Falar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Tabela de conteúdo

1

"Há pessoas que ficam silenciosas quando falam" (1).


Referência:
(1) KUROSAWA, Akiro. No filme: Rapsódia em agosto - um verão para ser lembrado.

2

"Mas falar é ao mesmo tempo escutar. É hábito contrapor a fala e a escuta: um fala e o outro escuta. Mas a escuta não apenas acompanha e envolve a fala que tem lugar na conversa. A simultaneidade de fala e escuta diz muito mais. Falar é, por si mesmo, escutar. Falar é escutar a linguagem que falamos. O falar não é ao mesmo tempo, mas antes uma escuta" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 203.

3

"Não sabendo auscultar, não sabem falar" (1).


Referência:
(1) HERÁCLITO. Fragmento 19. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 63.

4

"Antes de falar considera: em primeiro lugar, o que tu dizes; em segundo lugar, o porquê tu dizes; em terceiro lugar, a quem tu o dizes; em quarto lugar, de quem tu o conseguiste; em quinto lugar, aquilo que resultará de tuas palavras; em sexto lugar, que proveito disso decorrerá; em sétimo lugar, quem escutará aquilo que tu dizes. Coloca então tuas palavras na cabeça do teu dedo e as pensa sucessivamente nestas sete maneiras antes de as expressar: nenhum mal jamais resultará de tuas palavras" (1).


Referência:
(1) Os ditados do sábio Cadoc (VI século). Textos apresentados por Jean Markale. Paris: Albin Michel, Cadernos de Sabedoria, 2004, p. 17. Tradução do francês: Manuel Antônio de Castro.
Ferramentas pessoais