Bardo
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: "A [[música]] [[tradicional]] irlandesa tem nos [[bardos]] a sua principal raiz. Também se encontram vestígios da sua [[arte]] [[entre]] os contadores ou cantores de ''gwerziou'' bretões e nos ''eisteddfodau'' do País de Gales" (1). | : "A [[música]] [[tradicional]] irlandesa tem nos [[bardos]] a sua principal raiz. Também se encontram vestígios da sua [[arte]] [[entre]] os contadores ou cantores de ''gwerziou'' bretões e nos ''eisteddfodau'' do País de Gales" (1). | ||
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- | : (1) HOOD, Juliette. "A Sabedoria dos Bardos". | + | : (1) HOOD, Juliette.''' "A [[Sabedoria]] dos [[Bardos]]". In: ---. O [[livro]] [[celta]] da [[vida]] e da [[morte]]. Trad. Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Editora [[Pensamento]], 2011, p. 121.''' |
Edição atual tal como 22h13min de 15 de janeiro de 2025
1
- "O saber do bardo ainda não se situava num suporte, isto é, numa dimensão exterior ao próprio ser humano. Não se impunha a necessidade do conhecimento repousar sobre um suporte. Não era um saber exterior à própria vigência do homem enquanto tal. Era, portanto, um saber marcado pelo uno e pelo singular, nunca pelo genérico. O saber de cada bardo era um próprio, era seu. Era a sua diferença específica. Não era um meio, era um modo de ser no mundo" (1).
- Referência:
- (1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 187.
- Ver também:
2
- Bardo
- "Um bardo, ou aedo, na Europa antiga, era uma pessoa encarregada de transmitir histórias, mitos, lendas e poemas de forma oral, cantando as histórias do seu povo em poemas recitados. Era simultaneamente músico, poeta, historiador e acessoriamente moralista.
- "Mais tarde seriam designados de trovadores e as tradições musicais e literárias que transmitiram às gerações sucessivas dão origem às canções de gesta.
- "O bardo usava frequentemente um alaúde para tocar suas melodias e músicas, que contavam na maioria das vezes uma história triste ou poemas épicos, com acompanhamento de liras, de crwth ou de harpas.
- "A música tradicional irlandesa tem nos bardos a sua principal raiz. Também se encontram vestígios da sua arte entre os contadores ou cantores de gwerziou bretões e nos eisteddfodau do País de Gales" (1).
- Referência:
- (1) www.pt.wikipedia.org/wiki/Bardo
3
- "As palavras de Amergin - Eu sou a palavra de sabedoria (que significa Sou poeta) - evocam a posição exaltada dos poetas e dos bardos no mundo celta. Os bardos são os guardiães da sabedoria tribal e, com sua arte, eles preservam a própria identidade do seu povo. Os três privilégios concedidos a todos os bardos da Britânia são: ter abrigo e alimentação em qualquer lugar, ter as armas na bainha em sua presença e a palavra respeitada por todos" (1).
- Referência:
- (1) HOOD, Juliette. "A Sabedoria dos Bardos". In: ---. O livro celta da vida e da morte. Trad. Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Editora Pensamento, 2011, p. 118.
4
- "Ser bardo é uma vocação, um chamado, e aqueles a quem falta esse talento não podem adquiri-lo por meio do aprendizado. Existem muitas histórias fantásticas sobre como os bardos adquiriam seus talentos" (1).
- Referência:
- (1) HOOD, Juliette. "A Sabedoria dos Bardos". In: ---. O livro celta da vida e da morte. Trad. Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Editora Pensamento, 2011, p. 120.
5
- "Além dos bardos terem o poder de enfeitiçar as pessoas com palavras, eles também são capazes de infligir sofrimento - algumas das suas reprimendas podem causar dor física. E até os reis podem ser alvo de sua cólera" (1).
- Referência:
- (1) HOOD, Juliette. "A Sabedoria dos Bardos". In: ---. O livro celta da vida e da morte. Trad. Denise de C. Rocha Delela. São Paulo: Editora Pensamento, 2011, p. 120.
6
- "Os bardos celtas têm grandes responsabilidades. Os jovens aprendizes adquirem grande parte de seu conhecimento por meio das tríades" (1).
- Um exemplo:
- Referência: