Sabedoria
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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Edição de 22h54min de 29 de Junho de 2019
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- Sabedoria é uma postura essencial, mas não podemos confundi-la com um sistema de valores. Daí a profundidade de Heráclito quando diz sobre a sabedoria: "Pensar é a maior coragem, e a sabedoria, acolher a verdade e fazer com que se ausculte ao longo do vigor" (1).
- Referência:
- (1) HERÁCLITO. Os pensadores originários. Sentença (Frag.) 112. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 89.
2
- "Você sabe que podemos voar com asas: ainda não aprendemos a voar sem elas. Já nos familiarizamos com a sabedoria dos que sabem, mas ainda não nos familiarizamos com a sabedoria dos que não sabem" (1).
- Referência:
- (1) MERTON, Thomas. A via de Chuang Tzu. Petrópolis: Vozes, 1996, p. 72.
3
- A sabedoria é um tema muito rico. Há nela uma relação muito grande entre a possibilidade de a virtude ser ensinada: a questão da liberdade e a essência da sabedoria. Ética, sabedoria, liberdade e natureza se interrelacionam profundamente, mas Heidegger vai levar isso tudo para o campo do ser, enquanto verdade e sentido. A essência da sabedoria e da liberdade estão sintetizadas na misteriosa afirmação de Santo Agostinho: "Ama e faze o que quiseres".
4
- A questão da sabedoria é inerente ao mito, à religião, à arte, à filosofia. Nessa última, toma uma forma especial: a ética, que não deve ser confundida com o ético. O ético é, originariamente, próprio do mito, do sagrado, da arte e do pensamento. Depois, toma o sentido geral de humanismo. Na filosofia pós-clássica tende a se tornar um saber. Porém, já na própria filosofia há a crítica em torno do saber, gerando a epistemologia e também os saberes setoriais como o da natureza e das paixões. Mas só no Renascimento se dá uma cisão maior, quando os saberes filosófico-científicos se separam dos ditos saberes metafísicos. Aqueles, além de racionais, asumem uma dimensão nitidamente físico-matemática, abarcando campos de conhecimento sem uma preocupação de sabedoria. Essa evolução tem enormes conseqüências para o mito que é negado, para a religião, que é negada (morte de Deus) e para a arte, em que a crítica assume uma faceta científica, destruindo na arte aquilo que lhe é próprio. Isso gerou uma indagação de Harold Bloom: "Nos dias de hoje, a informação é facilmente encontrada, mas onde está a sabedoria?" (1). Há na tecnociência uma incompatibilidade com a sabedoria, daí a dificuldade de lhe atribuir um sentido ético.
- Referência:
- (1) BLOOM, Harold. Como e por que ler?. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001, p. 15.
8
- "Muito saber não ensina sabedoria, pois teria ensinado a Hesíodo e Pitágoras, a Xenófanes e Hecateu" (1).
- Referência:
- (1) ANAXIMANDRO et alii. Os pensadores originários. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1981, p. 69.
9
- "Um saber que sabe o que sabe e não-sabe foi denominado pelos poetas e pensadores originários e pelo mito: sabedoria. Ela inclui luz-razão, clareira-Apolo, zoé-Dioniso - sabor como vigorar da phýsis, enquanto saber E não-saber, ou seja, a sabedoria é o sabor do saber E do não-saber, do ser e do não-ser, onde ser sabor é o sentido do existir" (1).
- Referência:
10
11
- "Olha, meu querido Govinda, entre as ideias que se me descortinaram encontra-se esta: a sabedoria não pode ser comunicada. A sabedoria que um sábio quiser transmitir sempre cheirará a tolice" (1).
- Referência:
- (1) HESSE, Hermann. Sidarta. Trad. Herbert Caro. Rio de Janeiro: O Globo, 2003, p. 117.
12
- "Os conhecimentos podem ser transmitidos, mas nunca a sabedoria. Podemos achá-la; podemos vivê-la; podemos consentir em que ela nos norteie; podemos fazer milagres através dela. Mas não nos é dado pronunciá-la e ensiná-la" (1).
- Referência:
- (1) HESSE, Hermann. Sidarta. Trad. Herbert Caro. Rio de Janeiro: O Globo, 2003, p. 117.
13
- "A sabedoria, em princípio, constitui-se a partir de um reconhecimento de que nada se sabe. O "sei que nada sei" socrático conduz-nos à esfera das possibilidades de realizações. É esvaziando-me de todo saber que posso liberar-me para a possibilidade de uma experiência com a própria sabedoria. Saber aqui não implica conhecer muitas coisas, mas simplesmente nascer com o real em seu processo de realização" (1).
- - Referência:
- (1) COSTA, Affonso Henrique Vieira da. "Acerca da ação, da dialética e da educação em Sócrates". In: Revista Tempo Brasileiro, 192: Dialética em questão I. Rio de Janeiro, jan.-mar., 2013, p. 42.
14
- Os gregos distinguiram quatro tipos de movimento: 1º o local, a mudança de lugar; 2º o movimento quantitativo: o aumento e diminuição; 3º o qualitativo ou alteração; 4ºo substancial: a geração e a corrupção. Se pensarmos todos esses movimentos numa única questão, na união de ser e saber, de lógos e poíesis, teremos a questão fundamental da sabedoria. Esta é a questão que atravessa mito, poíesis e filosofia. E então joga o ser humano no horizonte do sagrado, onde o ser do ser humano acontece.
15
- Referência:
- (1) HERÁCLITO. Fragmento 35. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.
16
- "Pensar é a maior coragem, e a sabedoria, acolher a verdade e fazer com que se ausculte ao longo do vigor" (1).
- Referência:
- (1) HERÁCLITO. Fragmento 112. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 89.
17
- "A sabedoria pela qual se alcança a felicidade está em agir para ser e ser para agir. O agir essencial é o saber que se é. Sabedoria não é, pois, um conhecimento que a mais refinada techne me propicie. Também não é o simples nascer-conhecer. Sabedoria é o empenho pelo que já desde sempre se é, e o agir é saber e saber é ser, sendo o mesmo, embora não sejam a mesma coisa. Se não somos, nem podemos agir" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "O mito de Midas da morte ou do ser feliz". In: -----. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 193.