Substantivo
De Dicionário de Poética e Pensamento
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ser e estar". In:------. | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Ser]] e [[estar]]". In:------. [[Arte]]: o [[humano]] e o [[destino]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 25.''' |
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Edição de 19h31min de 31 de março de 2025
1
- "A palavra sub-stantivo forma-se do prefixo sub-, o que fundamenta aquilo que ocupa uma posição e por isso está. O que está provém do stare, de onde se forma – -stantivo. Substantivo diz o que está a partir de um fundamento" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ser e estar". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 25.
2
- "Quando digo o sendo substantivo. Quando digo o sendo sendo, verbalizo, porque no sendo sendo, este só pode estar sendo porque originariamente é verbo, possibilidade de e para possibilidade. Verbo é o agir do possÃvel. O sendo substantivo é o sendo no limite. O sendo sendo, verbal, é o sendo deixando vigorar o não-limite, sendo o não-ser que desde sempre já é enquanto possibilidade de e para possibilidade (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Amar e ser". In: -----. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 309.
3
- OusÃa (οá½ÏƒÎ¯Î±, pronúncia moderna "ussÃa") é um substantivo da lÃngua grega formado a partir do feminino do particÃpio presente do verbo ser, esse em latim e εἶναι, einai, em grego. Esta palavra é, por vezes, traduzida para português como substância ou essência, simples traduções da ousia grega para o latim como substantia ou essentia. De substância se formou a importante palavra em português: substantivo. Devido à sua origem filosófica, substância é muito utilizada em Filosofia e em Teologia. Note-se logo que as palavras substância e substantivo têm originalmente um caráter verbal, o que já não ocorre no uso que delas faz a gramática e muitas vezes a filosofia e a teologia, onde se perde completamente o sentido verbal.
4
- "O substantivo diz respeito sempre ao ente, seja como tal, seja em sua essência. Por isso, gramaticalmente, tudo é substantivável, mas nem tudo é redutÃvel a um ente. Eis a primeira contradição da nomenclatura gramatical. Dizemos: a claridade, o mundo, o Logos, a ideia etc. Porém, estes e outros "substantivos" não são e jamais serão entes. O mesmo acontece com humano e com dialética. Por quê? O substantivo, sendo conceito, não terá implicitamente a pretensão de substituir o acontecer da realidade" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Dialética e diálogo: A verdade do humano". In: Revista Tempo Brasileiro, 192, Dialética em questão I. Rio de Janeiro, jan.- mar., 2013, p. 9.