Olho

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: ''O [[mundo]] não é o que cada um olha''.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Leitura]]: [[compreender]] e [[interpretar]]". In: ----. [[Leitura]]: [[Questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 87.'''
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: (1) ANSELMO, Santo. "Cap. XVI - Que a [[luz]] em que ele habita é inacessível". In: ''Proslógio''. Coleção: '''Os [[Pensadores]]. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 113.'''
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: "A [[ansiedade]] do [[consumo]] visual ocupa o lugar da [[reflexão]], cara à [[arte]] em geral. Na [[era digital]], a [[experiência]] do [[olhar]] vem mudando, mas, por enquanto, até a ''Mona Lisa'', mitificada e banalizada pela [[publicidade]], é mais emocionante se vista com os [[olhos]] - depois que se atravessa a barreira de [[turistas]] [[fotógrafos]] diante dela" (1).
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: (1) '''Fotografo, logo vivencio. Reportagem de ''Daniela Labra''. In: '''O Globo''', ''Segundo Caderno'', 05-05-2014.'''

Edição atual tal como 20h55min de 1 de janeiro de 2025

Tabela de conteúdo

1

Para compreender e apreender o que é o olhar, o melhor caminho é pensar a diferença ontológica entre olhar e ver. Concretamente, um exemplo clássico pode nos fazer pensar essa diferença: quando Édipo, o famoso personagem do mito de Édipo, pensado por Sófocles em sua famosa obra Rei Édipo, tinha olhos não penetrara e nem vira os caminhos de seu destino. É que o olho é funcional, faz parte do nosso organismo que diz respeito ao olhar, não necessariamente ao ver, pois foi quando arrancou os olhos que passou a ver na luz da verdade os caminhos e descaminhos do seu destino. O olho diz respeito aos sentidos, a visão diz respeito ao sentido. Não basta olhar, é necessário ver. E é nesta distinção fundamental que os gregos pensaram a essência da aletheia, desvelamento ou verdade. Por isso, este diz respeito à manifestação do sentido do destino. E é nesse horizonte que se diferencia radicalmente a verdade da obra de arte e a verdade funcional da lógica, que fundamenta a ciência fundada na razão.


- Manuel Antônio de Castro.

2

"Os olhos são a luz do corpo. Se os olhos forem bons, o corpo será luminoso. Mas, se forem maus, o corpo estará em trevas" (1) (2).


Referências:
(1) MATEUS, VI, 22).
(2) Citado no início do filme de Wim Wenders: Tão perto...tão longe. Prêmio do Grande Júri em Cannes, 1993.

3

Os olhos são a janela da alma.
Cada um olha o mundo da sua janela.
O mundo não é o que cada um olha.
É o sentido do que acontece (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Leitura: compreender e interpretar". In: ----. Leitura: Questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 87.

4

realmente inacessível a luz em que habitas, ó Senhor, e não há ninguém, exceto tu, que possa penetrá-la bastante para contemplar-te com clareza. Eu não a vejo, sem dúvida, por causa do seu brilho, demasiado para os meus olhos, e, todavia, o que consigo ver, vejo-o através dela, da mesma maneira que o olho fraco do nosso corpotudo aquilo que vê pela luz do sol, que, no entanto, não se pode contemplar diretamente" (1).


Referência:
(1) ANSELMO, Santo. "Cap. XVI - Que a luz em que ele habita é inacessível". In: Proslógio. Coleção: Os Pensadores. Santo Anselmo - Abelardo. São Paulo: Abril Cultural, 2. e., 1979, p. 113.

5

"A ansiedade do consumo visual ocupa o lugar da reflexão, cara à arte em geral. Na era digital, a experiência do olhar vem mudando, mas, por enquanto, até a Mona Lisa, mitificada e banalizada pela publicidade, é mais emocionante se vista com os olhos - depois que se atravessa a barreira de turistas fotógrafos diante dela" (1).
(1) Fotografo, logo vivencio. Reportagem de Daniela Labra. In: O Globo, Segundo Caderno, 05-05-2014.
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