Mundo

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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:Mundo é uma questão. No entanto, num [[real]] dominado pelos conceitos metafísicos, muitos são os seus adjetivos qualificativos, sem nos darmos conta de que o adjetivo já pressupõe o mundo como vigência originária. É isto o que [[Heidegger]] quer dizer que o ser-humano é um ser da facticidade. Vivermos, queiramos ou não, quer dizer vivermos já desde sempre no mundo. É impossível pensar a realidade sem mundo. É aqui que podemos citar o fragmento 30 de Heráclito: "O mundo, o mesmo em todos, nenhum dos deuses, e nenhum dos homens o fez, mas sempre foi, é e será, [[fogo]] sempre vivo, acendendo segundo a medida e segundo a medida apagando" (1). Notemos que o pensador diz que o Mundo foi, é e será. Porém, o ser se dá enquanto [[verdade]] e enquanto verdade é que a obra de arte se constitui originariamente como Mundo e Terra. A dimensão Mundo da obra de arte não é qualqer mundo como adjetivo qualificativo, mas a própria vigência da realidade enquanto verdade e não-verdade, pois mundo está ligado à clareira, o retrair-se do ser para deixar o não-ser ser como presença: mundo.
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:Mundo é uma [[questão]]. No entanto, num [[real]] dominado pelos conceitos metafísicos, muitos são os seus adjetivos qualificativos, sem nos darmos conta de que o [[adjetivo]] já pressupõe o mundo como vigência originária. É isto o que [[Heidegger]] quer dizer: que o ser-humano é um ser da facticidade. Vivemos, queiramos ou não, quer dizer, vivemos já desde sempre no mundo. É impossível pensar a realidade sem mundo. É aqui que podemos citar o fragmento 30 de Heráclito: "O mundo, o mesmo em todos, nenhum dos deuses, e nenhum dos homens o fez, mas sempre foi, é e será, [[fogo]] sempre vivo, acendendo segundo a medida e segundo a medida apagando" (1). Notemos que o pensador diz que o Mundo foi, é e será. Porém, o ser se dá enquanto [[verdade]] e enquanto verdade é que a [[obra]] de arte se constitui originariamente como Mundo e [[Terra]]. A dimensão Mundo da obra de arte não é qualquer mundo como adjetivo qualificativo, mas a própria vigência da realidade enquanto verdade e não-verdade, pois mundo está ligado à clareira, o retrair-se do ser para deixar o não-ser [[ser]] como [[presença]]: mundo.
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:(1) HERÁCLITO. trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.
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:(1) HERÁCLITO. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: ''Os pensadores originários''. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.
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:Mundo é uma questão complexa e fundamental para cada viver humano. Ao longo da trajetória ocidental foram sendo constituídos diversos conceitos de mundo, ligados a concepções da [[realidade]] e do [[homem]]. Hedegger faz um comentário e levantamento desses conceitos (1). Ele toma o mundo como questão e usa inicialmente a expressão alemã: ''In der Welt sein'' (Ser, estar jogado no mundo). Indica no homem a [[abertura]] essencial para o [[Ser]], a transcendência, aquilo que constitui o homem como homem. Um outro nome para mundo e [[transcendência]] é ''[[lógos]]''. É nesse [[horizonte]] que se deve ler a sentença órfica:''dzoion logon echon'' (com que se define o homem na ordem da vida) e que significa: O que constitui a essência vital do homem é a transcendência, o ''lógos''.
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:Mundo é uma questão complexa e fundamental para cada viver humano. Ao longo da trajetória ocidental foram sendo constituídos diversos conceitos de mundo, ligados a concepções da realidade e do homem. Hedegger faz um comentário e levantamento desses conceitos (1). Ele toma o mundo como questão e usa inicialmente a expressão alemã: ''In der Welt sein'' (Ser, estar jogado no mundo). Indica no homem a abertura essencial para o Ser, a transcendência, aquilo que constitui o homem como homem. Um outro nome para mundo e [[transcendência]] é ''lógos''. É nesse [[horizonte]] que se deve ler a sentença órfica:''dzoion logon echon'' (com que se define o homem na ordem da vida)e que significa: O que constitui a essência vital do homem é a transcendência, o ''lógos''.
 
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:(1)Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Da essência do fundamento''. Lisboa: Ediçõs 70, 1988, p. 42-43.
:(1)Cf. HEIDEGGER, Martin. ''Da essência do fundamento''. Lisboa: Ediçõs 70, 1988, p. 42-43.
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:O mundo como [[questão]] é visto por [[Heidegger]] como In der Welt sein. Mas devemos distinguir o mundo como questão e o mundo como [[conceito]]. Destes há muitos, normalmente expressos através de um adjetivo acrescentado a mundo: mundo pessoal, social, medieval etc. Por isso, Heidegger começa o levantamento dos conceitos vulgares de Mundo. Ao discutir a questão da essência do fundamento, Heidegger trata profundamente o mundo como questão em seus aspectos históricos. Mas não devemos esquecer que a questão mundo é uma das mais tratadas pelo pensador, desde Ser e tempo. Ela se torna a questão central, junto com a questão terra, para fazer uma profunda reflexão sobre o que é a arte. A questão mundo também é central no modo como Heidegger vai compreender A coisa.
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:O mundo como [[questão]] é visto por [[Heidegger]] como ''In der Welt sein''. Mas devemos distinguir o mundo como questão e o mundo como [[conceito]]. Destes há muitos, normalmente expressos através de um adjetivo acrescentado a mundo: mundo pessoal, [[social]], medieval etc. Por isso, Heidegger começa o levantamento dos conceitos vulgares de Mundo. Ao discutir a questão da [[essência]] do [[fundamento]], Heidegger trata profundamente o mundo como questão em seus aspectos históricos. Mas não devemos esquecer que a questão mundo é uma das mais tratadas pelo pensador, desde ''Ser e tempo''. Ela se torna a questão central, junto com a questão [[terra]], para fazer uma profunda reflexão sobre o que é a [[arte]]. A questão mundo também é central no modo como Heidegger compreende a coisa.
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
:Referências:
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:HEIDEGGER, Martin. ''A origem da obra de arte''.Trad. Manuel Antônio de Castro e Idalina Azevedo da Silva, in: www.travessiapoetica.blogspot.com (tradução não comercializada, usada nos cursos de pós-graduação).
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:________________. ''A coisa''. In: Ensaios e conferências. Petrópolis, Vozes, 2002. Cf. Heidegger, Martin. A essência do fundamento. Lisboa, Edições 70, 1988, p. 42 e 43.
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:HEIDEGGER, Martin. ''A origem da obra de arte''.Trad. Manuel Antônio de Castro e Idalina Azevedo da Silva, in: [http://www.travessiapoetica.blogspot.com Travessia Poética] (tradução não comercializada, usada nos cursos de pós-graduação).
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:______. "A coisa". In: ''Ensaios e conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002.  
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:______. ''A essência do fundamento''. Lisboa: Edições 70, 1988, p. 42 e 43.
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:"Mundo é o acontecimento apropriador de [[clareira]] e [[iluminação]]".  
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:"Mundo é o acontecimento apropriador de [[clareira]] e [[iluminação]]." (1)
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:HEIDEGGER, Martin. ''Aletheia''. In: Ensaios e Conferências. Petrópolis, Vozes, 2002, p. 244.
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:HEIDEGGER, Martin. "''Alétheia''". In: ''Ensaios e Conferências''. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 244.
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:Heidegger liga mundo ao coisificar da "coisa". Mas é importante perceber, como diz Heidegger, que não há [[causa]] nem [[FUNDAMENTO]]. A explicação aí não ocorre, porque esta pressupõe que haja CAUSA ou FUNDAMENTO.  
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:Heidegger liga mundo ao coisificar da coisa. Mas é importante perceber, como diz Heidegger, que não há [[causa]] nem [[fundamento]]. A explicação aí não ocorre, porque esta pressupõe que haja causa ou fundamento.  
:Referências:
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:HEIDEGGER, Martin. ''Ensaios e conferências''. Petrópolis, Vozes, 2002.
:HEIDEGGER, Martin. ''Ensaios e conferências''. Petrópolis, Vozes, 2002.
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:Mundo é uma das questões fundamentais do pensamento heideggeriano. Cf. Heidegger, Martin. Introdução à metafísica. Rio de Janeiro, 1969, p. 89. Cartas sobre humanismo. Rio de Janeiro, 1967, p. 44 e 79.
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:"No fazer-se [[Linguagem]] do [[Ser]], o [[homem]] vem a si mesmo e o mundo vem ao homem para ser mundo." (1)
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:LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar I''. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 262.
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:"No fazer-se [[Linguagem]] do [[Ser]], o homem vem a si mesmo e o mundo vem ao homem para ser mundo".  
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:Mundo usa-se em muitos sentidos. Propriamente o falar de [[sentido]] já é falar de mundo. Como pode haver sentido sem mundo ou mundo sem sentido? Em si, mundo é uma das questões mais complexas. O seu entendimento como meio ou contexto já surge de teorias sobre o [[real]]. O que é mundo?
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:1° Mundo cultural. Aí mundo diz que cada [[cultura]] constitui em si um mundo. Como tal daria consistência a uma [[identidade]], a daqueles que pertencem a tal cultura. As culturas constituiriam entre si [[diferença|diferenças]]. Como explicá-las? Outra questão a este respeito: Como se relaciona linguagem/língua/cultura? Ocorre que há diferentes conceitos de cultura, dependendo da [[disciplina]]. A tensão entre língua e cultura não pode ser vista a partir de um conceito lingüístico de língua, algo formal e abstrato. O vigor de toda cultura é o que une [[terra]], [[céu]], ser humano enquanto mundo: o [[sagrado]]. Por isso, toda cultura tem si um [[culto]]: os ritos dos mitos, pelos quais acontece o vigorar do sagrado;
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:2° Mundo e universo real. É muito genérico mas ao mesmo tempo pode significar todo o real externo e também o interno, como por exemplo, na expressão: "meu mundo interior";
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:3° [[Visão]] de mundo. Aqui significa que o real é experienciado e vivenciado a partir de uma religião, de uma [[teoria]] filosófica, científica, política, econômica. O que fica implícito a toda visão de mundo é a [[questão]] do [[real]]. O que é "real" aí? Deus? Matéria? Sociedade? Se pode haver diferentes teorias do real e em diferentes campos é porque o próprio real dando-se nessas teorias se retrai como real. O real diz-se e manifesta-se de muitas maneiras. A cada maneira de manifestação dá-se o nome de mundo;
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:4° [[Ser]] e mundo. É o sentido [[ontologia|ontológico]]. Como tal abrange e ultrapassa todos os outros. Mas para ser/mundo comparecem: ''[[phýsis]]'' enquanto nascividade/ser; ''[[poíesis]]'' enquanto vigor poético; ''[[tékhne]]'' enquanto o conhecer que advém na e pela luz, ''[[lógos]]'' enquanto linguagem. Não pode haver mundo sem [[linguagem]]. ''Lógos''/linguagem é mundo. ''[[Alétheia]]'', ou seja, a própria realidade ou ser se ofertando enquanto [[clareira]] de [[desvelamento]], isto é, [[verdade]] e não-verdade (a clareira articula sempre um desvelamento e um velamento: quando a floresta se retrai é que podemos apreender propriamente a floresta.  ''[[Éthos]]'' é a linguagem enquanto mundo, onde, morando, nos apreendemos como seres humanos. Daí resulta a ''Sophía'', isto é, a [[sabedoria]] é o ético vigorando como realidade poética enquanto mundo. São as artes. Devemos ter o cuidado de não confundir mundo, que é uma questão, com mundo seguido de um adjetivo, que se transforma simplesmente em conceito. Por exemplo: mundo medieval, social etc.
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar I''. Vozes, Petrópolis, 1977, p. 262.
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:Mundo usa-se em muitos sentidos. Propriamente o falar de [[sentido]] já é falar de mundo. Como pode haver sentido sem mundo ou mundo sem sentido? Em si, mundo é uma das questões mais complexas. O seu entendimento como “meio” ou “contexto” já surge de teorias sobre o [[real]]. O que é mundo?
