Alienação

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Curso proferido em 1964 em Daltro Filho, (hoje cidade Imigrantes), RS. Dom Cláudio depois foi sagrado Bispo e depois foi nomeado Cardeal. Faleceu no dia 4 de julho de 2022.
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: Curso proferido em 1964 em Daltro Filho, (hoje cidade Imigrantes), RS. Dom Cláudio posteriormente foi sagrado Bispo e depois nomeado Cardeal. Faleceu no dia 4 de julho de 2022.
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Edição atual tal como 20h52min de 17 de Maio de 2025

1

Segundo Feuerbach "...Esta alienação é para o homem o fato de se encontrar “desprovido de algo, que lhe pertence por essência, em proveito de uma realidade ilusória”. Esta é a definição de alienação, para Feuerbach. Quer dizer, se a crença em Deus é uma alienação, então ela faz com que o homem seja desprovido por ela de algo, que lhe é essencial, em proveito de Deus, que é uma realidade ilusória. É isto o que Feuerbach tentará mostrar. É o cerne de sua filosofia da religião" (1).
Notemos que aí o autor (Feuerbach) se opõe à concepção de alienação em Hegel, dentro da sua teoria dialética: tese, antítese e síntese, pois em Hegel a alienação corresponde à antítese.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) HUMMES ofm, Frei Cláudio. "Os hegelianos de esquerda". In: ---. História da Filosofia. Curso proferido em 1964 em Daltro Filho, (hoje cidade Imigrantes), RS. Frei Cláudio depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

2

"Mas este humanismo ateu não atribui ao homem individual o que se atribuía a Deus, mas à comunidade humana. É precisamente a religião ilusória, diz Feuerbach, que substituindo o ser coletivo da humanidade por um Deus exterior, reduz a humanidade a uma poeira de indivíduos, pois nesta perspectiva “o homem concebe espontaneamente sua essência, nele como indivíduo, em Deus como espécie; nele como limitada, em Deus como infinita”. Mas na medida em que superarmos esta alienação, sairemos de nosso individualismo para participar da comunidade humana, e então realizaremos a verdade profunda da religião que é uma lei de amor, que arranca o indivíduo de si mesmo para obrigá-lo a encontrar-se em comunhão com seus semelhantes. No fim de contas “a distinção entre humano e divino (na alienação religiosa) não é outra coisa do que a distinção entre indivíduo e humanidade” (1).


Referência:
(1) HUMMES o.f.m., Frei Cláudio. "Os hegelianos de esquerda". In: ---. História da Filosofia, curso proferido em 1964 em Daltro Filho, (hoje cidade Imigrantes), RS. O autor, tempos depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.

3

"Por isto, Feuerbach quis primeiro dar a seu livro Essência do cristianismo, o título: “Conhece-te a ti mesmo”, pois sua finalidade é revelar ao homem sua verdadeira essência, para dar-lhe em si mesmo. Para tanto, porém, seria necessário abater o Deus da consciência cristã. Era este, afinal, o único pensamento que Feuerbach quis deixar à humanidade: a necessidade de superar a alienação religiosa e mostrar em que ela consiste: “Não faço questão de deixar depois de minha morte na memória da humanidade nada senão meu pensamento fundamental”. “O fim de meus trabalhos é de fazer dos homens não mais teólogos, mas antropólogos, de levá-los do amor a Deus ao amor dos homens, das esperanças do além ao estudo das coisas desta terra” (1).


Referência:
(1) HUMMES o.f.m, Frei Cláudio. "Os hegelianos de esquerda". In: ---. História da Filosofia. Curso proferido em 1964 em Daltro Filho, (hoje cidade Imigrantes), RS. O autor depois passou por uma ordenação Episcopal e posteriormente foi nomeado Cardeal.
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