Gramática

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "A [[linguagem]] viva não tem [[consciência]] de sua própria [[estrutura]], [[gramática]], [[sintaxe]] etc., portanto, de tudo aquilo que a [[ciência]] da [[linguagem]] tematiza. Uma das perversões típicas do [[natural]] aparece quando a [[escola]] [[moderno | moderna]] introduz a [[gramática]] e a [[sintaxe]] em sua [[própria]] [[língua]] materna, em lugar de introduzi-la numa [[língua]] morta como o [[latim]]. Exige-se de todos um gigantesco esforço de [[abstração]] para tomar [[consciência]] expressa da [[gramática]] do [[idioma]] que se domina enquanto [[língua]] materna. A concretização efetiva da [[linguagem]] faz com que essa desapareça detrás daquilo que nela se diz" (1).  
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: "A [[linguagem]] viva não tem [[consciência]] de sua própria [[estrutura]], [[gramática]], [[sintaxe]] etc., portanto, de tudo aquilo que a [[ciência]] da [[linguagem]] tematiza. Uma das perversões típicas do [[natural]] aparece quando a escola [[moderno | moderna]] introduz a [[gramática]] e a [[sintaxe]] em sua [[própria]] [[língua]] materna, em lugar de introduzi-la numa [[língua]] morta como o latim. Exige-se de todos um gigantesco esforço de [[abstração]] para tomar [[consciência]] expressa da [[gramática]] do [[idioma]] que se domina enquanto [[língua]] materna. A concretização efetiva da [[linguagem]] faz com que essa desapareça detrás daquilo que nela se diz" (1).  
: Essa observação de Hans-Georg Gadamer, [[pensador]] alemão, é extremamente pertinente e [[atual]]. Além disso, a [[gramática]] se tornou um instrumento dos [[meios]] de [[comunicação]], onde tudo se reduz a [[abstrações]]. Na medida em que a [[linguagem]], manifestada em cada [[língua]], [[sempre]] ultrapassa a [[gramática]] ou [[discurso]] da [[língua]], sendo a [[língua]] [[originariamente]] [[arte]] e a [[arte]] [[linguagem]], [[querer]] [[ensinar]] a [[arte]] como [[gramática]] ([[gênero|gêneros]] e [[estilos]]) é não respeitar a [[natureza]] da [[linguagem]]: [[ser]] [[arte]].
: Essa observação de Hans-Georg Gadamer, [[pensador]] alemão, é extremamente pertinente e [[atual]]. Além disso, a [[gramática]] se tornou um instrumento dos [[meios]] de [[comunicação]], onde tudo se reduz a [[abstrações]]. Na medida em que a [[linguagem]], manifestada em cada [[língua]], [[sempre]] ultrapassa a [[gramática]] ou [[discurso]] da [[língua]], sendo a [[língua]] [[originariamente]] [[arte]] e a [[arte]] [[linguagem]], [[querer]] [[ensinar]] a [[arte]] como [[gramática]] ([[gênero|gêneros]] e [[estilos]]) é não respeitar a [[natureza]] da [[linguagem]]: [[ser]] [[arte]].
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: A [[questão]] da [[gramática]] fica mais clara quando se opõe [[discurso]] e [[proposição]]. O [[discurso]] remete para a [[retórica]], tanto no [[sentido]] [[originário]] como no [[sentido]] [[sofista]]. Mas no [[sofista]] já se dá a junção de [[discurso]] e [[proposição]]. Em Aristóteles é a [[síntese]] da [[relação]] [[discurso]]/[[gramática]], mas sem o [[vigor]] do [[originário]], pois a sua ''[[Retórica]]'' trata do [[discurso]] e a sua ''[[Lógica]]'' trata de fundo [[gramatical]], tanto que a [[sintaxe]] se chamava [[análise]] [[lógica]], hoje travestida de coerência e coesão ou simplesmente [[discurso]]. As [[teoria|teorias]] variam, mas o fundo permanece o [[mesmo]]: a [[visão]] [[metafísica]] do ''[[lógos]]''. Que coesão e coerência podemos encontrar numa constatação [[simples]] como: "[[Eu]] sou e [[eu]] não-sou"? A [[Poética]] seria a [[lógica]] do [[discurso]] da ''[[poíesis]]'', isto é, do [[vigor]] do [[poético]]. Na [[retórica]] ainda temos a [[presença]] da força e [[vigor]] do ''[[rhema]]'' (do [[verbo]] ''eiro'', o [[dizer]] do [[sagrado]]) mas já não como ''[[poíesis]]''/ ''[[lógos]]''/ ''[[dzoé]]''/ ''[[phýsis]]''. Limitou-se ao ''peitho'', persuadir, ligado ao ''pascho''/[[paixão]] da ''[[psykhé]]'' como [[algo]] [[psíquico]] e sentimental. Na [[questão]] da [[gramática]] e suas variantes teóricas, o [[essencial]] é recuperar o [[vigor]] [[poético]] e a ambiguidade da ''[[phýsis]]'', e ir também para além de uma [[visão]] simplesmente [[epistemologia|epistemológica]].  
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: (1) [[HEIDEGGER]], Martin. '''A [[origem]] da [[obra de arte]]''', primeira parte: o primeiro [[conceito]] de [[coisa]]. [[Tradução]] para consulta acadêmica, em [[tradução]] de Manuel Antônio de Castro e Idalina Azevedo da Silva, disponível em: [http://www.travessiapoetica.blogspot.com Travessia Poética]
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Dialética e diálogo: A verdade do humano". In: Revista Tempo Brasileiro, 192, ''Dialética em questão I''. Rio de Janeiro, jan.- mar., 2013, p. 10.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Dialética]] e [[diálogo]]: A [[verdade]] do [[humano]]". In: Revista Tempo Brasileiro, 192, ''Dialética em questão I''. Rio de Janeiro, jan.- mar., 2013, p. 10.'''
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''Linguagem: nosso maior bem''. Série Aulas Inaugurais. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 7.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''Linguagem: nosso maior bem''. Série Aulas Inaugurais. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 22.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. ''Linguagem: nosso maior bem''. Série Aulas Inaugurais. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 23.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. '''[[Linguagem]]: nosso maior [[bem]]. Série Aulas [[Inaugurais]]. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 23.'''