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:"E nós olhamos: o mundo (que não foi criado uma só vez, mas tantas quantas as vezes que aparece um artista original) parece-nos totalmente transformado relativamente ao precedente, mas também inteiramente claro." (1)
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:1° Mundo cultural. Aí mundo diz que cada [[cultura]] constitui em si um mundo. Como tal daria consistência a uma [[identidade]], a daqueles que pertencem a tal cultura. As culturas constituiriam entre si diferenças. Como explicá-las? Outra questão a este respeito: Como se relaciona linguagem/língua/cultura? Ocorre que há diferentes conceitos de cultura, dependendo da disciplina. A tensão entre língua e cultura não pode ser vista a partir de um conceito lingüístico de língua, algo formal e abstrato. O vigor de toda cultura é o que une terra, céu, ser humano enquanto mundo: o sagrado. Por isso, toda cultura tem si um [[culto]]: os ritos dos mitos, pelos quais acontece o vigorar do sagrado;
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:Em si o [[artista]] não é o que cria mundo, uma ideia cristã que desfoca a verdadeira questão: Quando o ser humano atua, ele só pode atuar a partir do que já existe e do que já lhe foi dado. Criar então significa simplesmente manifestar o que ainda não foi manifesto.
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:2° Mundo e universo real. É muito genérico mas ao mesmo tempo pode significar todo o real externo e também o interno, como por exemplo, na expressão: “meu mundo interior”;
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:3° Visão de mundo. Aqui significa que o real é experienciado e vivenciado a partir de uma religião, de uma teoria filosófica, científica, política, econômica. O que fica implícita a toda visão de mundo é a questão do real. O que é “real” aí? Deus? Matéria? Sociedade? Se pode haver diferentes teorias do real e em diferentes campos é porque o próprio real dando-se nessas teorias se retrai como real. O real diz-se e manifesta-se de muitas maneiras. A cada maneira de manifestação dá-se o nome de mundo;
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:4° Ser e mundo. É o sentido [[ontologia|ontológico]]. Como tal abrange e ultrapassa todos os outros. Mas para ser/mundo comparecem: [[physis]] enquanto nascividade/ser; [[''poíesis'']] enquanto vigor poético; techné enquanto o conhecer que advém na e pela luz, logos enquanto linguagem. Não pode haver mundo sem [[linguagem]]. Logos/linguagem é mundo. Alétheia ou seja a própria realidade ou ser se ofertando enquanto clareira de desvelamento, isto é, verdade e não-verdade (a clareira articula sempre um desvelamento e um velamento: quando a floresta se retrai é que podemos apreender propriamente a floresta.  [[Ethos]] é a linguagem enquanto mundo, onde, morando, nos apreendemos como seres humanos. Daí resulta a Sophia, isto é, a sabedoria é o ético vigorando como realidade poética enquanto mundo. São as artes. Devemos ter o cuidado de não confundir mundo, que é uma questão, com mundo seguido de um adjetivo, que se transforma simplesmente em conceito. Por exemplo: mundo medieval, social etc.
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:Referência:
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:(1) GRASSI, Ernesto. ''Arte e Mito''. Lisboa: Livros do Brasil, s.d., p. 172.
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:“E nós olhamos: o mundo (que não foi criado uma só vez, mas tantas quantas as vezes que aparece um artista original) parece-nos totalmente transformado relativamente ao precedente, mas também inteiramente claro”.  
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:Hoje há uma tendência entre certos teólogos de falarem de mundo a partir das concepções da [[realidade]] oriundas da [[ciência]], como se esta constituísse a realidade básica, a partir da qual se poderiam dar explicações teológicas, poéticas etc. Nota-se que falta algo e fazem afirmações problemáticas e superficiais. Emmanuel Carneiro Leão (1) encaminha o tema adequadamente ao relacionar as pesquisas e afirmações da [[ciência]] com mundo. Só porque há um mundo é que os cientistas podem fazer pesquisas físicas, biológicas etc. Eles já pressupõem o mundo constituído. Nenhuma se preocupa em pensar a própria constituição do mundo e de mundos. Por isso, pensar a realidade enquanto mundo é pensar a realidade originariamente. Mas para tanto também é necessário pensar a [[cultura]] originariamente, porque mundo e cultura se implicam. Como relacionar mundo, [[linguagem]] e DNA, ou seja, o [[código]] [[genética|genético]]?
