Vazio
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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: (1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba. "Diálogo com Chuang Tzu, hoje". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', 171 - ''Permanência e atualidade da Poética''. Rio de Janeiro, out.-dez., 2007, p. 164. | : (1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba. "Diálogo com Chuang Tzu, hoje". In: ''Revista Tempo Brasileiro'', 171 - ''Permanência e atualidade da Poética''. Rio de Janeiro, out.-dez., 2007, p. 164. | ||
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+ | : A [[ideia]] de [[autor]] propalada desde a [[Modernidade]] é falha porque não se abre para o [[acontecer]] da [[realidade]], entendendo esta como o que vigora. Se a denominamos, sempre impropriamente, de [[imaginação]], [[silêncio]], [[vazio]], [[nada criativo]], é porque como [[finitos]] temos sempre de nos mover no [[limite]]. Porém, o que nos caracteriza é justamente não ficarmos determinados pela [[finitude]]. [[Criar]] mesmo nunca criamos, não somos [[autores]] de nada, mas acontece em nós o [[advir]] ao [[sentido]] a própria [[realidade]], o [[vazio]] de que nos fala o [[pensador]]. Mover-se na [[autoria]] é ainda ficar restrito à [[entificação]] subjetiva. Mas sem [[ser]] não há [[ente]]. Deve haver [[dialética]] entre [[língua]] e [[linguagem]], entre [[silêncio]] e [[fala]]. O oleiro faz a jarra com o que a [[realidade]] lhe oferece, mas quem lhe dá [[sentido]] e acolhimento é o [[vazio]]. O [[poético]] é isso e é essencialmente [[dialético]]. | ||
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Edição de 15h36min de 16 de março de 2019
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1
- "Vejamos três pontos de diferentes tamanhos. No vazio, é impossível determinar a medida, a representação. Só os três entre si possibilitam determinar uma medida. Nos três pontos, o tamanho é determinado pela relação entre eles e não por eles, em si mesmo, quanto ao tamanho" (1).
- : Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Época e tempo poético". In: ---------. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 279.
2
- "Trinta raios convergem, no círculo de uma roda
- E pelo espaço que há entre eles
- Origina-se a utilidade da roda
- A argila é trabalhada na forma de vasos
- E no vazio origina-se a utilidade deles
- Origina-se a utilidade da roda
- Abrem-se portas e janelas nas paredes da casa
- E pelos vazios é que podemos utilizá-la
- Assim, da não-existência vem a utilidade, e
- da existência, a posse" (1)
- Referência:
- (1) LAO TSE. Tao te king - O livro do sentido e da vida. Tradução e Introdução Norberto de Paulo Lima. São Paulo: Hemus Editora, 1983, p. 39.
3
- "Numa fossa da vida, quando distamos igualmente da esperança e do desespero, e a banalidade de todo dia estende um vazio onde se nos afigura indiferente se há ou não empenho. Ressoa novamente a questão: a existência se dá sempre como o penhor de todo empenho e desempenho" (1).
- Referência:
- (1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "Aprender e Ensinar". In: -----. Aprendendo a pensar. Petrópolis R/J: Vozes, 1977, p. 45.
4
- “A não-ação do sábio não é a inação.
- Não é estudada. Coisa alguma a abala.
- O sábio é quieto porque não se altera
- Não porque ele queira ser quieto”.
....................................................
- “O coração do sábio está tranquilo.
- É o espelho do céu e da terra.
- O espelho de tudo.
- É vazio, é quieto, é tranquilo, é sem-sabor
- O silêncio, a não-ação: esta é a medida do céu e da terra”.
.........................................................
- “Assim, do vazio do sábio surge a quietude:
- Da quietude, a ação. Da ação, a realização.
- Da sua quietude vem sua não-ação, que é também ação
- E é, portanto, sua realização.
- Pois a quietude é alegria. A alegria é isenta de preocupações,
- Fértil por muitos anos.
- A alegria faz tudo despreocupadamente:
- O silêncio e a não-ação
- Eis a raiz de todas as coisas” (1).
- TZU, Chuang. “Ação e não-ação”. In: MERTON, Thomas. A via de Chuang Tzu. Petrópolis: Vozes, 1999, p. 106.
5
- "Nós ocidentais temos a tendência de pensar o vazio como o nada, como algo completamente oco. Mas o pensamento originário de Chuang Tzu nos mostra que o vazio não é vazio. É um vazio cheio de possibilidades, de potencialidades, um vazio pleno, um vazio-todo, bem diferente do vazio-nada como o pensamento mecanicista do Ocidente percebe" (1).
- Referência:
- (1) ROCHA, Antônio Carlos Pereira Borba. "Diálogo com Chuang Tzu, hoje". In: Revista Tempo Brasileiro, 171 - Permanência e atualidade da Poética. Rio de Janeiro, out.-dez., 2007, p. 164.
6
- A ideia de autor propalada desde a Modernidade é falha porque não se abre para o acontecer da realidade, entendendo esta como o que vigora. Se a denominamos, sempre impropriamente, de imaginação, silêncio, vazio, nada criativo, é porque como finitos temos sempre de nos mover no limite. Porém, o que nos caracteriza é justamente não ficarmos determinados pela finitude. Criar mesmo nunca criamos, não somos autores de nada, mas acontece em nós o advir ao sentido a própria realidade, o vazio de que nos fala o pensador. Mover-se na autoria é ainda ficar restrito à entificação subjetiva. Mas sem ser não há ente. Deve haver dialética entre língua e linguagem, entre silêncio e fala. O oleiro faz a jarra com o que a realidade lhe oferece, mas quem lhe dá sentido e acolhimento é o vazio. O poético é isso e é essencialmente dialético.