Edição atual tal como 14h32min de 17 de fevereiro de 2025

1

"A linguagem viva não tem consciência de sua própria estrutura, gramática, sintaxe etc., portanto, de tudo aquilo que a ciência da linguagem tematiza. Uma das perversões típicas do natural aparece quando a escola moderna introduz a gramática e a sintaxe em sua própria língua materna, em lugar de introduzi-la numa língua morta como o latim. Exige-se de todos um gigantesco esforço de abstração para tomar consciência expressa da gramática do idioma que se domina enquanto língua materna. A concretização efetiva da linguagem faz com que essa desapareça detrás daquilo que nela se diz" (1).
Essa observação de Hans-Georg Gadamer, pensador alemão, é extremamente pertinente e atual. Além disso, a gramática se tornou um instrumento dos meios de comunicação, onde tudo se reduz a abstrações. Na medida em que a linguagem, manifestada em cada língua, sempre ultrapassa a gramática ou discurso da língua, sendo a língua originariamente arte e a arte linguagem, querer ensinar a arte como gramática (gêneros e estilos) é não respeitar a natureza da linguagem: ser arte.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método II. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 178.
Ver também:
*Estruturalismo

2

A questão da gramática fica mais clara quando se opõe discurso e proposição. O discurso remete para a retórica, tanto no sentido originário como no sentido sofista. Mas no sofista já se dá a junção de discurso e proposição. Em Aristóteles é a síntese da relação discurso/gramática, mas sem o vigor do originário, pois a sua Retórica trata do discurso e a sua Lógica trata de fundo gramatical, tanto que a sintaxe se chamava análise lógica, hoje travestida de coerência e coesão ou simplesmente discurso. As teorias variam, mas o fundo permanece o mesmo: a visão metafísica do lógos. Que coesão e coerência podemos encontrar numa constatação simples como: "Eu sou e eu não-sou"? A Poética seria a lógica do discurso da poíesis, isto é, do vigor do poético. Na retórica ainda temos a presença da força e vigor do rhema (do verbo eiro, o dizer do sagrado) mas já não como poíesis/ lógos/ dzoé/ phýsis. Limitou-se ao peitho, persuadir, ligado ao pascho/paixão da psykhé como algo psíquico e sentimental. Na questão da gramática e suas variantes teóricas, o essencial é recuperar o vigor poético e a ambiguidade da phýsis, e ir também para além de uma visão simplesmente epistemológica.