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:Em si o artista não é o que cria mundo, uma ideia cristã que desfoca a verdadeira questão: Quando o ser humano atua, ele só pode atuar a partir do que já existe e do que já lhe foi dado. Criar então significa simplesmente manifestar o que ainda não foi manifesto.
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:GRASSI, Ernesto. ''Arte e Mito'', Lisboa, Livros do Brasil, s.d., p. 172.
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:(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar II''. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 192.
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:Hoje há uma tendência entre certos teólogos de falarem de mundo a partir das concepções da realidade oriundas da [[ciência]], como se esta constituísse a realidade básica, a partir da qual se poderiam dar explicações teológicas, poéticas etc. Nota-se que falta algo e fazem afirmações problemáticas e superficiais. Emmanuel  Carneiro Leão encaminha o tema adequadamente ao relacionar as pesquisas e afirmações da ciência com mundo. Só porque há um mundo é que os cientistas podem fazer pesquisas físicas, biológicas etc. Eles já pressupõem o mundo constituído. Nenhuma se preocupa em pensar a própria constituição do mundo e de mundos.  Por isso, pensar a realidade enquanto mundo é pensar a realidade originariamente. Mas para tanto também é necessário pensar a cultura originariamente, porque mundo e cultura se implicam. Como relacionar mundo, linguagem e DNA, ou seja, o código genético?
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:uma mediação dos [[ente|entes]] infra-humanos com o [[homem]] e com o [[ser]]. É nessa mediação que se vai constituir mundo, pois o homem é o [[ponto]] de re-ferência e [[unidade]]. Nessa mediação do homem fica claro como a cultura é mundo.  
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:Referências:
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar II''. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 192.
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:Referência:
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:(1) HUMMES, Cláudio. ''Metafísica''. In: www.travessiapoetica.blogspot.com. Páginas: 118-120 e 131-133.
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:Há uma mediação dos entes infra-humanos com o homem e com o ser. É nessa mediação que se vai constituir mundo, pois o homem é o ponto de re-ferência e unidade. Nessa mediação do homem fica claro como a cultura é mundo.  
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:Há uma estreita relação entre a instauração de mundo e a edificação de uma [[obra]]. Diz Leão: "...o processo de instauração do mundo comporta sempre a edificação de uma obra, uma operação" (1). A instauração de mundo se dá:
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:a) pela [[arte]];
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:b) a ação criadora do político, que funda um novo [[sistema]] de convivência;
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:c) o comportamento do [[herói]], que realiza um sacrifício transcendente;
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:d) a reflexão do pensador, que converte em marcha de [[pensamento]] a [[verdade]] da [[existência]]. "... sempre qualquer processo de instauração de mundo é a edificação de uma obra. É um primeiro resultado. O segundo se refere à [[Linguagem]] como dinamismo e potência da obra" (2).
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:Referência:
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:- [[Manuel Antônio de Castro]]
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:HUMMES, Cláudio. ''Metafísica''. In: www.travessiapoetica.blogspot.com. Páginas: 118-120 e 131-133.
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:Mundo é um conceito difícil em Heidegger. Ele leva a compreender o que é MUNDO no ensaio A origem da obra de arte, quando descreve o templo e diz o que é mundo: §§ 74 a 83.
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Referência:
 
