Teologia
De Dicionrio de Potica e Pensamento
Edição feita às 22h31min de 26 de Agosto de 2020 por Profmanuel (Discussão | contribs)
1
- "Mistério vem do verbo grego myo. E myo diz: trancar-se no centro, concentrar-se; diz: encerrar-se no âmago, recolher-se ao íntimo. Aqui, centro, âmago, íntimo, evocam a raiz da intensidade, o sumo da plenitude. Mistério não diz uma coisa, diz um movimento, o movimento de con-sumar, de concentrar-se na origem, de recolher-se à natividade da raiz, de retornar ao sem fundo e fundamento, ao a-bismo de ser. As palavras, Deus, Absoluto, Transcendência, Inconsciente, Espírito, Matéria, Psique, Estrutura, Ser são outras tantas redes em cujas malhas o poder do saber ocidental na teologia, na filosofia, na ciência, sempre de novo tentou, mas nunca conseguiu, prender e segurar a natividade do mistério" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. “Heidegger e a modernidade: a correlação de sujeito e objeto”. In: ------------. Aprendendo a pensar, II. Petrópolis / RJ: Vozes, 1992, p. 180.
2
- Em grego Único Deus diz-se: monoteísmo, pois mono quer dizer: único, um; e -teísmo origina-se da palavra Theos, que significa Deus. Exemplo claro desta palavra grega temos em Teologia, ou seja, conhecimento de Deus. A palavra -logia origina-se de Logos, fonte de muitos sentidos e traduções. Tal conhecimento tem origem racional, isto é, obtido através da razão, que é outra tradução de Logos. A palavra -logia serve para compor muitas palavras. E nunca se usa sozinha.
3
- "Theólogos, theologia significa na Antiguidade o dizer mítico-poético dos deuses, sem referência a um ensinamento de fé e a uma doutrina eclesial" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. "O princípio da identidade". In: _____. Identidade e diferença, tradução Ernildo Stein. Vozes / Petrópolis / RJ em co-edição com Livraria Duas Cidades, São Paulo, 2006, p. 52.