ParticÃpio
De Dicionário de Poética e Pensamento
1
- "... o participar de cada sendo no ser nos advém nas lÃnguas na forma de um particÃpio. Em grego, tudo que é diz-se com o particÃpio presente do verbo ser eînai: sendo on. Mas este particÃpio presente é ambÃguo, pois nomeia ao mesmo tempo cada ente como tal e então o substantiva" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Ser e estar". In:------. Arte: o humano e o destino. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2011, p. 20.
2
- "Como todo particÃpio, ele participa de duas formas, uma verbal e uma nominal, ou seja, toma parte em duas significações: "... o essencial é que as duas significações reenviam uma à outra" (1), portanto, um único termo tem uma dupla significação, ele quer dizer duas coisas ao mesmo tempo. É como se houvesse uma única coisa dita duas vezes" (2). Se tomamos o particÃpio do ponto de vista da verdade se manifestando no verbal, vemos que ela acontece nele como ambiguidade e dissimulação. E, portanto, como velamento e desvelamento. O particÃpio articula as versões do uni-, da unidade, do que funda, isto é, do velar-se do Nada em cada versão, ou seja, em cada parte, de onde nos advém o particÃpio. É o vigorar verbal para além das partes enquanto substantivos ou nomes. Em vista disso, toda parte só pode ser parte na medida em que já é um vigorar do todo, da unidade. Ou seja, toda versão é versão, não do sujeito, mas do dar-se e retrair-se do todo nas partes, daà advém a ambiguidade do particÃpio.
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Was heisst denken?. Tübingen: Niemeyer Verlag, 1984, p. 133.
- (2) LUZIE, Marta. A dobra do destino. Rio de Janeiro: 7Letras, 1999, p. 24.