-
HEIDEGGER, Martin. ''A origem da obra de arte''. Tradução de Manuel Antônio de Castro e Idalina Azevedo da Silva. (1)
 
-
      (1) Texto acessível para uso acadêmico em: www.travessiapoetica.blogspot.com
 
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==13==
 
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:Há uma estreita relação entre a instauração de mundo e a edificação de uma [[obra]]. Diz Emmanuel: “...o processo de instauração do mundo comporta sempre a edificação de uma obra, uma operação” (1). A instauração de mundo se dá:
 
-
:a) pela arte;
 
-
:b) a ação criadora do político, que funda um novo sistema de convivência;
 
-
:c) o comportamento do herói, que realiza um sacrifício transcendente;
 
-
:d) a reflexão do pensador, que converte em marcha de pensamento a verdade da existência. “... sempre qualquer processo de instauração de mundo é a edificação de uma obra. É um primeiro resultado. O segundo se refere à Linguagem como dinamismo e potência da obra” (2).
 
:Referências:
:Referências:
-
:(1)LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar I'', Petrópolis, Vozes, 1977, p.168.
 
-
:(2)Idem.
 
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== 14 ==
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:(1)LEÃO, Emmanuel Carneiro. ''Aprendendo a pensar I'', Petrópolis: Vozes, 1977, p.168.
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:""mundo" diz a matriz de sentido no interior da qual um ser humano vive sua vida. É no numndo que o homem experiencia sua mortalidade, sua desmesura, seus poderes, seus fracassos, sua sede" (1).
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:(2)Idem, p. 168.
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Referência
 
-
(1) UNGER, Nancy Mangabeira. "Heidegger e a espera do inesperado". In: Revista ''Tempo Brasileiro'', Rio de Janeiro, 164: 179/188, jan.-mar., 2006, p.182.  
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== 12 ==
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:"'mundo' diz a matriz de [[sentido]] no interior da qual um ser humano vive sua vida. É no numndo que o homem experiencia sua mortalidade, sua desmesura, seus poderes, seus fracassos, sua sede." (1)
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:Referência:
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:(1) UNGER, Nancy Mangabeira. "Heidegger e a espera do inesperado". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', Rio de Janeiro, 164: 179/188, jan.-mar., 2006, p.182.  
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== 13 ==
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:"O [[existir]] se dá, e só pode se dar no, ou num, [[mundo]]. O ser é condição de possibilidade do estabelecimento de todo e qualquer mundo. O [[ser]] é sempre como vigência de uma substantividade essencial infinitiva, isto é, como condição de possibilidade de qualquer forma de [[sentido]] a posteriori. A vigência do ser é que inaugura a possibilidade de mundo, mas não só de mundo, também de caos. Existir não. Impõe o mundo como ordenação e configuração de um caos primordial, e ao mesmo tempo a superação dessa [[ordem]] e desse modo de configurar" (1).
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:"O [[existir]] se dá, e só pode se dar no, ou num, [[mundo]]. O ser é condição de possibilidade do estabelecimento de todo e qualquer mundo. O [[ser]] é sempre como vigência de uma substantividade essencial infinitiva, isto é, como condição de possibilidade de qualquer forma de [[sentido]] a posteriori. A vigência do ser é que inaugura a possibilidade de mundo, mas não só de mundo, também de [[caos]]. Existir não. Impõe o mundo como ordenação e configuração de um caos primordial, e ao mesmo tempo a superação dessa [[ordem]] e desse modo de configurar." (1)

Edição de 16h29min de 18 de Abril de 2009

1

Mundo é uma questão. No entanto, num real dominado pelos conceitos metafísicos, muitos são os seus adjetivos qualificativos, sem nos darmos conta de que o adjetivo já pressupõe o mundo como vigência originária. É isto o que Heidegger quer dizer: que o ser-humano é um ser da facticidade. Vivemos, queiramos ou não, quer dizer, vivemos já desde sempre no mundo. É impossível pensar a realidade sem mundo. É aqui que podemos citar o fragmento 30 de Heráclito: "O mundo, o mesmo em todos, nenhum dos deuses, e nenhum dos homens o fez, mas sempre foi, é e será, fogo sempre vivo, acendendo segundo a medida e segundo a medida apagando" (1). Notemos que o pensador diz que o Mundo foi, é e será. Porém, o ser se dá enquanto verdade e enquanto verdade é que a obra de arte se constitui originariamente como Mundo e Terra. A dimensão Mundo da obra de arte não é qualquer mundo como adjetivo qualificativo, mas a própria vigência da realidade enquanto verdade e não-verdade, pois mundo está ligado à clareira, o retrair-se do ser para deixar o não-ser ser como presença: mundo.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HERÁCLITO. Trad. Emmanuel Carneiro Leão. In: Os pensadores originários. Petrópolis: Vozes, 1991, p. 67.


2

Mundo é uma questão complexa e fundamental para cada viver humano. Ao longo da trajetória ocidental foram sendo constituídos diversos conceitos de mundo, ligados a concepções da realidade e do homem. Hedegger faz um comentário e levantamento desses conceitos (1). Ele toma o mundo como questão e usa inicialmente a expressão alemã: In der Welt sein (Ser, estar jogado no mundo). Indica no homem a abertura essencial para o Ser, a transcendência, aquilo que constitui o homem como homem. Um outro nome para mundo e transcendência é lógos. É nesse horizonte que se deve ler a sentença órfica:dzoion logon echon (com que se define o homem na ordem da vida) e que significa: O que constitui a essência vital do homem é a transcendência, o lógos.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1)Cf. HEIDEGGER, Martin. Da essência do fundamento. Lisboa: Ediçõs 70, 1988, p. 42-43.


