Heidegger

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). ''Arte em questão: as questões da arte''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 12.
:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). ''Arte em questão: as questões da arte''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 12.
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: "Outra ultrapassagem do [[pensamento]] de Sartre se verifica em [[Heidegger]] quanto à [[questão]] de que a [[liberdade]] tem ou não tem uma [[lei]] [[interna]] que ela tem de seguir para se [[realizar]]: em Sartre, a [[liberdade]] é puro projeto sempre totalmente [[vazio]] de direção prefixada, em [[Heidegger]], a [[liberdade]] radica no [[ser]] e significa [[estar]] aberto ao [[ser]]. E, por isto, [[realizar-se]] como [[livre]] significa [[realizar-se]] em direção ao [[ser]], com a conseqüência de que o [[ser]] se torna a [[norma]] [[necessária]] [[interna]] da [[liberdade]]. [[Significa]] isto que, enquanto em Sartre não há [[norma]] do [[agir]] [[humano]], mas, ao contrário, é [[moral]] somente aquilo que escolho [[livremente]], seja o que for, em [[Heidegger]], só é [[moral]] a [[ação]] que escolhe em [[direção]] ao [[ser]]. Em [[Heidegger]] o [[próprio]] [[ser]] se torna [[norma]] absoluta da [[liberdade]]. Temos assim em [[Heidegger]] realmente uma [[liberdade]] que tem um [[sentido]], e, mais ainda, que encerra todo o [[sentido]] de [[vida]] [[humana]] como a um tender a uma sempre maior [[aproximação]] do [[ser]] [[infinito]] e [[absoluto]]" (1).
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: (1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. ''Metafísica''. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.

Edição de 22h35min de 7 de Julho de 2020

Tabela de conteúdo

1

"Os escritos de Heidegger não compõem um corpo de textos para uma exegese erudita, mas uma voz que nos interpela no sentido de por em movimento nossa própria reflexão. A entrada na dimensão de pensamento sinalizada por sua obra exige paciência e coragem. Exige a disponibilidade em abrir mão de hábitos cristalizados, de respostas familiares, enfim, de toda pretensão de segurança e controle. Nos põe diante do desfio de repensar a identidade do homem e o sentido do ser; nos interpela a aprender um pensar que se põe à escuta do sentido de nosso tempo" (1).


Referência:
(1) UNGER, Nancy Mangabeira. "Heidegger e a espera do inesperado". Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro. Revista Tempo Brasileiro: Interdisciplinaridade dimensões poéticas, 164, Jan.-mar. 2006, 179.


2

"Para Heidegger, a ação humana não pode mudar a compreensão do ser que é vigente hoje, nem acelerar o advento de uma nova compreensão. Mas a preparação para este advento diz respeito a uma espera ativa. Nesta espera, a forma mais alta de ação é a de um pensar que se põe à escuta do sentido de nosso tempo. O entendimento ainda não é a escuta. A escuta é um entendimento que exige o esforço, a devoção, o recolhimento do pensamento" (1).


Referência:
(1) UNGER, Nancy Mangabeira. "Heidegger e a espera do inesperado". Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro. Revista Tempo Brasileiro: Interdisciplinaridade dimensões poéticas, 164, Jan.-mar. 2006, 180.


3

"Vemos no pensamento de Heidegger a copertença entre aprender a esperar e aprender a pensar. Se aprender a esperar é uma ascese, uma disciplina, o dom da [[espera favorece uma possibilidade de experienciarmos a essência do homem enquanto abertura e correspondência com o ser. Aquele que espera, espera o que não tem. Se o tivesse, não precisaria esperar, mas pode esperar porque de alguma maneira pertence àquilo que espera. Aprender a esperar é uma das modalidades de aprender a pensar" (1).


Referência:
(1) UNGER, Nancy Mangabeira. "Heidegger e a espera do inesperado". Rio de Janeiro: Editora Tempo Brasileiro. Revista Tempo Brasileiro: Interdisciplinaridade dimensões poéticas, 164, Jan.-mar. 2006, 180.


