Particípio

De Dicionário de Poética e Pensamento

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"... o participar de cada sendo no ser nos advém nas línguas na forma de um particípio. Em grego, tudo que é diz-se com o particípio presente do verbo ser eînai: sendo on. Mas este particípio presente é ambíguo, pois nomeia ao mesmo tempo cada ente como tal e então o substantiva" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ser e estar". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 20.

2

"Como todo particípio, ele participa de duas formas, uma verbal e uma nominal, ou seja, toma parte em duas significações: "... o essencial é que as duas significações reenviam uma à outra" (1), portanto, um único termo tem uma dupla significação, ele quer dizer duas coisas ao mesmo tempo. É como se houvesse uma única coisa dita duas vezes" (2). Se tomamos o particípio do ponto de vista da verdade se manifestando no verbal, vemos que ela acontece nele como ambiguidade e dissimulação. E, portanto, como velamento e desvelamento. O particípio articula as versões do uni-, da unidade, do que funda, isto é, do velar-se do Nada em cada versão, ou seja, em cada parte, de onde nos advém o particípio. É o vigorar verbal para além das partes enquanto substantivos ou nomes. Em vista disso, toda parte só pode ser parte na medida em que já é um vigorar do todo, da unidade. Ou seja, toda versão é versão, não do sujeito, mas do dar-se e retrair-se do todo nas partes, daí advém a ambiguidade do particípio.


- Manuel Antônio de Castro
Referência:
(1) HEIDEGGER, Martin. Was heisst denken?. Tübingen: Niemeyer Verlag, 1984, p. 133.
(2) LUZIE, Marta. A dobra do destino. Rio de Janeiro: 7Letras, 1999, p. 24.
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