Dúvida
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Metamorfose da narrativa". In: ... | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Metamorfose]] da [[narrativa]]". In: ... [[Tempos]] de [[metamorfose]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 65.''' |
Edição atual tal como 19h01min de 15 de fevereiro de 2025
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1
- Diante da morte, toda dúvida, fundamentada na razão duvidante, mostra como é limitada em sua pretensão de conhecer tudo, quando se trata da vigência da realidade da morte. O conhecer da razão jamais nos abrirá as portas da questão que nos convida a saber o não-saber de toda morte. A morte é o originário de todo saber que não-sabe.
2
- "Quando duvido só posso duvidar porque ajo a partir do radicar na essência do agir enquanto o não-querer de todo querer e, portanto, no procurar no saber sempre o não-saber de todo saber. Todo duvidar radica na essência do agir. Só deixamos de agir quando um outro agir nos toma e do qual nada podemos falar. Para agir essencialmente não basta viver, é necessário ser o que se vive. Agir essencialmente é ser" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Liberdade, vontade e uso de drogas". In: ---. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 271.
3
- "Hesse afastou a espiritualidade da perfeição, lançando-a, em vez disso, no caminho incerto da dúvida e da imperfeição, e aproximando-a, de certo modo, da arte. A fé e a dúvida, ele ensinava, em vez de se excluírem, se correspondem. Onde não se duvida, não se crê verdadeiramente. Lição que se torna luminosa no mundo sectário e sombrio em que vivemos" (1).
- Afirmar que a fé e a dúvida se correspondem é não conhecer a essência da fé em sua vigência. A fé não é algo vazio. Em que se tem fé? E pode a fé conviver com o questionar? São questões difíceis. E justamente ao longo da vida humana, como a fé exclui o que não é do seu âmbito, há a tendência a excluir aqueles que não têm a mesma fé. Porém, podemos admitir diferentes crenças, cada uma com a sua fé. E elas podem conviver em diálogo e compreensão. Por outro lado, o questionar se defronta em sua radicalidade com o mistério. E diante do mistério só resta o silêncio, sobretudo o da razão.
- Referência:
- (1) CASTELLO, José. Resenha publicada no Caderno Prosa & Verso, p. 5, do Jornal O Globo.
4
- "Mas quem se debruçou filosófica e metodicamente sobre a dúvida foi Descartes. E são dele as famosas palavras que sintetizam o problema e o passo seguinte. Dubito, ergo cogito; cogito, ergo sum (Duvido, logo penso; penso, logo sou). Quando Descartes faz o percurso da dúvida, constata que pode duvidar de tudo, exceto da própria dúvida. Pois no duvidar reinstala sempre a dúvida. Duvidar é pensar. O pensamento como realidade de que não posso duvidar coloca a subjetividade no cerne da modernidade. Descartes busca um ponto de referência indubitável a partir do qual possa erguer um novo paradigma de organização do real, de conhecimento do real. Tudo o que é externo pode parecer uma grande ilusão, uma grande fantasia. Só o pensamento resiste indestrutível à dúvida. O pensamento é algo que diz estritamente respeito ao homem, por isso a modernidade é antropocêntrica e subjetiva. É a partir de dentro do homem que se redesenha o real e o próprio novo homem na nova paisagem desse novo real" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Metamorfose da narrativa". In: ... Tempos de metamorfose. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1994, p. 65.