser de maneira alguma um conceito genêrico, uma essência conceitual, pois é o mundo que, como princípio originário, dá unidade a todos os seres humanos. E aí mundo cultural é uma expressão menor diante da originariedade do humano.


- Manuel Antônio de Castro


15

O auto-diálogo é originário porque nele e só nele acontece o apropriar-se do que é próprio, isto é, o que somos enquanto manifestação de mundo e terra. Mundo, no fundo, é sempre o que somos enquanto sentido e verdade. O sentido e verdade do que somos, enquanto mundo, nos advém no auto-diálogo.


- Manuel Antônio de Castro


16

"Eu me ultrapasso abdicando de meu nome, e então sou o mundo. Sigo a voz do mundo com voz única" (1).


Referência:
(1) LISPECTOR, Clarice. Água viva. Rio de Janeiro: Artenova, 1973, p. 57.


17

"Mundo não é a mera reunião das coisas existentes, contáveis ou incontáveis, conhecidas ou desconhecidas. Mundo também não é uma moldura apenas imaginada e representada em relação à soma do existente. O mundo mundifica, sendo mais do que o que se pega e percebe, em que nos acreditamos confiantes. Mundo nunca é um objeto que está diante de nós e pode ser visto. Mundo é o sempre inobjetivável, ao qual estamos subordinados enquanto as vias de nascimento e morte, bênção e maldição nos mantiverem arrebatados pelo ser (a). Onde acontecem as decisões mais essenciais de nossa história, que por nós são aceitas ou rejeitadas, não compreendidas e de novo questionadas, aí o mundo mundifica" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Trad. Idalina Azevedo da Silva e Manuel Antônio de Castro. São Paulo: Edições 70, 2010, p. 109.

18

"Nenhuma realidade se desenvolve plenamente como real, nem chega à plenitude de surgir e realizar-se por si mesma num mundo, sem a vigência da arte nas obras" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Arte e realidade. In: ---------. Petrópolis: Vozes, 1992, p. 248.


19

Mundo é uma palavra-questão. Ela diz respeito ao acontecer da realidade em seu eclodir como verdade e sentido nas realizações. Seria o originar-se do cosmos a partir do caos, do nada. E nesse sentido usamos frequentemente mundo no lugar de real e de universo.


- Manuel Antônio de Castro


20

"Nós só podemos usar a mesma palavra, para dizer tanto um fenômeno externo, a luz do sol, como para um fenômeno interno, a luz da razão, porque nem o sol está somente fora de nós, nem a razão está exclusivamente dentro de nós e sim porque sempre e necessariamente existimos como ser-no-mundo" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: HEIDEGGER, Martin. Ser e tempo. Parte I, 2. e. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 19.

21

Não são as coisas, plantas e animais do meio, nem a apreensão objetiva dos fatos contextuais da sincronia e diacronia que formam o mundo. Se assim fosse, eu ainda não teria como superar o fosso entre objetividade e subjetividade e sua cadeia de representações. Se assim fosse, eu ainda não teria como poder ordenar os fatos num todo e estes deveriam necessariamente me aparecer como uma soma desconexa. Se assim fosse, o homem seria algo que está-aí ao lado das coisas que estão-aí e jamais poderia falar em conjuntura. Só o homem tem mundo e então mundo significa a constitutiva abertura do homem ao sentido do Ser, através da qual o homem revela o sentido do que está-aí, revelando-se a ele mesmo como ex-sistência, integrando tudo na totalidade de um mundo. Mas o ser humano não é o sujeito do mundo. Este não advém por seu fazer. Mundo é o destinar-se do sentido do ser no homem. Somente o agir de tal sentido no homem lhe possibilita fazer e compreender mundo. Noutras palavras: só o ser humano (masculino ou feminino) pensa porque nele opera, age, o sentido do ser: mundo. O mundo manifesto no dizer do sentido é a linguagem. E é isso a arte.


- Manuel Antônio de Castro


22

Mundo não é uma visão do real a partir de uma ou outra teoria. Mundo é a vigência do ser acontecendo tanto nos sujeitos como nos predicados enquanto presença e sentido. Ou seja, Mundo é Linguagem constituindo línguas enquanto estas operam discursos e proposições e seus significados. Por isso, prévia aos discursos e às proposições, há uma sintaxe, isto é, Mundo.


