Questionar

De Dicionrio de Potica e Pensamento

Edição feita às 08h48min de 4 de Julho de 2017 por Profmanuel (Discussão | contribs)
Ver também questão.


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O questionar é algo profundamente enigmático. A propósito da Modernidade, Heidegger diz: "Retomar por uma meditação mais original é aqui a coragem de pôr em questão a verdade de nossos próprios postulados e de fazer da região de nossos próprios objetivos o que é o mais digno de ser posto em questão" (1). E em uma nota, acrescenta: "Uma tal meditação não é necessária nem possível para todos, nem somente suportável por todos. Ao contrário, a ausência de meditação faz certamente parte das diferentes etapas da realização e da exploração organizada requerida pela época... O ser resta para a meditação o que há de mais digno a pôr em questão" (2). Se não é para todos, qual o critério de exclusão? Evidentemente que não é de ordem social etc. O questionar é uma doação da Cura, da Linguagem, pois a Linguagem (Logos) fala, não o homem.


- Manuel Antônio de Castro


Referências:
(1) HEIDEGGER, Martin. "O tempo da imagem do mundo". In: ---------. Caminhos de floresta. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 2002, p. 97.
(2) Idem, p. 120.

2

Concretamente, toda pergunta é o entre em que vigora todo questionar, onde se pergunta porque não se sabe e se sabe. Portanto, há o entre da pergunta e o entre do questionar. Na vigência do questionar, enquanto vigorar do entre, o diálogo é o dar-se do lógos enquanto o que desde sempre já se retrai. O lógos não é, dá-se. E dando-se, é. Este "se" que se dá é o entre do lógos, ou seja, o diá-logo. Portanto, todo diá-logo é a vigência do questionar enquanto pergunta: escuta. A escuta é o entre de questionar e perguntar, ou seja, o diálogo. No ensaio "Tempo e ser" (1), o "se" e o "dar-se" são tratados fundamentalmente.


- Manuel Antônio de Castro


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. "Tempo e ser". In: ______. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

3

"Existir vem do latim ex-sisto que diz elevar-se para fora de, elevar-se acima de. A presença do reflexivo implica em um moto próprio, bem como a possibilidade de instauração da interrogação, a instauração de um lógos, de linguagem, e, nesta, a possibilidade de pronunciar a questão - o que é? É na in-sistência para além de uma inserção meramente ôntica que o homem ex-siste. Por outro lado, o homem não deixa de ser. É aí nessa dimensão que se constitui a possibilidade de compreender como uma coisa é antes de existir, pois a existência da coisa necessita de formulação. No entanto, uma coisa pode ser independente de sua formulação. A questão que pergunta de que modo algo pode ser antes de existir é a questão que pergunta pelo nada." (1)


Referência:
(1) JARDIM, Antonio. Música: vigência do pensar poético. Rio de Janeiro: 7Letras, 2005, p. 56.


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Questionar não é confrontar-se com quem ensina, mas jogar o jogo originário do saber e do não-saber, do fundamentar pelo fundar, no dialogar, onde, de repente, mais do que ensinar se aprende. No questionar e dialogar vigora não a medida da razão, mas a vigência sempre utópica e nova da memória. Porque memória não é o jogo marcado da lembrança versus esquecimento. É mais: é a vigência da unidade do que foi, é e será (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Fundar e fundamentar". In: Pensamento no Brasil, v.I. Emmanuel Carneiro Leão. SANTORO, Fernando e Outros (Org.). Rio de Janeiro: Hexis, 2010, p. 217.

5

"No final de uma conferencia intitulada A questão da técnica, pronunciada há algum tempo, diz-se que 'questionar é a piedade do pensamento'. Piedade tem aí o antigo sentido de harmonia e sintoma articuladoras com aquilo que o pensamento tem a pensar" (1).


Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes, 2003, p. 135.