Tradição
De Dicionário de Poética e Pensamento
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- A palavra tradição vem do verbo latino: tra-do / trans-do, entregar, narrar, transmitir, ou seja, ensinar aquilo que permanece no decorrer do tempo, o assim estabelecido como manifestação e sentido da realidade. A tradição poderia ser pensada em contraposição ao circunstancial, mas, por outro lado, ela não pode ser confundida com o passado. Este, cronologicamente, é o que já não é mais presente nem futuro (embora vigore na unidade do tempo). A tradição, que não se confunde com o passado, é aquela que tem o vigor de produzir o futuro. Quando a tradição não tem mais vigência de futuro é que ela perdeu a força geradora mÃtica, quando este se transforma em meros ritos formais. Mas os ritos são importantes como tradição porque na vigência desta constituem a identidade de uma cultura, de uma época, de um povo, de uma nação, enfim, de uma pessoa. Portanto, na tradição está também sempre presente a dialética pela qual o tempo se torna a fonte de toda e qualquer diferença, tomando sempre como referência a tradição.
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- "... tradição não é substância de conhecimentos ou de relatos, mas é o caráter mais intrÃnseco da nossa historicidade. Através dela, a nossa própria determinação é levada sobre nós e, através dela, somos lançados no futuro. Neste lance, aquilo que está sendo vem ao nosso encontro a partir do futuro. Por isso, nós designamos este acontecer como o "futuro". Ele não vem ao nosso encontro sem mais nem menos, mas só quando nós estamos em condições de seguir a tradição, de assumi-la, em vez de nos perdermos e desperdiçarmos nas ocupações do atual" (1).
- Referência:
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- "Para Heidegger, a lÃngua é, em primeira e última instância, memória e, portanto, tradição" (1).
- Referência:
- (1) SCHUBACK, Márcia Sá Cavalcante. "Para que lÃngua se traduz o Ocidente". In: O que nos faz pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-RIO, out. de 1996, p. 97, p. 65.
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- "Traduzir a tradição significa conduzir a tradição para além de seus dados e retorná-la à sua fonte, ao movimento de sua constituição. Não se trata de destruir a tradição, no sentido de uma Revolução Cultural. Trata-se de desfazer as suas construções, de remover as suas pedras e alcançar as suas fundações" (1).
- Referência:
- (1) SCHUBACK, Márcia Sá Cavalcante. "Para que lÃngua se traduz o Ocidente". In: O que nos faz pensar. Cadernos do Departamento de Filosofia da PUC-RIO, out. de 1996, p. 97, 66.
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- "Que quer que pensemos e qualquer que seja a maneira como procuramos pensar, sempre nos movimentamos no âmbito da tradição. Ela impera quando nos liberta do pensamento que olha para trás e nos libera para um pensamento do futuro, que não é mais planificação. Mas somente se nos voltamos pensando para o já pensado, seremos convocados para o que ainda está para ser pensado" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "O princÃpio da identidade". In: _____. Identidade e diferença. Tradução Ernildo Stein. Vozes / Petrópolis / RJ, em co-edição com Livraria Duas Cidades, São Paulo, 2006, p. 52.