Educar poético

De Dicionrio de Potica e Pensamento

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: "[[Educar]] não é uma [[questão]] de [[escola]] e currículo. É uma [[questão]] de [[ser]], de [[humanizar-se]] sendo o que recebeu para [[ser]]. O [[humano]] de [[todos]] os [[homens]] é inerente a [[todas]] as [[épocas]], [[povos]] e suas [[culturas]]. Desde a eclosão do [[ser humano]] na [[vida]], há [[educar]] porque ele diz respeito à eclosão de [[mundo]], sendo indissociável da [[essência]] do [[ser humano]] e da [[verdade]] no [[acontecer]] da [[realidade]]. [[Educar]] diz respeito [[sempre]], portanto, à [[realização]] [[poética]] do [[ser humano]] enquanto vigora na [[verdade]] do [[sentido do ser]]" (1).
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. '''O educar poético'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 15.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "[[Educar poético]]: [[diálogo]] e [[dialética]]". In: ..... e [[outros]]. '''O [[educar poético]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014''', p. 15.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "[[Educar poético]]: [[diálogo]] e [[dialética]]". In: ..... e [[outros]]. '''O [[educar poético]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014''', p. 15.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. '''O educar poético'''. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 16.
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: (1) CASTRO, Manuel Antônio de. "[[Educar poético]]: [[diálogo]] e [[dialética]]". In: ..... e [[outros]]. '''O [[educar poético]]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014''', p. 16.

Edição atual tal como 19h01min de 29 de Setembro de 2024

1

"Educar não é uma questão de escola e currículo. É uma questão de ser, de humanizar-se sendo o que recebeu para ser. O humano de todos os homens é inerente a todas as épocas, povos e suas culturas. Desde a eclosão do ser humano na vida, há educar porque ele diz respeito à eclosão de mundo, sendo indissociável da essência do ser humano e da verdade no acontecer da realidade. Educar diz respeito sempre, portanto, à realização poética do ser humano enquanto vigora na verdade do sentido do ser" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 15.

2

"Originariamente, todo educar é mítico, posteriormente se desdobrou no lógico-racional. O educar poético é dialético, nada excluindo. A sua origem mítica fica bem clara na conhecida afirmação de que Homero educou a Grécia, pois ele, em suas obras poéticas, trata de mitos. E estes são conaturais a todos os povos e culturas. Dessa maneira, as formas originárias de educar são os ritos dos mitos, daí a força das narrativas hoje e sempre, porque estas dizem respeito à narrativa da caminhada entre vida e morte do ser humano, em seu sentido e mistério" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 15.

3

"Educar originou-se no verbo latino ek-ducere. Ducere significa: conduzir; e o prefixo ek-, significa: para fora, em sentido ontológico, que inclui tanto o espacial quanto o temporal, dizendo mais. É o livre aberto. Assinala, portanto, um processo ontológico pelo qual cada ser humano é levado para além dos limites, porque ontologicamente somos finitos e não-finitos. Cada um é e não-é, mas não é o ser. Eis a nossa finitude. Por isso, o educar é a caminhada dialética pela qual somos lançados no livre aberto da tensão de limite e não-limite para que aconteça o libertar" (1). Todo verdadeiro educar, como vemos, é necessariamente poético.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 16.
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