Cidadania

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: Mas como se dá essa tensão na [[globalização]] [[entre]] o [[presente]] e o [[acontecer poético]]? Esta é uma [[dimensão]] da [[questão]] da construção ético-poética do [[homem]] e do [[real]] na [[globalização]], lugar das [[obras de arte]] e de [[pensamento]]. Nestas acontece a [[essência]] da [[cidadania]], pois esta não é ditada pelo [[social]], enquanto algo [[geral]] e resultante de um [[sistema]] de [[relações]] sociais e suas [[representações]]. A [[cidadania]] é a [[identidade]] [[concreta]] das [[diferenças]], onde toda [[igualdade]] deve ser a otimização para todos de oportunidades de [[realização]] diferenciada. Onde vigora a [[uniformidade]] não há [[cidadania]], porque ela é a negação [[concreta]] de [[tempo]] e [[ser]].
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: - [[Manuel Antônio de Castro]]

Edição de 02h58min de 7 de Outubro de 2017

Tabela de conteúdo

1

. A cidadania se funda no ético. E este é o sentido do ser se dando no vigorar da linguagem. Só o ser funda sentido, jamais o fato de ter bens. Tê-los não é por si negativo, pois se eles se prestam a viver dignamente e empenhar-se no penhor do bem, os bens são vistos naquilo que eles são: possibilidades funcionais determinadas pelas possibilidades de consumar o sentido de ser. Os bens devem ser posssibilidades, jamais finalidades em si. Então tornam-se bens poéticos, pois em lugar da posse predomina o desprendimento e renúncia, uma vez que se sabe que todos os bens diante do bem são passgeiros. Ser cidadão é ser o sentido que se tem para ser, porque cada um já tem esse sentido, já o recebeu como próprio. Este é o destino que cada um já recebe ao nascer. Destino são possibilidades poéticas de ser o que já se é.


- Manuel Antônio de Castro


2

Mas não há história sem a manifestação do humano como o lugar onde a realidade leva a cabo a manifestação de suas possibilidades. E nessa trajetória sempre nova e criativa da realidade operando no ser humano e este manifestando o que ele recebeu para realizar, possibilidades dadas pela própria realidade, esse ser humano assume sempre novas dimensões. Chamamos cidadania a essas dimensões poéticas. Pensar o humano é pensar a cidadania poética e nesta e por esta é pensar o acontecer da realidade.


- Manuel Antônio de Castro


3

"O grande desafio do modelo democrático de Cidade reside na organização e no funcionamento do Estado de direito e na soberania da lei. A cidadania consiste em subordinar a lei ao direito e o Estado à lei" (1).


Referência bibliográfica:
(1) LEÃO, Emmanuel Carneiro. "A questão do modelo democrático". In: -------. Filosofia contemporânea. Teresópolis - RJ: Daimon Editora, 2013, p. 184.


  • Consulte também Polis.


4

Mas como se dá essa tensão na globalização entre o presente e o acontecer poético? Esta é uma dimensão da questão da construção ético-poética do homem e do real na globalização, lugar das obras de arte e de pensamento. Nestas acontece a essência da cidadania, pois esta não é ditada pelo social, enquanto algo geral e resultante de um sistema de relações sociais e suas representações. A cidadania é a identidade concreta das diferenças, onde toda igualdade deve ser a otimização para todos de oportunidades de realização diferenciada. Onde vigora a uniformidade não há cidadania, porque ela é a negação concreta de tempo e ser.


- Manuel Antônio de Castro
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