Filme
De Dicionrio de Potica e Pensamento
(Diferença entre revisões)
(→5) |
(→6) |
||
(16 edições intermediárias não estão sendo exibidas.) | |||
Linha 1: | Linha 1: | ||
== 1 == | == 1 == | ||
- | : "[[Filme]], fita ou película é um produto audiovisual finalizado, com uma certa duração, para ser exibido no [[cinema]], na televisão ou em algum outro veículo. Um [[filme]] é formado por uma série [[finita]] de [[imagens]] fixas, registradas sobre um suporte físico e que, projetadas a uma | + | : "[[Filme]], fita ou película é um produto audiovisual finalizado, com uma certa duração, para ser exibido no [[cinema]], na televisão ou em algum outro veículo. Um [[filme]] é formado por uma série [[finita]] de [[imagens]] fixas, registradas sobre um suporte físico e que, projetadas a uma velocidade maior que a capacidade resolutiva da [[visão]] [[humana]], dão ao [[espectador]] a sensação de [[movimento]]" (1). |
- | : Quando se pensa o [[filme]] como [[obra de arte]], suscita esta [[realização]] artística algumas [[questões]] importantes: [[imagem]], [[realidade]], [[verdade]], [[aparência]], [[obra de arte]] [[revelação]]. No [[filme]] que se constitui numa [[obra de arte]], a [[imagem]] será sempre [[poética]]. Em geral, podemos distinguir [[fundamentalmente]] as [[imagens]] [[informativas]] e as [[imagens]] [[poéticas]]. Nossa [[época]] é uma [[época]] em que predominam as [[imagens]], mas [[imagens]] [[informativas]]. Já os [[filmes]] na sua maioria são [[filmes]] de [[diversão]], de | + | |
+ | : Quando se pensa o [[filme]] como [[obra de arte]], suscita esta [[realização]] artística algumas [[questões]] importantes: [[imagem]], [[realidade]], [[verdade]], [[aparência]], [[obra de arte]], [[revelação]]. No [[filme]] que se constitui numa [[obra de arte]], a [[imagem]] será sempre [[poética]]. Em geral, podemos distinguir [[fundamentalmente]] as [[imagens]] [[informativas]] e as [[imagens]] [[poéticas]]. Nossa [[época]] é uma [[época]] em que predominam as [[imagens]], mas [[imagens]] [[informativas]]. Já os [[filmes]] na sua maioria são [[filmes]] de [[diversão]], de entretenimento. | ||
Linha 17: | Linha 18: | ||
== 3 == | == 3 == | ||
- | : O [[grego]] pensa a [[realidade]] que não cessa de [[mudar]] a partir de quatro [[movimentos]]. Estes [[movimentos]] remetem para muitas [[questões]], sobretudo [[tempo]], [[fenômeno]], [[representação]], [[cinema]], [[imagem]], [[processo]], [[visão]]. A [[palavra]] [[cinema]] vem diretamente da [[palavra]] grega que diz movimento: ''kinesis''. Os [[filmes]] são [[imagens]] em [[movimento]], daí o [[cinema]] ser constituído pela [[realização]] de [[filmes]]. Na realidade, o [[movimento]] do que aparece nos [[filmes]] é uma [[ilusão]], pois cada [[movimento]] é a | + | : O [[grego]] pensa a [[realidade]] que não cessa de [[mudar]] a partir de quatro [[movimentos]]. Estes [[movimentos]] remetem para muitas [[questões]], sobretudo [[tempo]], [[fenômeno]], [[representação]], [[cinema]], [[imagem]], [[processo]], [[visão]]. A [[palavra]] [[cinema]] vem diretamente da [[palavra]] grega que diz movimento: ''kinesis''. Os [[filmes]] são [[imagens]] em [[movimento]], daí o [[cinema]] ser constituído pela [[realização]] de [[filmes]]. Na realidade, o [[movimento]] do que aparece nos [[filmes]] é uma [[ilusão]], pois cada [[movimento]] é a sucessão de certo número de [[imagens]] por segundo. |
Linha 28: | Linha 29: | ||
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) DIEGUES, Cacá. "Indispensável fênix". | + | : (1) DIEGUES, Cacá. "Indispensável fênix". '''[[Crônica]] publicada em O Globo, 9-12-2019, p. 3.''' |
== 5 == | == 5 == | ||
- | : "Ganhador do Oscar em quatro [[categorias]], ''Parasita'', [[obra]] de [[autor]] do | + | : "Ganhador do Oscar em quatro [[categorias]], '''Parasita''', [[obra]] de [[autor]] do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho, tem todos os ingredientes de um grande [[filme]]: [[coração]], ponto de vista e uma [[história]] bem contada. Pode ser adaptado para qualquer outro [[tempo]] da [[história]] e continuará a fazer [[sentido]] e a magnetizar a atenção do começo ao fim. Isso tudo somado à [[estética]] rigorosa faz de '''Parasita''', desde já, candidato provável a ser entronizado como um [[clássico]] do [[cinema]]" (1). |
: Referência: | : Referência: | ||
- | : (1) ALCÂNTARA, Eurípedes. "Pode-se criticar o | + | : (1) ALCÂNTARA, Eurípedes.''' "Pode-se [[criticar]] o Parasita?". In: O Globo, sábado, 15-02-2020, Caderno ''Opinião'', p. 3.''' |
+ | |||
+ | == 6 == | ||
+ | : "Quando me perguntam qual o meu [[livro]] de [[ficção]] preferido, respondo [[sempre]] que não sei... Contudo, se me perguntarem qual o meu [[filme]] preferido, tenho uma [[resposta]]: '''2001 - Uma odisseia no espaço''', de Stanley Kubrick, baseado num conto de Arthur C. Clarke... O [[filme]] incorpora [[ideias]] de vários outros contos de Clarke. Porém, o [[conceito]] seminal está lá - o de um [[misterioso]] artefato alienígena abandonado na [[lua]], para vigiar o processo de desenvolvimento da [[Humanidade]]" (1). | ||
+ | |||
+ | : Esse [[filme]] é muito rico em [[questões]] [[fundamentais]], aliás, coloca diversas [[questões]] antecipando o que viria depois. De um lado, reflete sobre a eclosão da [[humanidade]], na passagem do macaco para o [[ser humano]]. Por outro lado, volta-se para o [[futuro]] e reflete sobre a [[relação]] do [[homem]] com a [[ciência]], a [[técnica]] e a [[criação]] da [[inteligência artificial]], levantando a hipótese de uma futura revolta da máquina contra o [[homem]]. E termina com o [[ser humano]] se defrontando com seu [[eu]] [[interior]], [[profundo]]. É uma [[verdadeira]] [[obra]]-prima. O diretor Stanley Kubrick é um [[gênio]]. O último [[filme]] que ele dirigiu antes de morrer é também uma [[verdadeira]] [[obra]]-prima: '''De olhos bem fechados'''. | ||
+ | |||
+ | |||
+ | : - [[Manuel Antônio de Castro]]. | ||
+ | |||
+ | : (1) AGUALUSA, José Eduardo.''' "O [[mistério]] dos monólitos". [[Crônica]] publicada no '''Segundo Caderno''' de '''O Globo''', 5-12-2020, p. 6.''' |
Edição atual tal como 19h47min de 16 de Dezembro de 2024
Tabela de conteúdo |
1
- "Filme, fita ou película é um produto audiovisual finalizado, com uma certa duração, para ser exibido no cinema, na televisão ou em algum outro veículo. Um filme é formado por uma série finita de imagens fixas, registradas sobre um suporte físico e que, projetadas a uma velocidade maior que a capacidade resolutiva da visão humana, dão ao espectador a sensação de movimento" (1).
- Quando se pensa o filme como obra de arte, suscita esta realização artística algumas questões importantes: imagem, realidade, verdade, aparência, obra de arte, revelação. No filme que se constitui numa obra de arte, a imagem será sempre poética. Em geral, podemos distinguir fundamentalmente as imagens informativas e as imagens poéticas. Nossa época é uma época em que predominam as imagens, mas imagens informativas. Já os filmes na sua maioria são filmes de diversão, de entretenimento.
- Referência:
- (1) Wikipédia: www.ttps://pt.wikipedia.org/wiki/Filme
2
- No filme que se constitui numa obra de arte, a imagem será sempre poética. Em geral, podemos distinguir fundamentalmente as imagens informativas e as imagens poéticas. Nossa época é uma época em que predominam as imagens, mas imagens informativas. Já os filmes na sua maioria são filmes de diversão ou entretenimento ou ainda de informação. A imagem poética é aquela que não pode ser reduzida a simples meio de informação, mas que traz, em si, no seu mostrar, o fazer aparecer o que se presenteando, dando-se, tanto mais se faz presente quanto mais se vela.
3
- O grego pensa a realidade que não cessa de mudar a partir de quatro movimentos. Estes movimentos remetem para muitas questões, sobretudo tempo, fenômeno, representação, cinema, imagem, processo, visão. A palavra cinema vem diretamente da palavra grega que diz movimento: kinesis. Os filmes são imagens em movimento, daí o cinema ser constituído pela realização de filmes. Na realidade, o movimento do que aparece nos filmes é uma ilusão, pois cada movimento é a sucessão de certo número de imagens por segundo.
4
- "É que filmes são um retrato da alma de um povo que se reconhece neles, para se conhecer melhor" (1).
- Referência:
- (1) DIEGUES, Cacá. "Indispensável fênix". Crônica publicada em O Globo, 9-12-2019, p. 3.
5
- "Ganhador do Oscar em quatro categorias, Parasita, obra de autor do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho, tem todos os ingredientes de um grande filme: coração, ponto de vista e uma história bem contada. Pode ser adaptado para qualquer outro tempo da história e continuará a fazer sentido e a magnetizar a atenção do começo ao fim. Isso tudo somado à estética rigorosa faz de Parasita, desde já, candidato provável a ser entronizado como um clássico do cinema" (1).
- Referência:
- (1) ALCÂNTARA, Eurípedes. "Pode-se criticar o Parasita?". In: O Globo, sábado, 15-02-2020, Caderno Opinião, p. 3.
6
- "Quando me perguntam qual o meu livro de ficção preferido, respondo sempre que não sei... Contudo, se me perguntarem qual o meu filme preferido, tenho uma resposta: 2001 - Uma odisseia no espaço, de Stanley Kubrick, baseado num conto de Arthur C. Clarke... O filme incorpora ideias de vários outros contos de Clarke. Porém, o conceito seminal está lá - o de um misterioso artefato alienígena abandonado na lua, para vigiar o processo de desenvolvimento da Humanidade" (1).
- Esse filme é muito rico em questões fundamentais, aliás, coloca diversas questões antecipando o que viria depois. De um lado, reflete sobre a eclosão da humanidade, na passagem do macaco para o ser humano. Por outro lado, volta-se para o futuro e reflete sobre a relação do homem com a ciência, a técnica e a criação da inteligência artificial, levantando a hipótese de uma futura revolta da máquina contra o homem. E termina com o ser humano se defrontando com seu eu interior, profundo. É uma verdadeira obra-prima. O diretor Stanley Kubrick é um gênio. O último filme que ele dirigiu antes de morrer é também uma verdadeira obra-prima: De olhos bem fechados.