Gaia

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: No [[ensaio]] ''A [[origem]] da [[obra]] de [[arte]]'' (1), Heidegger mostra que só podemos [[saber]] o que é a [[Terra]] a partir da [[obra de arte]]. [[Terra]], então, nada tem a ver com [[matéria]] (um [[conceito]] que está em [[função]] da [[interpretação]] do ''[[on]]'' como [[utensílio]]). O que é [[Terra]]? Ela muito menos tem a ver com o [[planeta]] como base e fonte de recursos naturais. O que é a [[Terra]]? Talvez o melhor [[caminho]] de [[compreensão]] esteja na [[palavra]] grega para [[Terra]]: ''[[Gaia]]''. Ocorre que ''[[Gaia]]'', em sua [[etimologia]], significa [[vida]]. E esta é o [[princípio]] vital, o [[tempo]] [[eterno]]. É no âmbito da [[vida]] que entra a [[arte]], mas é então a [[vida]] que amadurece enquanto [[sentido]], isso é a [[vida]] feito [[arte]], o [[Ética|ético]].
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: No [[ensaio]] ''A [[origem]] da [[obra]] de [[arte]]'' (1), [[Heidegger]] mostra que só podemos [[saber]] o que é a [[Terra]] a partir da [[obra de arte]]. [[Terra]], então, nada tem a ver com [[matéria]] (um [[conceito]] que está em [[função]] da [[interpretação]] do ''[[on]]'' como [[utensílio]]). O que é [[Terra]]? Ela muito menos tem a ver com o [[planeta]] como base e [[fonte]] de recursos [[naturais]]. O que é a [[Terra]]? Talvez o melhor [[caminho]] de [[compreensão]] esteja na [[palavra]] grega para [[Terra]]: ''[[Gaia]]''. Ocorre que ''[[Gaia]]'', em sua [[etimologia]], significa [[vida]]. E esta é o [[princípio]] vital, o [[tempo]] [[eterno]]. É no âmbito da [[vida]] que entra a [[arte]], mas é então a [[vida]] que amadurece enquanto [[sentido]], isso é a [[vida]] feito [[arte]], o [[Ética|ético]].
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: (1) HEIDEGGER, Martin. ''A origem da obra de arte''. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. Edição bilíngue. São Paulo: Edições 70, 2010.
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: (1) HEIDEGGER, Martin. '''A origem da obra de arte'''. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. Edição bilíngue. São Paulo: Edições 70, 2010.
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: '''Hipótese de Gaia'''.
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: "Do ponto de vista [[científico]], tem-se discutido muito a '''Hipótese de Gaia''' ou '''Teoria de Gaia''', também conhecida como [[ecologia]]  [[profunda]]...
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: Na década de 70, o inglês James Lovelock elaborou a '''Hipótese de Gaia''' e, segundo ela, o [[planeta]] [[Terra]] se comporta como um só [[organismo]] vivo. A [[deusa]] [[Gaia]], na [[mitologia]] [[grega]], era a [[deusa]] da [[Terra]] e [[mãe]] de todos os [[seres]] vivos. A '''Hipótese de Gaia''' sugere que os [[seres]] vivos são capazes de modificar o [[ambiente]] em que vivem, tornando-o mais adequado para sua [[sobrevivência]]. Dessa [[forma]], a [[Terra]] seria um [[planeta]] cuja [[vida]] controlaria a manutenção da própria [[vida]] através de mecanismos de feedback e de [[interações]] diversas" (1).
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: Na década de 70, o inglês James Lovelock elaborou a '''Hipótese de Gaia''' e, segundo ela, o [[planeta]] [[Terra]] se comporta como um só [[organismo]] vivo. A [[deusa]] [[Gaia]], na [[mitologia]] [[grega]], era a [[deusa]] da [[Terra]] e [[mãe]] de todos os [[seres]] vivos. A '''[[Hipótese de Gaia]]''' sugere que os [[seres]] vivos são capazes de modificar o [[ambiente]] em que vivem, tornando-o mais adequado para sua [[sobrevivência]]. Dessa [[forma]], a [[Terra]] seria um [[planeta]] cuja [[vida]] controlaria a manutenção da própria [[vida]] através de mecanismos de feedback e de [[interações]] diversas" (1).
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: 1a. Esta [[teoria]] ou [[hipótese]] tem enfrentado muitas resistências porque contradiz [[correntes]] [[biológicas]], [[sociológicas]] e [[filosóficas]] do [[século]] XIX e XX;
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: 2a. Trazendo a [[Vida]] para o centro do [[acontecer]] da [[Terra]] e da própria [[história]], é a própria [[ciência]] que tem de se [[repensar]]. E também a própria [[epistemologia]], bem como a [[ideia]] de [[mundo]]. A [[teoria]] da determinação do [[ser humano]] - e da [[vida]] - pelo [[meio]] ambiente e [[social]] não se sustentaria mais. E, sobretudo, elimina toda [[fundamento]] do [[conceito]] de [[raça]]. E abre, portanto, novas [[dimensões]] para a [[ecologia]].
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: 2a. Trazendo a [[Vida]] para o centro do [[acontecer]] da [[Terra]] e da própria [[história]], é a própria [[ciência]] que tem de se [[repensar]]. E também a própria [[epistemologia]], bem como a [[ideia]] de [[mundo]]. A [[teoria]] da determinação do [[ser humano]] - e da [[vida]] - pelo [[meio]] ambiente e [[social]] não se sustentaria mais. E, sobretudo, elimina todo [[fundamento]] do [[conceito]] de [[raça]]. E abre, portanto, novas [[dimensões]] para a [[ecologia]].
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:  (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). '''Arte em questão: as questões da arte'''. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 26.

