Autopoiese

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "Em seu [[meio]] e em [[relação]] à [[espécie]] de que participar mais diretamente, cada “[[unidade]]”, na medida em que vive, também ''age'' e, nesta [[ação]], se ''empenha'' por um ''[[bem]]''.  Ou seja, cada ser vivo tem também um ''[[telos]]'', um [[sentido]]. Para expressarem a ''[[realização]]'' deste ''[[telos]]'', os biólogos passaram a falar em ''[[autopoiese]]''. São duas [[palavras]] gregas que dizem que há um ''[[fazer]] [[próprio]], criativo, novo, diferente''. Mas uma tal ''[[autopoiese]]'' apenas realiza o que já está dado no ''[[código]] [[genético]]''. Ele já contém em si o seu ''[[telos]]'', o seu [[bem]] e seu [[sentido]]. Consti-
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: ''[[Linguagem]]''? (1).  
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: guagem]]''? (1).  

Edição de 23h03min de 5 de Julho de 2022

Tabela de conteúdo

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"Autopoiese ou autopoiesis (do grego auto: "próprio"; poiesis: "criação"), é um termo criado na década de 1970 pelos biólogos e filósofos chilenos Francisco Varela e Humberto Maturana para designar a capacidade dos seres vivos de produzirem a si próprios.
"Segundo esta teoria, um ser vivo é um sistema autopoiético, caracterizado como uma rede fechada de produções moleculares (processos) em que as moléculas produzidas geram com suas interações a mesma rede de moléculas que as produziu. A conservação da autopoiese e da adaptação de um ser vivo ao seu meio são condições sistêmicas para a vida. Portanto, um sistema vivo, como sistema autônomo, está constantemente se autoproduzindo, autorregulando, sempre mantendo interações com o meio, onde este apenas desencadeia mudanças determinadas em sua própria estrutura, e não através de um agente externo".


Referência:
(1) www.pt.wikipedia.org>wiki>Autopoiese

2

"Em seu meio e em relação à espécie de que participar mais diretamente, cada “unidade”, na medida em que vive, também age e, nesta ação, se empenha por um bem. Ou seja, cada ser vivo tem também um telos, um sentido. Para expressarem a realização deste telos, os biólogos passaram a falar em autopoiese. São duas palavras gregas que dizem que há um fazer próprio, criativo, novo, diferente. Mas uma tal autopoiese apenas realiza o que já está dado no código genético. Ele já contém em si o seu telos, o seu bem e seu sentido. Consti-
tuir-se como bem e sentido não é isto o que tradicionalmente se diz mundo e [[Lin-
guagem]]? (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 25.

3

"Cada autopoiese é uma “unidade”, uma singularidade. O como é da autopoiese não é diferente d' o que é, enquanto código genético. O impropriamente chamado código genético é o possível enquanto possibilidade. Assim como há mundo e linguagem em cada autopoiese também há, de certo, uma certa liberdade, liberdade esta inerente ao código genético e não a um livre agir em relação a seu código. Noutros termos, em certo sentido, podemos dizer que cada unidade tem uma Moira, um destino" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 26.

4

"É importante compreender que a travessia não constitui algo que se vem somar ao homem, ou seja, o humano é inerente ao homem, mas aquele humano manifesta dimensões que o homem como unidade e autopoiese ainda não contém. Fazer esta diferença como linguagem, mundo e uma certa liberdade ainda não dá conta, porque isso é inerente a toda unidade, mesmo que em diferentes graus, mas que, no fundo, se fazem presentes" (1).
É bom lembrar ao leitor que todas estas nuances se devem à misteriosa e complexa palavra grega Logos.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Manuel Antônio de Castro, (org.). Arte: corpo, mundo e terra. Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 27.

5

"Autopoiese: Característica de um sistema capaz de se autodefinir, autoconstrução e frequentemente se renovar a partir dessas duas primeiras ações. Ou seja, existe autonomia no estabelecimento de duas constituintes básicas de um sistema: estrutura e organização.
Estrutura: Componentes de um sistema;
Organização: Relação entre esses componentes.
Além desses dois constituintes, ainda temos um terceiro: o meio. Mas este depende intimamente do ser que responde aos estímulos que provoca, sendo os estímulos respondidos de acordo com relações internas do ser perante esse estímulo externo. Ou seja, o estímulo parte de fora, mas a reação parte de relações internas do ser. Maturana atribuiu essa característica ao processo cognitivo, contrapondo ao que é (ou era) tido como o tradicional, de que é o estímulo externo da experiência que define o processo de aprendizado, dizendo que são as correlações internas a partir dessa experiência que definem o aprendizado" (1).


Referência:
(1) https://pt.wikipedia.org>wiki>Humberto Maturana

6

"Uma unidade para a biologia é a que é dotada de um código genético. Na teia da vida, cada unidade participa de um código genético enquanto faz parte de uma família, aí incluído também cada ser humano. Ocorre que essa unidade se tem sua origem no código genético comum nem por isso se dissolve na indiferenciação desse código. O código é tão misterioso que permite e possibilita a cada unidade se realizar enquanto autopoiese" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Cinco questões fundadoras de Grande sertão: veredas" (ensaio não publicado).
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