Atitude

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Um [[artista]] perante a [[arte]] pode produzir [[obra|obras]] ou atitudes. Estas dizem respeito a certas regras de conduta mais intelectuais do que propriamente artísticas, pois não se pode dizer que haja uma conduta artística ou atitude artística na medida em que brote da arte, pois, enquanto atitude ou conduta, esta diz respeito ou ao artista como [[homem]] ou ao leitor, ouvinte, etc. Na arte não há atitudes, há o operar do qual o artista não é a medida. Diz SOUZA: "Ao invés de fazer o poema, o poeta se faz no poema e pelo poema." (1)
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: Um [[artista]] perante a [[arte]] pode produzir [[obra|obras]] ou [[atitudes]]. Estas dizem respeito a certas regras de [[conduta]] mais intelectuais do que propriamente [[artísticas]], pois não se pode dizer que haja uma [[conduta]] [[artística]] ou [[atitude]] [[artística]] na medida em que brote da [[arte]], pois, enquanto [[atitude]] ou [[conduta]], esta diz respeito ou ao [[artista]] como [[homem]] ou ao [[leitor]], ouvinte etc. Na [[arte]] não há [[atitudes]], há o [[operar]] do qual o [[artista]] não é a [[medida]]. Diz SOUZA:
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: "Ao invés de fazer o [[poema]], o [[poeta]] se faz no [[poema]] e pelo [[poema]]" (1).
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]
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(1) :SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Revista Tempo Brasileiro", nº 82, p.22.
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: (1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "[[Historicismo]] e [[hermenêutica]] em Dilthey". In: '''Modos de [[interpretação]]. Revista Tempo Brasileiro, nº 82, 1985, p. 22.'''
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: (1) BOFF, Leonardo.''' "[[Cuidado]]: o ''ethos'' do [[humano]]". In: ---. [[Saber]] [[cuidar]] - [[ética]] do [[humano]], compaixão pela [[terra]]. Petrópolis: Vozes, 2002, 8. e., p.33.'''
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: (1) BOFF, Leonardo.''' "[[Cuidado]]: o ''ethos'' do [[humano]]". In: ---. [[Saber]] [[cuidar]] - [[ética]] do [[humano]], [[compaixão]] pela [[terra]]. Petrópolis: Vozes, 2002, 8. e., p.33.'''
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: (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. '''[[Aprendendo]] e [[pensar]] II. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 156.'''
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: - [[Manuel Antônio de Castro]].

Edição atual tal como 22h20min de 31 de Dezembro de 2024

Tabela de conteúdo

1

Um artista perante a arte pode produzir obras ou atitudes. Estas dizem respeito a certas regras de conduta mais intelectuais do que propriamente artísticas, pois não se pode dizer que haja uma conduta artística ou atitude artística na medida em que brote da arte, pois, enquanto atitude ou conduta, esta diz respeito ou ao artista como homem ou ao leitor, ouvinte etc. Na arte não há atitudes, há o operar do qual o artista não é a medida. Diz SOUZA:
"Ao invés de fazer o poema, o poeta se faz no poema e pelo poema" (1).


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) SOUZA, Ronaldes de Melo e. "Historicismo e hermenêutica em Dilthey". In: Modos de interpretação. Revista Tempo Brasileiro, nº 82, 1985, p. 22.

2

"O que se opõe ao descuido e ao descaso é o cuidado. Cuidar é mais que um ato; é uma atitude. Portanto, abrange mais do que um momento de atenção, de zelo e de desvelo. Representa uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro" (1).


Referência:
(1) BOFF, Leonardo. "Cuidado: o ethos do humano". In: ---. Saber cuidar - ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2002, 8. e., p.33.

3

"A atitude é uma fonte, gera muitos atos que expressam a atitude de fundo" (1).


Referência:
(1) BOFF, Leonardo. "Cuidado: o ethos do humano". In: ---. Saber cuidar - ética do humano, compaixão pela terra. Petrópolis: Vozes, 2002, 8. e., p.33.

4

"A integração de penhor e bem constitui e perfaz o sentido, télos, do empenho na dinâmica da ação. Costuma-se traduzir télos por meta, fim, finalidade. Todavia, télos não diz nem a meta a que dirige a ação nem o fim em que a ação finda, nem a finalidade a que serve a ação. Télos é o sentido, enquanto sentido implica princípio de desenvolvimento, vigor de vida, plenitude de estruturação. Assim o télos, o sentido de toda ação, é consumar a atitude, é o sumo desenvolvimento do vigor de sua plenitude. Atitude, como a consumação de todos os sentidos das ações, to teleio taton, é pois, a perfeita integração de penhor e bem" (1).


Referência:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo e pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 156.

5

Atitude. Podemos compreender a atitude em três dimensões principalmente:
1ª. Maneira como o corpo está posicionado, ou seja, sua posição e postura;
2ª. A conduta ou a forma como os seres humanos se comportam, agem e orientam suas ações, ou ainda, a condução da vida segundo os valores que orientam a sua vida;
3ª. Em vista disso, pode-se falar de o ser humano ter atitude, ou seja, procurar realizar aquilo que acredita ser o melhor para ele através de suas atitudes ou decisões, ou seja, segundo aquilo que elas mais valorizam;
4a.Deduzimos facilmente que toda atitude implica um desprendimento.


Como podemos ver, quando falamos em atitudes, no fundo, estamos compreendendo os comportamentos, escolhas e condutas que cada um tem e toma em sua vida. Em sentido não ideológico, mas vital e pessoal, isso também se pode denominar: práxis.


- Manuel Antônio de Castro.
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