Uno

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "O [[uno]] não admite [[divisão]]. [[Toda]] e qualquer [[forma]] de [[divisão]] é já [[desintegração]], é já destruição do [[uno]]. Para que se apresente o [[uno]] com [[sentido]] é incondicional a sua indivisibilidade. O [[uno]] não é [[análise|analisável]]. Ele constitui um [[outro]] irreversível. É essa irreversibilidade que assegura em qualquer instância ou [[dimensão]], [[sempre]], a [[possibilidade]] de que se estabeleça uma [[dinâmica]] propícia à [[instauração]] de um ''[[logos]]'', de um [[sentido]] da [[instauração]] de uma [[instância]] de proferição. Radicalmente: o [[uno]] é a [[vigência]] do [[uno]] enquanto [[uno]]. Em última [[instância]] é a [[vigência]] da [[diferença]], é a radicalização da [[diferença]] no encaminhamento que leva a [[diferença]] à sua [[instância]] mais [[radical]], à sua raiz" (1).
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: (1) JARDIM, Antonio. ''Música: vigência do pensar poético''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 84.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "As faces do trágico em ''Vidas Secas''". In:-----. ''Travessia Poética''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977, p. 77.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "As faces do trágico em '''Vidas Secas'''". In:---. '''Travessia Poética'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977, p. 77.
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: "O [[Tao]] é [[um]], mas no momento em que ele se torna manifesto, precisa se tornar dois. A [[manifestação]] precisa [[ser]] [[dual]]: ela não pode [[ser]] uma só, precisa se dividir em duas. Ela precisa tornar-se [[matéria]] e [[consciência]], precisa tornar-se [[homem]] e [[mulher]], [[dia]] e [[noite]], [[vida]] e [[morte]]... Você encontrará esses dois [[princípios]] em [[todos]] os [[lugares]]. O [[todo]] da [[vida]] consiste nesses dois [[princípios]], e por trás deles está o oculto o [[Uno]]. Se você insistir em [[permanecer]] às voltas com essas [[dualidades]], nos polos opostos, permanecerá no [[mundo]]. Se você for [[inteligente]], se for um pouco mais alerta e começar a [[olhar]] mais [[fundo]], a [[olhar]] para a [[profundidade]] das [[coisas]], ficará surpreso: os [[opostos]] não são [[realmente]] [[opostos]], mas [[complementares]]. E por trás de ambos há uma [[única]] [[energia]]: o [[Tao]]" (1).
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: "O [[Tao]] é [[um]], mas no momento em que ele se torna manifesto, precisa se tornar dois. A [[manifestação]] precisa [[ser]] [[dual]]: ela não pode [[ser]] uma só, precisa se dividir em duas. Ela precisa tornar-se [[matéria]] e [[consciência]], precisa tornar-se [[homem]] e [[mulher]], [[dia]] e [[noite]], [[vida]] e [[morte]]... Você encontrará esses dois [[princípios]] em [[todos]] os [[lugares]]. O [[todo]] da [[vida]] consiste nesses dois [[princípios]], e por trás deles está o oculto o [[Uno]]. Se você insistir em [[permanecer]] às voltas com essas [[dualidades]], nos polos opostos, permanecerá no [[mundo]]. Se você for [[inteligente]], se for um pouco mais alerta e começar a [[olhar]] mais [[fundo]], a [[olhar]] para a [[profundidade]] das [[coisas]], ficará surpreso: os [[opostos]] não são [[realmente]] [[opostos]], mas [[complementares]]. E por trás de ambos há uma [[única]] [[energia]]: o [[Tao]]" (1). O [[autor]] usa a [[palavra]] ''[[dual]]'', penso que [[melhor]] seria usar a [[palavra]]  ''[[dobra]]'', onde se faz [[presente]] a [[diferença]] e a [[identidade]]. A [[dualidade]] criada [[entre]] [[oposto]] e [[complementar]] ignora a [[presença]] e [[energia]] da [[dobra]], [[presente]] em [[tudo]].
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: (1) OSHO. "Os princípios do tao". In: ----. ''Tao'', trad. Leonardo Freire. São Paulo: Cultrix, 2014, 10.
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: (1) OSHO. "Os princípios do tao". In: ----. '''Tao''', trad. Leonardo Freire. São Paulo: Cultrix, 2014, 10.
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: (1) ANSELMO, Santo. "Cap. XVIII - Como nem em Deus nem na sua eternidade, que é ele mesmo, há pates". In: ''Proslógio''. Coleção: ''Os Pensadores''. ''Santo Anselmo'' - ''Abelardo''. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 115.
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: (1) ANSELMO, Santo. "Cap. XVIII - Como nem em Deus nem na sua eternidade, que é ele mesmo, há partes". In: '''Proslógio'''. Coleção: '''Os Pensadores'''. '''Santo Anselmo''' - '''Abelardo'''. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 115.

