Paideia

De Dicionário de Poética e Pensamento

Tabela de conteúdo

1

"Esta mudança de hábitos e este movimento de se reacostumar da essência do homem com o âmbito que lhe é indicado a cada vez é a essência do que Platão chama de paideía. Não há como traduzir esta palavra. Em Platão, de acordo com a determinação de sua essência, paideía significa a periagogé holes tes psyches, a guia que conduz para a transformação de todo o homem em sua essência. É por isto que a paideía é essencialmente uma transição, e, em verdade, da apaideusía para a paideía. De acordo como o caráter dessa transição, a paideía permanece referida constantemente à apaideusía" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A teoria platônica da verdade". In: -----. Marcas do caminho, Trad. Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Vozes / Petrópolis, 2008, p. 228.

2

"A força interpretativa da alegoria da caverna concentra-se em tornar visível e cognoscível a essência da paideía na plasticidade da história narrada. Em forma de rechaço, Platão quer mostrar também que paideía não tem a sua essência em entulhar a alma despreparada com meros conhecimentos, como se faz com um recipiente vazio, que se apresenta arbitrariamente. Contrariamente a isto, a verdadeira formação apanha e transforma a própria alma na totalidade, alocando o homem antes de tudo em seu lugar essencial e com ele acostumando-o" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A teoria platônica da verdade". In: -----. Marcas do caminho, Trad. Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Vozes / Petrópolis, 2008, p. 229.

3

"Paideia refere-se à transformação do homem como um todo, no sentido de uma transposição que o readapta de um âmbito do que lhe vem ao encontro de imediato para um outro âmbito, no qual o ente se mostra. Essa transposição só é possível por meio do fato de que tudo aquilo que até o presente momento lhe era natural e evidente e o modo como o era se tornam diferentes. Aquilo que a cada vez se desvela desoculto ao homem e o modo desse desvelamento deve modificar-se. Desvelamento em grego chama-se aletheia, palavra que se traduz por verdade" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "A teoria platônica da verdade". In: -----. Marcas do caminho, Trad. Enio Paulo Giachini e Ernildo Stein. Vozes / Petrópolis, 2008, p. 230.

4

"Com a razão inaugura-se o conhecimento consciente e racional do real. E com ele e a partir dele um novo sistema de valores morais, sociais, políticos e econômicos. É a partir deste novo sistema que procura inaugurar uma nova Paideia, a Paideia Humanista" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Metamorfose da narrativa". In: ...: Tempos de metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 66.

5

"Há uma oposição entre passado e futuro, que hoje se esvai na fluidez de um presente imediato e técnico, onde técnica e pesquisa científica fazem os jogos das metas como progresso e desenvolvimento, gerando um sistema abrangente, que quer transformar os seres humanos em recursos humanos e a Terra em recursos naturais, isto, tanto no Ocidente quanto no Oriente. Hoje os seres humanos são divididos em dois segmentos: os incluídos e os excluídos. E qual o critério (forma-se também do verbo krinein)? Potenciais consumidores. Mas o consumidor decorre da formação do ser humano para exercer com eficiência uma função no sistema social global. Esse se tornou o cerne da Paideia. Tudo está regido pela pesquisa e pelo progresso dos conhecimentos técnicos. Tudo tem que ser reduzido ao prático, funcional, útil, estético, técnico" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura e Crítica". In: ---. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 130.
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