Entre-ser
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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Edição de 20h39min de 7 de Agosto de 2019
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- "Intuição vem de in, ou seja, é já radicalmente um entre. Por já desde sempre vigorar o ser humano neste entre, por provir e se constituir no 'doar-se de uma intuição originária' (1), é que Heidegger passou a denominar o ser humano como Da-sein, ou seja, como Entre-ser" (2).
- Referências:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A fenomenologia de Edmund Husserl e a fenomenologia de Martin Heidegger". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 165. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 10.
- (2) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 164. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 24.
- Ver também:
2
- Os dias, as noites, nós, somos uma doação do sol, que tanto mais se dá quanto mais retrai para que cheguemos a ser o que somos: filhos e doação do sol E da terra. No fundo e essencialmente somos a dis-puta de Terra E Sol. Originários do sol e da terra, nosso viver consiste nesse per-curso entre o sol e a terra. Guimarães Rosa chamou a esse per-curso do entre de travessia. É que nesse percurso nos trans-vertemos, nos vertemos na densidade vertente do que nos constitui: sol e terra. O sol é a linguagem que vivifica e faz eclodir a vida e morte que somos, como doação da terra, em seu sentido. Por isso nosso corpo é a língua da linguagem. Em todos os sentidos, em nossa constituição poética e ontológica somos sempre e sempre Entre-ser. A essa situação de entre-ser também podemos denominar: liminaridade.
3
- No limite, apreender o não-limite é que constitui propriamente o método poético. Por isso, o ser humano não é simplesmente, é o entre-ser (Dasein, diz Heidegger), o que faz dele, em relação a todos os outros entes, propriamente um ser humano, isto é o que se denomina: diferença ontológica, pois aí o “entre” diz radicalmente a abertura ou clareira do ser, isto é, a a-letheia, a verdade, segundo os gregos. Nesta todos os seres humanos habitam, porém, para cada um há um habitar próprio essa clareira na medida em que é e não é, isto é, se diferencia também ontologicamente.
4
- " Ser, então, para o ser-humano é estar e ser entre, permanentemente. Ele é, queira ou não queira, um entre-ser, porque é um ser-do-entre. Realiza-se sempre na e a partir da liminaridade de ón/ente E einai / ser." (1)
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre' ". In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro: n. 164, jan.-mar. 2006, p. 25.