Edição atual tal como 22h16min de 23 de Abril de 2024

Ver também: Unidade e Um.


1

"O uno não admite divisão. Toda e qualquer forma de divisão é já desintegração, é já destruição do uno. Para que se apresente o uno com sentido é incondicional a sua indivisibilidade. O uno não é analisável. Ele constitui um outro irreversível. É essa irreversibilidade que assegura em qualquer instância ou dimensão, sempre, a possibilidade de que se estabeleça uma dinâmica propícia à instauração de um logos, de um sentido da instauração de uma instância de proferição. Radicalmente: o uno é a vigência do uno enquanto uno. Em última instância é a vigência da diferença, é a radicalização da diferença no encaminhamento que leva a diferença à sua instância mais radical, à sua raiz" (1).


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 84.

2

"A Natureza, para Nietzsche, é uma força irresistível que se manifesta como unidade e multiplicidade, num eterno retorno tensional. Simboliza a unidade pelo instinto dionisíaco, que tem um conhecimento imediato de si. O uno tem necessidade para sua libertação do encanto da visão e da alegria da aparência, pois quanto mais diferente mais uno, daí tender à aparência, ou seja, ao múltiplo, ao finito e individual, sentindo-se cada um alienado e sofrendo. Toma como símbolo da aparência ou da multiplicidade o instinto apolíneo. O uno ao multiplicar-se e, portanto, libertar-se, experimenta um profundo gozo e força, que Nietzsche visualiza no renascer da multiplicidade e aparência, conhece que o gozo da aparência é falaz e retorna ao uno. Nessa perspectiva, o trágico é a representação simbólica da sabedoria dionisíaca, com a ajuda de meios artísticos apolíneos e, pelo aniquilamento destes, chega-se ao uno. O estado apolíneo, pela aparência, corresponde ao princípio da “medida” no sentido helênico" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "As faces do trágico em Vidas Secas". In:---. Travessia Poética. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977, p. 77.

3

"O Tao é um, mas no momento em que ele se torna manifesto, precisa se tornar dois. A manifestação precisa ser dual: ela não pode ser uma só, precisa se dividir em duas. Ela precisa tornar-se matéria e consciência, precisa tornar-se homem e mulher, dia e noite, vida e morte... Você encontrará esses dois princípios em todos os lugares. O todo da vida consiste nesses dois princípios, e por trás deles está o oculto o Uno. Se você insistir em permanecer às voltas com essas dualidades, nos polos opostos, permanecerá no mundo. Se você for inteligente, se for um pouco mais alerta e começar a olhar mais fundo, a olhar para a profundidade das coisas, ficará surpreso: os opostos não são realmente opostos, mas complementares. E por trás de ambos há uma única energia: o Tao" (1).
O autor usa a palavra dual, penso que melhor seria usar a palavra dobra, onde se faz presente a diferença e a identidade. A dualidade criada entre oposto e complementar ignora a presença e energia da dobra, presente em tudo.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) OSHO. "Os princípios do tao". In: ----. Tao, trad. Leonardo Freire. São Paulo: Cultrix, 2014, 10.

4

"Mas aquilo que tem partes não é uno, e, sim, composto e distinto de si mesmo e pode-se fracionar, ou na realidade ou pelo ato do pensamento. Porém, isso não se pode afirmar de ti, que és o ser do qual não se pode pensar nenhuma coisa melhor" (1).


Referência:
(1) ANSELMO, Santo. "Cap. XVIII - Como nem em Deus nem na sua eternidade, que é ele mesmo, há partes". In: Proslógio. Coleção: Os Pensadores. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 115.
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