- Manuel Antônio de Castro

23

"Mas não acredito mais que o mundo marcha necessariamente numa direção inexorável, como um trem preso aos trilhos. O mundo é um maloqueiro drogado, a ziguezaguear trôpego por aí. Como disse um político brasileiro, a gente vive esperando pelo inevitável e o que nos chega é sempre o inesperado" (1). Cabe aqui lembrar o fragmento 18 de Heráclito: "Se não se espera, não se encontra o inesperado, sendo sem caminho de encontro nem vias de acesso" (2). Todo esforço do sujeito humano em enquadrar o acontecer da realidade como mundo está destinada ao fracasso, pois o ser humano não é sujeito de nada no que tange ao essencial. Esse essencial é a própria eclosão de mundo na medida em que este é o próprio sentido do Ser em seu destinar-se.


- Manuel Antônio de Castro
(1) DIEGUES, Cacá. "Manifesto septuagenário". In: O Globo, 19-10-2013, p. 20.
(2) HERÁCLITO. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 63.


24

“Para além dos atributos que conferem a mundo o sentido de coletividade, este quer dizer transfiguração do real na vigência de realidades, ou ainda, corporificação do lógos no ato de encorpar no toque a veleidade do intangível” (1).


Referência:
(1) PESSANHA, Fábio Santana. A hermenêutica do mar – Um estudo sobre a poética de Virgílio de Lemos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2013, p. 67.


25

"Nós também: estamos sempre a inventar regras na esperança de domar o que não se pode domar. O que, provavelmente, não se deve domar. A verdade insuportável, que a doce Alice nos obriga a encarar, é que vivemos em um mundo no qual existem muito mais enigmas do que respostas. Um mundo inconstante, cheio de coisas que servem para outras coisas - e não para aquelas que imaginamos a que estejam destinadas" (1). O autor está falando de Alice, a personagem paradoxal da obra de Lewis Carroll Alice no país das maravilhas.


Manuel Antônio de Castro.
(1) CASTELLO, José. "Por que ler 'Alice'?. In: O Globo, Caderno "Prosa e verso", 23-05-2015, p. 5.


26

No verso de Pessoa em “Autopsicografia”: “O poeta é um fingidor”, tanto o sujeito como o predicado são doações e passíveis de vigência na vigência do ser, isto é, da arché ou verbo ou essência originária. No verso citado, é o ser, o verbo “é” que dá vigência ao poeta e ao fingidor. Sem o horizonte do ser não há nem poeta nem fingidor, o que significa que não há, sem ele, sentido, verdade, isto é, mundo. Mundo não é, portanto, uma visão do real a partir de um ou outra teoria. Mundo é a vigência do ser acontecendo tanto nos sujeitos como nos predicados. Ou seja, Mundo é Linguagem constituindo línguas enquanto estas operam discursos e proposições. Por isso, prévia aos discursos e às proposições há uma sintaxe, isto é, Mundo. Nas línguas da Linguagem patenteia-se Mundo.


- Manuel Antônio de Castro

27

Só o homem tem mundo e então mundo significa a constitutiva abertura do homem ao sentido do Ser, através da qual o homem revela o sentido do que está-aí, revelando-se a ele mesmo como ex-sistência, integrando tudo na totalidade de um mundo. Isto só pode acontecer, porque o Dasein, por sua abertura constitutiva ao sentido do Ser, por sua condição de Mitsein (Ser-com, no sentido de convivência poético-político-ontológica, pode integrar tudo e todos como mundo. Tudo isto não poderia ocorrer se o mundo e a compreensão não fossem dimensões inseparáveis da constituição ontológica do homem.


- Manuel Antônio de Castro


28

"E o mundo nada mais é do que essa mesma realidade eclodindo em sua verdade e sentido, que é o sentido do que nos é próprio, do que somos. E o que nos ensinam é sempre um mundo já realizado e configurado num atributo acidental, é o mundo adjetivado. Nesse horizonte o mundo, como desafio de sentido a ser realizado, passa para segundo plano porque já está pronto, apenas há a variação infindável dos atributos acidentais: mundo atual, mundo antigo, mundo social, mundo psíquico, enfim, isto e aquilo. Por que somos mundo sem atributos acidentais? Porque somos próprio (1).


Referência Bibliográfica:


(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O próprio como possibilidades". In: --------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 126.
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