Compreender

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "O [[compreender]] precede e [[funda]] todo o [[conhecer]] [[racional]], pois sua [[formação]] nos remete para o ''cum-prehendere'', [[verbo]] [[latino]]. Este [[verbo]] diz o [[prender]], agarrar, ser tomado pelo [[poder]] [[querer]] do [[sentido do ser]]. E o [[prefixo]] ''cum-'' diz, como em ''cum-cretum'', a [[companhia]], a [[unidade]]. [[Compreender]] e [[concreto]] formam uma [[dobra]] [[ontológica]]. [[Nada]] pode [[ser]] conhecido sem que, em sua [[representação]], não haja previamente uma [[compreensão]] [[concreta]], possibilitada pelo [[ler]], pois essa [[unidade]] é o ''[[logos]]'', a [[linguagem]]. Esta [[funda]] a [[referência]] ou [[mediação]] de [[ser humano]] “e” [[ser]]. [[É]] que o [[verbo]] [[grego]] ''[[lego]]'', primeira pessoa do [[presente]] do indicativo do [[verbo]] [[grego]] ''[[legein]]'' de onde se forma o [[substantivo]] ''[[logos]]'', em seus [[sentidos]] de [[pôr]], [[depor]], [[propor]] e [[dispor]] compondo, institui as [[dimensões]] em que os [[fenômenos]] se dispõem e propõem: o [[tempo]] e o [[espaço]]" (1).
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: "O [[compreender]] precede e [[funda]] todo o [[conhecer]] [[racional]], pois sua [[formação]] nos remete para o ''cum-prehendere'', [[verbo]] [[latino]]. Este [[verbo]] diz o [[prender]], agarrar, ser tomado pelo [[poder]] [[querer]] do [[sentido do ser]]. E o [[prefixo]] ''cum-'' diz, como em ''cum-cretum'', a [[companhia]], a [[unidade]]. [[Compreender]] e [[concreto]] formam uma [[dobra]] [[ontológica]]. [[Nada]] pode [[ser]] conhecido sem que, em sua [[representação]], não haja previamente uma [[compreensão]] [[concreta]], possibilitada pelo [[ler]], pois essa [[unidade]] é o ''[[logos]]'', a [[linguagem]]. Esta [[funda]] a [[referência]] ou [[mediação]] de [[ser humano]] “e” [[ser]]. [[É]] que o [[verbo]] [[grego]] ''[[lego]]'', primeira pessoa do [[presente]] do indicativo do [[verbo]] [[grego]] ''[[legein]]'', de onde se forma o [[substantivo]] ''[[logos]]'', em seus [[sentidos]] de [[pôr]], [[depor]], [[propor]] e [[dispor]] compondo, institui as [[dimensões]] em que os [[fenômenos]] se dispõem e propõem: o [[tempo]] e o [[espaço]]" (1).

Edição de 15h39min de 19 de fevereiro de 2020

1

"Nas obras de arte, o sentido explode, advém, transborda, de dentro para fora, não havendo mais fora nem dentro, enfim, acontece compreensão. Uma obra de arte só é epocal por estar sempre transbordando, se desdobrando no sentido dos sentidos e do raciocinar. O sentido é o incessante provocar a pensar como abertura do compreender" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 282.


*** - Ver também o verbete Compreensão.

2

"Não tento, ó Senhor, penetrar a tua profundidade: de maneira alguma a minha inteligência amolda-se a ela, mas desejo, ao menos, compreender a tua verdade, que o meu coração crê e ama. Com efeito, não busco compreender para crer, mas creio para compreender. Efetivamente creio, porque, se não cresse, não conseguiria compreender" (1).


Referência:
(1) ANSELMO, Santo. "Cap. I, Exortação à contemplação de Deus". Proslógio. In: Os Pensadores. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 101.


3

"O compreender precede e funda todo o conhecer racional, pois sua formação nos remete para o cum-prehendere, verbo latino. Este verbo diz o prender, agarrar, ser tomado pelo poder querer do sentido do ser. E o prefixo cum- diz, como em cum-cretum, a companhia, a unidade. Compreender e concreto formam uma dobra ontológica. Nada pode ser conhecido sem que, em sua representação, não haja previamente uma compreensão concreta, possibilitada pelo ler, pois essa unidade é o logos, a linguagem. Esta funda a referência ou mediação de ser humano “e” ser. É que o verbo grego lego, primeira pessoa do presente do indicativo do verbo grego legein, de onde se forma o substantivo logos, em seus sentidos de pôr, depor, propor e dispor compondo, institui as dimensões em que os fenômenos se dispõem e propõem: o tempo e o espaço" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura: compreender e interpretar". In: -----. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 91.
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