Lógica
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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- | : (1) HEIDEGGER, Martin. ''Lógica, | + | : (1) [[HEIDEGGER]], Martin.''' [[Lógica]], a [[pergunta]] pela [[verdade]]. Madrid: Alianza Editorial, 2004, p. 15. Trad. Manuel Antônio de Castro. ''' |
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Edição atual tal como 21h46min de 27 de Dezembro de 2024
1
- "É necessário dizer que a primeira experiência natural da maneira que têm os homens de estar juntos capta a linguagem como um tornar manifesto, conversando, como um pensamento determinador e regulador. Linguagem - fala - pensamento: os três se identificam em algo único como o modo de ser do homem no que torna manifesto para si mesmo e para os outros o próprio mundo e a própria existência, iluminando-os para ter uma visão dentro desta claridade, como introspectiva em si mesmo e perspectiva e circunspectiva em relação ao mundo. A lógica como ciência da fala investiga o falar no que ele é propriamente, quer dizer, em este seu manifestar. Para a lógica a fala é tema em relação a seu sentido fundamental: fazer ver o mundo e a existência humana, o existente em geral" (1).
- Referência:
- (1) HEIDEGGER, Martin. Lógica, a pergunta pela verdade. Madrid: Alianza Editorial, 2004, p. 15. Trad. Manuel Antônio de Castro.
2
- Nem sempre o lógico matemático é o lógico humano. Todos sabem que a menor distância entre dois pontos é a reta. Porém, a menor distância entre dois portos é a rota segura.
- - Manuel Antônio de Castro
3
- A questão do universal é a questão que não cessa de nos envolver. É nele que se coloca para nós finitos a questão permanente de pré-saber, saber e não-saber. Sem pré-saber ou pré-compreender não haveria a menor possibilidade de nos movermos no Universal. A Lógica é uma de suas facetas, aquela assegurada pela mathesis, mas ela não determina o Universal do pré-saber, somente já do saber, enquanto uma Lei, uma das facetas do saber inerente, claro, ao Universal, que sempre une a diversidade de todo Universal, pois ele é essencialmente Tempo. A Lógica não dá conta do Tempo.