- Manuel Antônio de Castro

3

Na questão da pro-posição gramático-formal é necessário estudar profundamente:
a) como a gramática se relaciona com o tempo-verbo;
b) como a gramática "pensa" (define) a relação entre sujeito e verbo;
c) como os dois pontos anteriores se fazem presentes no conceito.
Exatamente essas questões vistas não conceitualmente mas como sintaxe poética é que permitirão um diálogo produtivo com a questão:
a) gramatical;
b) da linguagem;
c) do sujeito;
d) da funcionalidade.
Para estudo do conceito de coisa que origina a proposição, onde se funda a gramática, ver a referência abaixo.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte, primeira parte: o primeiro conceito de coisa. Tradução para consulta acadêmica, em tradução de Manuel Antônio de Castro e Idalina Azevedo da Silva, disponível em: Travessia Poética

4

Ao tratar da gramática é essencial a interpretação da coisa como juízo/oração constituído de sujeito/predicado, porque aí se dá a relação entre a teoria da linguagem e o agir, ou seja, por detrás da gramática temos uma teoria da essência do agir. Daí estar relacionada à lógica. Oração: enunciado/enunciação: agir – real ou verdade; phýsis/ on: sujeito – predicado ou inteligível – sensível. A oração é a interpretação e explicação metafísica da essência do agir.


- Manuel Antônio de Castro

5

"Libertar a linguagem da gramática, para um contexto essencial mais originário, está reservado ao pensar e poetizar" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, p. 26.


Ver também:
*Pensamento

6

"Essas três razões (a estética, a história, entendida como historiografia, e a análise) estabelecem as leis de desdobramento do real, em que não sobra lugar para a diferença, senão como exceção. Numa realidade dominada por leis e suas exceções, são vistas como instâncias sempre provisórias que tenderão a se enquadrar, a se comportar mediante a prescrição, até se converterem em novas leis" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p.30.

7

"O esquecimento do poder verbal da palavra é tão forte e dominante que, gramaticalmente, o verbo ser, o verbo de todos os verbos, não passa de um verbo de ligação ou auxiliar de outros. Um parasita. Nessa tradição, o esquecimento do destinar-se do sentido do ser nos projeta em interpretações substantivo-subjetivas e não em interpretações verbais, como é o próprio acontecer da realidade, ao qual devemos estar atentos e abertos para sua escuta" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Dialética e diálogo: A verdade do humano". In: Revista Tempo Brasileiro, 192, Dialética em questão I. Rio de Janeiro, jan.- mar., 2013, p. 10.

8

"Quando a gramática reduz o ser a um verbo de ligação, comete aí, sem dúvida nenhuma, a maior das infidelidades, não ao ser, porque nem por isso ele deixará de ser, mas a nós, a cada um de vocês. Será que a gramática escutou e escuta o Logos? Será que a gramática é sábia? Será que a gramática ama a linguagem? Ela fala, fala sem escutar. Por quê? Há aí um questão ontológica, e ligada a ela uma questão histórica: o surgimento da gramática como filha próxima e legítima da metafísica" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Linguagem: nosso maior bem. Série Aulas Inaugurais. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 7.

9

"A relação da gramática com a linguagem é muito complexa, porque ela nasce junto com a escrita, a sofística e a metafísica" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Linguagem: nosso maior bem. Série Aulas Inaugurais. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 14.

10

"O que normalmente chamamos de memória ou lembrança é identificado com o passado. Mas se é memória não é passado. Pelo contrário, vige como memória e a qualquer momento se pode tornar presente. "Momento" e "presente" mostram a vigência do ser do ente e não algo passado. A denominação aí de passado é um equívoco gramatical que não leva em conta o aparente passado como ente-ser ontológico. Por outro lado, quando se olha o passado do ponto de vista do infinitivo - a memória do ser - pode-se perceber perfeitamente que o passado integra o presente e o futuro. Por isso, o ser / infinitivo como memória ontológica é o que foi, o que é e o que será. Daí podermos dizer que a linguagem - e eis aí o equívoco gramatical ao ler linguagem do ponto de vista da gramática e não do ser - é a memória como logos " (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Linguagem: nosso maior bem. Série Aulas Inaugurais. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 22.

11

"Podemos notar que, no infinitivo, tempo e linguagem coincidem e são manifestações da poiesis da physis/ser. É necessário começar a pensar a gramática do ponto de vista da linguagem/tempo e não o tempo/linguagem do ponto de vista da gramática" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. Linguagem: nosso maior bem. Série Aulas Inaugurais. Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 23.
Ferramentas pessoais