Comunicação
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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+ | : Ela é [[condição]] de [[possibilidade]] [[originária]] e [[inaugural]] em que se [[funda]] o [[aparecer]] de todo [[sendo]], que só [[é]] desde o [[ser]]. Esta [[distinção]] é importante porque, em geral, desde os [[retóricos]] [[gregos]], inventores da [[gramática]], que tinha por [[finalidade]] a [[formação]] no [[estruturar]] com [[coesão]] e [[coerência]] a [[argumentação]] na [[escrita]] e na [[fala]], para bem persuadir, a [[linguagem]] ficou reduzida ao seu [[aspecto]] [[instrumental]]. É o que hoje se denomina [[comunicação]] ou [[expressão]]. Este uso [[prático]] da [[linguagem]] levou ao [[esquecimento]] de sua [[essência]] [[poética]]. | ||
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+ | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. '''Linguagem: nosso maior bem'''. "Série Aulas Inaugurais". Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 27. |
Edição atual tal como 20h45min de 19 de janeiro de 2024
Tabela de conteúdo |
1
- "Na evocação da palavra, o homem convoca o que ainda está por vir. O que está por vir é o momento em que o homem, sabendo acolher, guardar com desvelo e retribuir o dom da linguagem enquanto silêncio, não a reduzirá a mero instrumento de comunicação. O que está por vir é o momento em que cada um, percebendo-se como um dom da linguagem, perceberá que o sentido das coisas e de si próprio realiza-se no exercício da escuta desse silêncio essencial" (1).
- (1) FERRAZ, Antônio Máximo. "A i-nominada essência da linguagem". In: DOLZANE, Harley Farias. I nome nada [poesia]. Belém: Instituto de artes do Pará, 2012, p. 183.
2
- Não é o fazer que faz o corpo e suas experienciações, mas o ser. Dessa maneira, a relação e referência entre corpos tem uma duração própria e não técnica nem mecânica, inacessível às experiências. Para haver comunicação não basta a troca rápida de significados nas possibilidades e rapidez dos códigos e suas representações, numa troca constante entre emissor e receptor. Há a necessidade do tempo da metábole, (transformação e eclosão), um tempo de ser o que se intercambia na vigência da linguagem, do logos, onde acontece a diferença na identidade de ser o que se é.
3
- "A língua comunicativa, circunstancial, feita dos lugares-comuns de muitas épocas, das ideias preconcebidas, das banalidades, dos estereótipos, dos clichês incorporados nas “ideologias dominantes”, nos discursos intencionais, porque a essência da causalidade funcional é a intencionalidade" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: ------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 102.
4
- A linguagem está além do sistema comunicativo e das funções linguísticas: "Em sua Essência, a linguagem não é nem a exteriorização de um organismo, nem a expressão de um ser vivo. Por isso, também ela nunca pode ser pensada, de acordo com sua Essência, a partir de seu caráter semasiológico, nem talvez mesmo a partir de seu caráter significativo. A linguagem é o advento do próprio Ser que se clareia e se esconde" (1).
- Ela é condição de possibilidade originária e inaugural em que se funda o aparecer de todo sendo, que só é desde o ser. Esta distinção é importante porque, em geral, desde os retóricos gregos, inventores da gramática, que tinha por finalidade a formação no estruturar com coesão e coerência a argumentação na escrita e na fala, para bem persuadir, a linguagem ficou reduzida ao seu aspecto instrumental. É o que hoje se denomina comunicação ou expressão. Este uso prático da linguagem levou ao esquecimento de sua essência poética.
- (1) HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o humanismo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1967, p. 45.
5
- "Na comunicação a palavra se torna um instrumento como causa de um meio para um fim. O esvaziamento da palavra é necessário na comunicação para que se torne um instrumento funcional, isto é, tudo funcione de acordo com o processar-se daquilo que se quer comunicar. Este pressupõe um real dominado e predeterminado: 1 - pelos fins: 2- pelos meios; 3- e pela causalidade instrumental" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "A leitura e o diálogo". Ensaio não publicado.
6
- "Porque podemos escutar só o outro logos, o dos entes, o da fala da língua. Então, nessa redução e esquecimento, ela se torna o mais perigoso dos bens, porque só há um bem, um penhor em nossas ações, o ser que se dá: linguagem. Nesse bem maior e com esse bem maior só nos podemos comunicar se na e em toda comunicação formos mais: testemunharmos o que somos: linguagem / ser, poiesis / ethos" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. Linguagem: nosso maior bem. "Série Aulas Inaugurais". Faculdade de Letras, UFRJ, 2o. sem. / 2004, p. 27.