Entre-ser

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: No [[limite]], [[apreender]] o [[não-limite]] é que constitui propriamente o [[método]] [[poético]]. Por isso, o [[ser humano]] não é simplesmente, é o [[entre-ser]] (''Dasein'', diz Heidegger), o que faz dele, em [[relação]] a todos os [[outros]] [[entes]], propriamente um [[ser humano]], isto é o que se denomina: [[diferença ontológica]], pois aí o “[[entre]]” diz radicalmente a [[abertura]] ou [[clareira]] do [[ser]], isto é, a ''[[a-letheia]]'', a [[verdade]], segundo os gregos. Nesta todos os [[seres humanos]] habitam, porém, para cada um há um [[habitar]] próprio essa [[clareira]] na medida em que [[é]] e [[não é]], isto é, se diferencia também ontologicamente.
: - [[Manuel Antônio de Castro]]
: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 20h19min de 9 de Junho de 2019

1

"Intuição vem de in, ou seja, é já radicalmente um entre. Por já desde sempre vigorar o ser humano neste entre, por provir e se constituir no 'doar-se de uma intuição originária' (1), é que Heidegger passou a denominar o ser humano como Da-sein, ou seja, como Entre-ser" (2).


Referências:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A fenomenologia de Edmund Husserl e a fenomenologia de Martin Heidegger". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 165. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 10.
(2) CASTRO, Manuel Antônio de. "Interdisciplinaridade poética: o 'entre'". In: Revista Tempo Brasileiro, nº 164. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2006, p. 24.


Ver também:
*Autodiálogo

2

Os dias, as noites, nós, somos uma doação do sol, que tanto mais se dá quanto mais retrai para que cheguemos a ser o que somos: filhos e doação do sol E da terra. No fundo e essencialmente somos a dis-puta de Terra E Sol. Originários do sol e da terra, nosso viver consiste nesse per-curso entre o sol e a terra. Guimarães Rosa chamou a esse per-curso do entre de travessia. É que nesse percurso nos trans-vertemos, nos vertemos na densidade vertente do que nos constitui: sol e terra. O sol é a linguagem que vivifica e faz eclodir a vida e morte que somos, como doação da terra, em seu sentido. Por isso nosso corpo é a língua da linguagem. Em todos os sentidos, em nossa constituição poética e ontológica somos sempre e sempre Entre-ser. A essa situação de entre-ser também podemos denominar: liminaridade.


- Manuel Antônio de Castro

3

No limite, apreender o não-limite é que constitui propriamente o método poético. Por isso, o ser humano não é simplesmente, é o entre-ser (Dasein, diz Heidegger), o que faz dele, em relação a todos os outros entes, propriamente um ser humano, isto é o que se denomina: diferença ontológica, pois aí o “entre” diz radicalmente a abertura ou clareira do ser, isto é, a a-letheia, a verdade, segundo os gregos. Nesta todos os seres humanos habitam, porém, para cada um há um habitar próprio essa clareira na medida em que é e não é, isto é, se diferencia também ontologicamente.


- Manuel Antônio de Castro
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