Harmonia
De Dicionrio de Potica e Pensamento
1
- Referência:
- (1) HERÁCLITO. Fragmento 8. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 61.
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- "Harmonia é o acordo, a junção operada entre diferentes instâncias substantivas, entre instâncias concretas, isto é, instâncias que são capazes de desencadear realidade. Harmonia é a junção capaz de configurar uma unidade, um todo, um discurso. Essa conversão em um todo é com-posição, isto é, é o por junto, e nessa junção ser capaz de fazer viger sentido, isto é, chegar à unidade" (1).
- Referência:
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- "A harmonia é uma resultante do ajustamento de aspectos opostos. A harmonia só pode dar-se onde há oposições qualitativas. Dois iguais não se harmonizam, apenas se ajuntam. Para dar-se harmonia, é necessário que exista a diferença, a distinção" (1).
- Referência:
4
- "A harmonia é a possibilidade de conversão do simples em complexo, e ao mesmo tempo é a conversão do complexo em simples. É desse modo que harmonia constitui temporalidade e espacialidade. Harmonia é a con-junção na unidade. O sentido só se dá nessa con-junção temporal-espacial que a harmonia, por intermédio da memória, é capaz de constituir" (1).
- Referência:
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- "A harmonia não necessita de intermediação para operar a junção. Ela junta, torna, verte, isto é, faz voltar. Ela dobra, ela com-põe num só, ela traça um elo entre o co-nascido, e o des-co-nascido" (1).
- Referência:
6
- Referência:
- (1) HERÁCLITO. Fragmento 54. In: Os pensadores originários - Anaximandro, Parmênides, Heráclito. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 73.
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- "De facto, a harmonia não poderia resultar de coisas que continuassem opostas, isto é, do agudo e do grave; porque, quem diz harmonia diz consonância, e quem diz consonância diz acordo, e o acordo não pode resultar de elementos opostos que continuassem opostos. A harmonia, por sua vez, não poderia resultar de elementos opostos, sem terem sido postos de acordo. Tal como a harmonia, o ritmo forma-se de elementos inicialmente opostos, as breves e as longas, conjugados" (1).
- Referência:
- (1) PLATÃO. O Simpósio ou O do Amor. Tradução Revista e Notas: Pinharanda Gomes. Lisboa: Guimarães Editores, 1986, p. 45. Discurso de Erixímaco.