Mater
De Dicionário de Poética e Pensamento
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte: presença e forma". In: ---. | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de.''' "[[Obra de arte]]: [[presença]] e [[forma]]". In: ---. [[Leitura]]: [[questões]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 221.''' |
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- | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: '''Arte: corpo, mundo e terra | + | : (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "[[Poético]]-[[ecologia]]". In: '''[[Arte]]: [[corpo]], [[mundo]] e [[terra]]. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009''', p. 20. |
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- | : "...afinal, [[lÃngua]] também é [[mãe]], também nos gera, nos forma e nos acrescenta [[identidade]]. Por isso gosto tanto da expressão "lÃngua materna | + | : "...afinal, [[lÃngua]] também é [[mãe]], também nos gera, nos forma e nos acrescenta [[identidade]]. Por isso gosto tanto da expressão "[[lÃngua]] [[materna]]" (1). |
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- | : (1) AGUALUSA, José Eduardo. "As minhas duas mães". ''Segundo Caderno | + | : (1) AGUALUSA, José Eduardo. "As minhas duas [[mães]]".In: '''Segundo Caderno, O Globo''', p. 6, Sábado, 07-05-2022. |
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- | : (1) MEDEIROS, Martha. "Mãe é a solução" | + | : (1) MEDEIROS, Martha. "[[Mãe]] é a solução". In: '''[[Crônica]]. Revista Ela, O Globo, p. 7, Domingo''', 14-05-2023. |
Edição atual tal como 22h30min de 28 de março de 2025
Tabela de conteúdo |
1
- "O que é matéria? É necessário desfazer-se do seu significado banal. A FÃsica Quântica tematiza isto muito bem e não é algo fácil, nem para ela. De qualquer modo, matéria tem o mesmo radical da palavra latina mater, mãe (princÃpio de geração)" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Obra de arte: presença e forma". In: ---. Leitura: questões. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2015, p. 221.
2
- A mulher, como verdadeira obra poética criativa, precisa para procriar ser desvirginizada desvelando a fonte da vida, da maternidade. Devemos compreender aqui esse desvelamento como a verdade acontecendo (aletheia). Todo procriar é um acontecer da maternidade: milagre do mistério extraordinário que é o procriar, o dar à luz, o gerar. A pura possibilidade que a virgindade como velamento contém em-si pode tornar a mulher a mãe de muitos filhos, continuando o milagre da vida como permanência da vida e desafio da morte. Vida e morte: faces do mesmo acontecer. Todo nascimento de uma criança reinaugura o mundo diante da morte e é, portanto, um desvirginizar, porque é fazer o nada ser criativo, fonte de todas as possibilidades. Nesse sentido, a mulher se torna mãe, porque nela acontece a maternidade, o ser o lugar do procriar, do gerar filhos. E só acontece na mulher, pois é próprio do feminino, ou seja, nela acontece Eros. E este acontecendo na mulher torna-a tanto mais humana quanto mais divina. Em verdade, ela co-participa da essência de Eros. É neste sentido que falamos do amor maternal, tão radical quanto o ser mãe.
3
- O destino que somos nos é destinado na linguagem, pois é a linguagem que fala, não o ser humano, em sua lÃngua. Esta e cada falante só falam porque já vigoram na linguagem. Assim como cada mãe-mulher só gesta seus filhos porque já lhe foi dada a possibilidade de gestar, gerar. Ela não cria a Vida. Esta é que a cria e a faz ser mulher-mãe. Sem linguagem não há matéria/mãe criativa. Do mesmo modo é a linguagem que cria os mitos e, portanto, cria as obras de arte, todas as obras de arte.
4
- Hipótese de Gaia.
- "Do ponto de vista cientÃfico, tem-se discutido muito a Hipótese de Gaia ou Teoria de Gaia, também conhecida como ecologia profunda...
- Na década de 70, o inglês James Lovelock elaborou a Hipótese de Gaia e, segundo ela, o planeta Terra se comporta como um só organismo vivo.
- A deusa Gaia, na mitologia grega, era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos.
5
- "Maria é a escolhida e como tal é intercessora privilegiada. A mãe já traz em si o Ãgape. O amor sem limites. O amor que não exige retribuição" (1).
- Referência:
- (1) ROSSI, Padre Marcelo. "As bodas de Caná". In: ---. Ãgape. São Paulo: Editora Globo, 2015, 30 reimpressão, p. 40.
6
- "Mas vejamos a maravilha: a mulher-corpo-mãe só chega a ser-mulher-mãe enquanto identidade no se diferenciar do filho ou da filha que é ela e não é ela. Mundo e corpo é isso: reunião identitária de diferenças" (1).
- Referência:
- (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Poético-ecologia". In: Arte: corpo, mundo e terra. CASTRO, Manuel Antônio de (org.). Rio de Janeiro: 7Letras, 2009, p. 20.
7
- "...afinal, lÃngua também é mãe, também nos gera, nos forma e nos acrescenta identidade. Por isso gosto tanto da expressão "lÃngua materna" (1).
- Referência:
- (1) AGUALUSA, José Eduardo. "As minhas duas mães".In: Segundo Caderno, O Globo, p. 6, Sábado, 07-05-2022.
8
- "Nenhuma pesquisa cientÃfica comprova, é achismo meu: mães são mais controladoras que os pais, mais vigilantes que os pais. Resultado: os pais viram os fofos da casa e mães, as megeras - ainda que megeras essenciais. O problema é que ser essencial pesa. A garotada acaba preferindo a companhia dos relaxadões, pais que parecem irmãos mais velhos. Tudo em tese, gente. Em tese" (1).
- Referência: