Filme

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Quando me perguntam qual o meu [[livro]] de [[ficção]] preferido, respondo [[sempre]] que não sei... Contudo, se me perguntarem qual o meu [[filme]] preferido, tenho uma [[resposta]]: '''2001 - Uma odisseia no espaço''', de Stanley Kubrick, baseado num [[conto]] de Arthur C. Clarke... O [[filme]] incorpora [[ideias]] de vários  outros [[contos]] de Clarke. Porém, o [[conceito]] seminal está lá - o de um [[misterioso]] artefato alienígena abandonado na [[lua]], para vigiar o processo de desenvolvimento da [[Humanidade]]" (1).
: "Quando me perguntam qual o meu [[livro]] de [[ficção]] preferido, respondo [[sempre]] que não sei... Contudo, se me perguntarem qual o meu [[filme]] preferido, tenho uma [[resposta]]: '''2001 - Uma odisseia no espaço''', de Stanley Kubrick, baseado num [[conto]] de Arthur C. Clarke... O [[filme]] incorpora [[ideias]] de vários  outros [[contos]] de Clarke. Porém, o [[conceito]] seminal está lá - o de um [[misterioso]] artefato alienígena abandonado na [[lua]], para vigiar o processo de desenvolvimento da [[Humanidade]]" (1).
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: Esse [[filme]] é muito rico em [[questões]] [[fundamentais]], aliás, coloca diversas [[questões]] antecipando o que viria depois. De um lado, reflete sobre a eclosão da [[humanidade]], na passagem do macaco para o [[ser humano]]. Por outro lado, volta-se para o [[futuro]] e reflete sobre a [[relação]] do [[homem]] com a [[ciência]], a [[técnica]] e a [[criação]] da [[inteligência artificial]], levantando a hipótese de uma futura revolta da máquina contra o [[homem]]. E termina com o [[ser humano]] se defrontando com seu [[eu]] [[interior]], [[profundo]]. É uma [[verdadeira]] [[obra-prima]].

Edição de 22h11min de 6 de Dezembro de 2020

Tabela de conteúdo

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"Filme, fita ou película é um produto audiovisual finalizado, com uma certa duração, para ser exibido no cinema, na televisão ou em algum outro veículo. Um filme é formado por uma série finita de imagens fixas, registradas sobre um suporte físico e que, projetadas a uma velocidade maior que a capacidade resolutiva da visão humana, dão ao espectador a sensação de movimento" (1).
Quando se pensa o filme como obra de arte, suscita esta realização artística algumas questões importantes: imagem, realidade, verdade, aparência, obra de arte, revelação. No filme que se constitui numa obra de arte, a imagem será sempre poética. Em geral, podemos distinguir fundamentalmente as imagens informativas e as imagens poéticas. Nossa época é uma época em que predominam as imagens, mas imagens informativas. Já os filmes na sua maioria são filmes de diversão, de entretenimento.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) Wikipédia: www.ttps://pt.wikipedia.org/wiki/Filme

2

No filme que se constitui numa obra de arte, a imagem será sempre poética. Em geral, podemos distinguir fundamentalmente as imagens informativas e as imagens poéticas. Nossa época é uma época em que predominam as imagens, mas imagens informativas. Já os filmes na sua maioria são filmes de diversão ou entretenimento ou ainda de informação. A imagem poética é aquela que não pode ser reduzida a simples meio de informação, mas que traz, em si, no seu mostrar, o fazer aparecer o que se presenteando, dando-se, tanto mais se faz presente quanto mais se vela.


- Manuel Antônio de Castro.

3

O grego pensa a realidade que não cessa de mudar a partir de quatro movimentos. Estes movimentos remetem para muitas questões, sobretudo tempo, fenômeno, representação, cinema, imagem, processo, visão. A palavra cinema vem diretamente da palavra grega que diz movimento: kinesis. Os filmes são imagens em movimento, daí o cinema ser constituído pela realização de filmes. Na realidade, o movimento do que aparece nos filmes é uma ilusão, pois cada movimento é a sucessão de certo número de imagens por segundo.


- Manuel Antônio de Castro.

4

"É que filmes são um retrato da alma de um povo que se reconhece neles, para se conhecer melhor" (1).


Referência:
(1) DIEGUES, Cacá. "Indispensável fênix". Crônica publicada em O Globo, 9-12-2019, p. 3.

5

"Ganhador do Oscar em quatro categorias, Parasita, obra de autor do diretor sul-coreano Bong Joon-Ho, tem todos os ingredientes de um grande filme: coração, ponto de vista e uma história bem contada. Pode ser adaptado para qualquer outro tempo da história e continuará a fazer sentido e a magnetizar a atenção do começo ao fim. Isso tudo somado à estética rigorosa faz de Parasita, desde já, candidato provável a ser entronizado como um clássico do cinema" (1).


Referência:
(1) ALCÂNTARA, Eurípedes. "Pode-se criticar o Parasita?". In: O Globo, sábado, 15-02-2020, Caderno Opinião, p. 3.

6

"Quando me perguntam qual o meu livro de ficção preferido, respondo sempre que não sei... Contudo, se me perguntarem qual o meu filme preferido, tenho uma resposta: 2001 - Uma odisseia no espaço, de Stanley Kubrick, baseado num conto de Arthur C. Clarke... O filme incorpora ideias de vários outros contos de Clarke. Porém, o conceito seminal está lá - o de um misterioso artefato alienígena abandonado na lua, para vigiar o processo de desenvolvimento da Humanidade" (1).
Esse filme é muito rico em questões fundamentais, aliás, coloca diversas questões antecipando o que viria depois. De um lado, reflete sobre a eclosão da humanidade, na passagem do macaco para o ser humano. Por outro lado, volta-se para o futuro e reflete sobre a relação do homem com a ciência, a técnica e a criação da inteligência artificial, levantando a hipótese de uma futura revolta da máquina contra o homem. E termina com o ser humano se defrontando com seu eu interior, profundo. É uma verdadeira obra-prima.


- Manuel Antônio de Castro.
(1) AGUALUSA, José Eduardo. "O mistério dos monólitos". Crônica publicada no Segundo Caderno de O Globo, 5-12-2020, p. 6.
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