4

"Não é de estranhar porque consideramos Heidegger um poeta, um poeta do pensamento e da prosa, um poeta poetando o ato de pensar, um poeta do questionar. E os poetas, com um sexto sentido, mais aguçado, portadores de uma sensibilidade, quiçá, extra-sensorial, captam, percebem o atemporal, o além-do-tempo; além do horizonte, tais grandes poetas são seres-águias que enxergam bem mais longe do que a medianidade geral das demais aves-pessoas" (1).


Referência:
(1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba. "Diálogo com Chuang Tzu, hoje". In: Revista Tempo Brasileiro, 171 - Permanência e atualidade da Poética. Rio de Janeiro, out.-dez., 2007, p. 165.


5

"O senso comum tem a tendência de excluir ou um ou outro, ou o feio ou o bonito, o alto ou o baixo etc. O pensamento originário propõe os dois ao mesmo tempo e automaticamente nenhum; e antes de pensarmos em niilismo, negativismo, derrotismo, vemos aí a presença do “entre”. Heidegger foi muito feliz nesta tradução do “entre”, pois vemos na questão do Entre-ser [Em alemão: Dasein], uma compreensão, uma vivência tipicamente recomendada por Chuang Tzu" (1).


Referência:
(1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba. "Diálogo com Chuang Tzu, hoje". In: Revista Tempo Brasileiro, 171 - Permanência e atualidade da Poética. Rio de Janeiro, out.-dez., 2007, p. 168.


6

"A diferença de Hegel quanto ao pensamento de Heidegger é uma diferença sutil. Para Hegel, o processo dialético tanto na História quanto no sujeito (tanto no espírito subjetivo quanto no espírito objetivo) constitui uma dialética trancada. Ela entra e alcança a sua plenitude. E então só pode se dar a repetição do mesmo processo. Ela começa a se desfazer da sua riqueza para voltar novamente a se fazer. É um ciclo trancado. Para Heidegger, a dialética é sempre aberta. Nós não sabemos o mistério que estabelece a possibilidade de andamento do ritmo dialético e ele nunca termina. Está sempre em aberto. É o que nos diz o verbo latino hiare, abrir-se, de onde vem hiatos, hiato, hiância, em português. Para Heidegger, o movimento em qualquer nível que seja: no real, na natureza, na vida, na consciência, na cultura, na história, é sempre aberto. Nunca se tranca. Nunca termina" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Dialética: entre o fechado e o aberto". Revista Tempo Brasileiro: Dialética em questão II. Editora Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, jul.-set., 2013, 194, p. 8.


7

"4a.Heidegger procede a toda uma releitura da trajetória da filosofia ocidental, interpretando-a no horizonte do pensamento e da poesia. Isso torna as reflexões sobre arte extremamente complexas e inovadoras;
5ª. Seus ensaios se afastam completamente do vocabulário elaborado pela metafísica para tratar das obras de arte. Se o leitor não se colocar nessa nova postura e horizonte, todo o novo modo de revivificar a arte se tornará muito difícil" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 12.

8

"Outra ultrapassagem do pensamento de Sartre se verifica em Heidegger quanto à questão de que a liberdade tem ou não tem uma lei interna que ela tem de seguir para se realizar: em Sartre, a liberdade é puro projeto sempre totalmente vazio de direção prefixada, em Heidegger, a liberdade radica no ser e significa estar aberto ao ser. E, por isto, realizar-se como livre significa realizar-se em direção ao ser, com a conseqüência de que o ser se torna a norma necessária interna da liberdade. Significa isto que, enquanto em Sartre não há norma do agir humano, mas, ao contrário, é moral somente aquilo que escolho livremente, seja o que for, em Heidegger, só é moral a ação que escolhe em direção ao ser. Em Heidegger o próprio ser se torna norma absoluta da liberdade. Temos assim em Heidegger realmente uma liberdade que tem um sentido, e, mais ainda, que encerra todo o sentido de vida humana como a um tender a uma sempre maior aproximação do ser infinito e absoluto" (1).


Referência:
(1) HUMMES, o.f.m. Frei Cláudio. Metafísica. Mimeo. Daltro Filho / Imigrantes, RS, 1963. Depois tornou-se Bispo e hoje é Cardeal.