3

O mundo como questão é visto por Heidegger como In der Welt sein. Mas devemos distinguir o mundo como questão e o mundo como conceito. Destes há muitos, normalmente expressos através de um adjetivo acrescentado a mundo: mundo pessoal, social, medieval etc. Por isso, Heidegger começa o levantamento dos conceitos vulgares de Mundo. Ao discutir a questão da essência do fundamento, Heidegger trata profundamente o mundo como questão em seus aspectos históricos. Mas não devemos esquecer que a questão mundo é uma das mais tratadas pelo pensador, desde Ser e tempo. Ela se torna a questão central, junto com a questão terra, para fazer uma profunda reflexão sobre o que é a arte. A questão mundo também é central no modo como Heidegger compreende a coisa.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
HEIDEGGER, Martin. A origem da obra de arte.Trad. Manuel Antônio de Castro e Idalina Azevedo da Silva, in: Travessia Poética (tradução não comercializada, usada nos cursos de pós-graduação).
______. "A coisa". In: Ensaios e conferências. Petrópolis: Vozes, 2002.
______. A essência do fundamento. Lisboa: Edições 70, 1988, p. 42 e 43.


4

"Mundo é o acontecimento apropriador de clareira e iluminação." (1)


Referências:
HEIDEGGER, Martin. "Alétheia". In: Ensaios e Conferências. Petrópolis: Vozes, 2002, p. 244.


Ver também:


5

Heidegger liga mundo ao coisificar da coisa. Mas é importante perceber, como diz Heidegger, que não há causa nem fundamento. A explicação aí não ocorre, porque esta pressupõe que haja causa ou fundamento.


Referências:
HEIDEGGER, Martin. Ensaios e conferências. Petrópolis, Vozes, 2002.


6

"No fazer-se Linguagem do Ser, o homem vem a si mesmo e o mundo vem ao homem para ser mundo." (1)


Referências:
LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar I. Petrópolis: Vozes, 1977, p. 262.


7

Mundo usa-se em muitos sentidos. Propriamente o falar de sentido já é falar de mundo. Como pode haver sentido sem mundo ou mundo sem sentido? Em si, mundo é uma das questões mais complexas. O seu entendimento como meio ou contexto já surge de teorias sobre o real. O que é mundo?
1° Mundo cultural. Aí mundo diz que cada cultura constitui em si um mundo. Como tal daria consistência a uma identidade, a daqueles que pertencem a tal cultura. As culturas constituiriam entre si diferenças. Como explicá-las? Outra questão a este respeito: Como se relaciona linguagem/língua/cultura? Ocorre que há diferentes conceitos de cultura, dependendo da disciplina. A tensão entre língua e cultura não pode ser vista a partir de um conceito lingüístico de língua, algo formal e abstrato. O vigor de toda cultura é o que une terra, céu, ser humano enquanto mundo: o sagrado. Por isso, toda cultura tem si um culto: os ritos dos mitos, pelos quais acontece o vigorar do sagrado;
2° Mundo e universo real. É muito genérico mas ao mesmo tempo pode significar todo o real externo e também o interno, como por exemplo, na expressão: "meu mundo interior";
Visão de mundo. Aqui significa que o real é experienciado e vivenciado a partir de uma religião, de uma teoria filosófica, científica, política, econômica. O que fica implícito a toda visão de mundo é a questão do real. O que é "real" aí? Deus? Matéria? Sociedade? Se pode haver diferentes teorias do real e em diferentes campos é porque o próprio real dando-se nessas teorias se retrai como real. O real diz-se e manifesta-se de muitas maneiras. A cada maneira de manifestação dá-se o nome de mundo;
Ser e mundo. É o sentido ontológico. Como tal abrange e ultrapassa todos os outros. Mas para ser/mundo comparecem: phýsis enquanto nascividade/ser; poíesis enquanto vigor poético; tékhne enquanto o conhecer que advém na e pela luz, lógos enquanto linguagem. Não pode haver mundo sem linguagem. Lógos/linguagem é mundo. Alétheia, ou seja, a própria realidade ou ser se ofertando enquanto clareira de desvelamento, isto é, verdade e não-verdade (a clareira articula sempre um desvelamento e um velamento: quando a floresta se retrai é que podemos apreender propriamente a floresta. Éthos é a linguagem enquanto mundo, onde, morando, nos apreendemos como seres humanos. Daí resulta a Sophía, isto é, a sabedoria é o ético vigorando como realidade poética enquanto mundo. São as artes. Devemos ter o cuidado de não confundir mundo, que é uma questão, com mundo seguido de um adjetivo, que se transforma simplesmente em conceito. Por exemplo: mundo medieval, social etc.