Edição atual tal como 21h28min de 1 de Abril de 2023

1

No ensaio A origem da obra de arte (1), Heidegger mostra que só podemos saber o que é a Terra a partir da obra de arte. Terra, então, nada tem a ver com matéria (um conceito que está em função da interpretação do on como utensílio). O que é Terra? Ela muito menos tem a ver com o planeta como base e fonte de recursos naturais. O que é a Terra? Talvez o melhor caminho de compreensão esteja na palavra grega para Terra: Gaia. Ocorre que Gaia, em sua etimologia, significa vida. E esta é o princípio vital, o tempo eterno. É no âmbito da vida que entra a arte, mas é então a vida que amadurece enquanto sentido, isso é a vida feito arte, o ético.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte. Tradução de Idalina Azevedo e Manuel Antônio de Castro. Edição bilíngue. São Paulo: Edições 70, 2010.

2

Hipótese de Gaia.
"Do ponto de vista científico, tem-se discutido muito a Hipótese de Gaia ou Teoria de Gaia, também conhecida como ecologia profunda...
Na década de 70, o inglês James Lovelock elaborou a Hipótese de Gaia e, segundo ela, o planeta Terra se comporta como um só organismo vivo. A deusa Gaia, na mitologia grega, era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos. A Hipótese de Gaia sugere que os seres vivos são capazes de modificar o ambiente em que vivem, tornando-o mais adequado para sua sobrevivência. Dessa forma, a Terra seria um planeta cuja vida controlaria a manutenção da própria vida através de mecanismos de feedback e de interações diversas" (1).
Três observações:
1a. Esta teoria ou hipótese tem enfrentado muitas resistências porque contradiz correntes biológicas, sociológicas e filosóficas do século XIX e XX;
2a. Trazendo a Vida para o centro do acontecer da Terra e da própria história, é a própria ciência que tem de se repensar. E também a própria epistemologia, bem como a ideia de mundo. A teoria da determinação do ser humano - e da vida - pelo meio ambiente e social não se sustentaria mais. E, sobretudo, elimina todo fundamento do conceito de raça. E abre, portanto, novas dimensões para a ecologia.
3a. Esta incorporação da Vida como acontecer de Gaia originou o Animismo. Mas este é pouco estudado e menos ainda pensado.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) cf. https://brasilescola.uol.com.br//biologia/hipotese-gaia.htm.

3

"A arte e suas questões movem-se já desde sempre no sagrado do mito. Deste sagrado nos fala, como fala para escuta, o mito primordial ligado a Gaia, a Mãe-Terra, o mito das musas. E as Musas têm originariamente a sua origem em Gaia. Esta como Mãe-Terra-Vida é a própria Memória" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Heidegger e as questões da arte”. In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte em questão: as questões da arte. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 26.
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