Identidade
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Edição feita às 22h55min de 9 de Junho de 2018 por Profmanuel (Discussão | contribs)
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- Identidade é possibilidade de ser. O possível é o que já nos foi doado pelo Ser para sermos e constitui nosso próprio. Somente somos sendo, existindo numa constante travessia, como nos diz Guimarães Rosa em Grande Sertão: veredas. E os sábios chineses a denominaram caminho ou Tao. Toda caminhada inclui o histórico, o cultural e o social sem lhe ficar dependentes, pelo contrário, transfigurando-os. A identidade é o que nos foi dado pelo ser, de uma maneira única e própria, enfim, aquilo que nos foi destinado e, por isso, constitui nosso destino.
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- "A palavra grega homologia se compõe de dois étimos: hom- e lg. O primeiro remete para a igualdade que, em união com as diferenças, constitui a identidade. Na homologia prevalece a concordância sobre a divergência. É que tanto a igualdade quanto a diferença vivem, na identidade, de uma tensão de contrários. A igualdade não somente tolera a diferenciação como se nutre das diferenças para elaborar uma identidade fecunda, que não apenas partilha, mas compartilha com os homens de todas as épocas. Pois é a dinâmica desta união matriz que cumpre o segundo étimo lg, de homo-logia" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Apresentação". In: -------. Filosofia grega - uma introdução. Teresópolis/RJ: Daimon Editora, 2010, p. 7.
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- A identidade é a unidade das diferenças. Só como diferença pode vigorar identidade, pois esta pressupõe a diferença na qual e pela qual cada um é ele mesmo, para si mesmo, o mesmo. Se bem observarmos, há sempre a necessidade de uma mediação, mas em que o o que é é referenciado a o como é, noutras palavras o que é se dá, manifesta, enquanto o pensar-se, sendo este então o o como´é. A mediação é o entre orginário de ser e pensar, de einai e noein, segundo Parmênides no frag. III. Na referenciação de ser e pensar vigora sempre o mesmo. O mesmo é o próprio, que é originariamente verbal, pois o mesmo é sempre o vigorar da unidade. Então identidade, como conceito, representação, ideia geral, gênero, se reduz a uma igualdade ou uniformidade. Identidade se torna conhecimento apenas, isto é, a manifestação objetiva de uma subjetividade. É o sentido do especular filosófico-científico moderno. Nesse sentido, identidade é sempre uma falsa questão, pois perde o sentido concreto de experienciar-se enquanto próprio. Todo próprio é uma essência verbal.
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- "É primeiramente imprescindível que seja marcada uma diferença inicial entre identidade e unidade. Identidade, por um lado, se relaciona com a unidade, mas, por outro, substantivamente, difere desta. Esta diferença está presente desde o idioma grego. O uno se diz em grego hén, e o idêntico se diz tò autós. É para se notar que o um é apenas ele mesmo e tem sua vigência, portanto, como um substantivo. O uno é substantivo e é concreto, isto é, é capaz de desencadear sua própria realidade, e portanto é capaz de desencadear realidade. O idêntico, tò autós, por sua vez, é, em grego, um pronome ou um adjetivo que vem substantivado, em geral, por um artigo. A identidade, por sua vez, só pode ser compreendida em decorrência de um processo de comparação de, no mínimo, uma unidade com outra. Ela tem por característica localizar-se no plano abstrato das comparações, e desse modo, impõe a presença necessária de uma instância ajuizadora, essa instância ajuizadora é por sua vez uma ideia ou, num sentido que pode ser mais amplo, a constituição de um gênero. A identidade, portanto só é capaz de se estabelecer a partir de uma mediação, quer dizer, a identidade não prescinde de um termo de comparação de um termo médio" (1).
- Referência:
- (1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, pp. 38-9.
- Ver também:
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- Identidade é a unidade das diferenças. Só como diferença pode haver identidade, pois a identidade pressupõe a diferença na qual e pela qual cada um é ele mesmo para si mesmo o mesmo. O mesmo é o vigorar da unidade. Então identidade como conceito se reduz a uma igualdade ou uniformidade, ou seja, é uma falsa questão e um esquecimento do próprio de toda diferença. A igualdade pressupõe o modelo, mas sem que possa apreender e compreender o que é a realidade acontecendo.
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- "A identidade tem funcionado sempre como um operacionalizador, isto é: é por meio da identidade que se torna possível à dimensão, subsumindo qualquer relacionamento do que é dimensionado com e pelo concreto, operar sua conversão a um aspecto meramente quantitativo. A identidade, por seus traços mais marcantes, converte as unidades concretas em unidades ideais, e, desse modo, faz compreender, na possibilidade de exercer um processo de mediação, pelo gênero, isto é, pelo conceito genérico. Fundada na semelhança, a identidade busca operar, no sentido da constituição de gêneros, uma redução do real, desde uma multiplicidade de unidades concretas até unidades ideais e gerais" (1).
- Referência:
- (1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 38.
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- "É no espelho que se decide a identidade de Narciso. A leitura popular de Narciso como narcisismo oculta o próprio sentido do mito: subjetividade e morte, ou seja, a identidade. A volta para si faz do homem moderno um ser às voltas com seu interior e subjetividade. E nela mergulha até atingir o inculto terreno do inconsciente" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Machado de Assis e a identidade brasileira". In: ------. Tempos de Metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 202.
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- "A dança jamais pode se por a serviço de qualquer sistema, caso contrário perderá sua identidade, seu próprio. E qual é o próprio da dança, a sua identidade? Esta identidade não pode ser diferente da identidade de todo ser humano. O próprio é a medida de cada um. À realização dessa medida corresponde a história de cada um, que é sempre singular e irrepetível. Ou ao menos deveria ser. A medida é o destino" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. “Aprender com a dança: fluxos e diálogos poéticos”. In: TAVARES, Renata (org.). O que me move, de Pina Bausch – e outros textos sobre dança-teatro. São Paulo: LibersArs, 2017, p. 82.