- Manuel Antônio de Castro


8

"E nós olhamos: o mundo (que não foi criado uma só vez, mas tantas quantas as vezes que aparece um artista original) parece-nos totalmente transformado relativamente ao precedente, mas também inteiramente claro." (1)
Em si o artista não é o que cria mundo, uma ideia cristã que desfoca a verdadeira questão: Quando o ser humano atua, ele só pode atuar a partir do que já existe e do que já lhe foi dado. Criar então significa simplesmente manifestar o que ainda não foi manifesto.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) GRASSI, Ernesto. Arte e Mito. Lisboa: Livros do Brasil, s.d., p. 172.


9

Hoje há uma tendência entre certos teólogos de falarem de mundo a partir das concepções da realidade oriundas da ciência, como se esta constituísse a realidade básica, a partir da qual se poderiam dar explicações teológicas, poéticas etc. Nota-se que falta algo e fazem afirmações problemáticas e superficiais. Emmanuel Carneiro Leão (1) encaminha o tema adequadamente ao relacionar as pesquisas e afirmações da ciência com mundo. Só porque há um mundo é que os cientistas podem fazer pesquisas físicas, biológicas etc. Eles já pressupõem o mundo constituído. Nenhuma se preocupa em pensar a própria constituição do mundo e de mundos. Por isso, pensar a realidade enquanto mundo é pensar a realidade originariamente. Mas para tanto também é necessário pensar a cultura originariamente, porque mundo e cultura se implicam. Como relacionar mundo, linguagem e DNA, ou seja, o código genético?


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar II. Petrópolis, Vozes, 1992, p. 192.


10

Há uma mediação dos entes infra-humanos com o homem e com o ser. É nessa mediação que se vai constituir mundo, pois o homem é o ponto de re-ferência e unidade. Nessa mediação do homem fica claro como a cultura é mundo.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HUMMES, Cláudio. Metafísica. In: www.travessiapoetica.blogspot.com. Páginas: 118-120 e 131-133.


11

Há uma estreita relação entre a instauração de mundo e a edificação de uma obra. Diz Leão: "...o processo de instauração do mundo comporta sempre a edificação de uma obra, uma operação" (1). A instauração de mundo se dá:
a) pela arte;
b) a ação criadora do político, que funda um novo sistema de convivência;
c) o comportamento do herói, que realiza um sacrifício transcendente;
d) a reflexão do pensador, que converte em marcha de pensamento a verdade da existência. "... sempre qualquer processo de instauração de mundo é a edificação de uma obra. É um primeiro resultado. O segundo se refere à Linguagem como dinamismo e potência da obra" (2).


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1)LEÃO, Emmanuel Carneiro. Aprendendo a pensar I, Petrópolis: Vozes, 1977, p.168.
(2)Idem, p. 168.


12

"'mundo' diz a matriz de sentido no interior da qual um ser humano vive sua vida. É no numndo que o homem experiencia sua mortalidade, sua desmesura, seus poderes, seus fracassos, sua sede." (1)
Referência:
(1) UNGER, Nancy Mangabeira. "Heidegger e a espera do inesperado". In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 164: 179/188, jan.-mar., 2006, p.182.


13

"O existir se dá, e só pode se dar no, ou num, mundo. O ser é condição de possibilidade do estabelecimento de todo e qualquer mundo. O ser é sempre como vigência de uma substantividade essencial infinitiva, isto é, como condição de possibilidade de qualquer forma de sentido a posteriori. A vigência do ser é que inaugura a possibilidade de mundo, mas não só de mundo, também de caos. Existir não. Impõe o mundo como ordenação e configuração de um caos primordial, e ao mesmo tempo a superação dessa ordem e desse modo de configurar." (1)


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p.56.
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