Educar poético

De Dicionário de Poética e Pensamento

1

"Educar não é uma questão de escola e currículo. É uma questão de ser, de humanizar-se sendo o que recebeu para ser. O humano de todos os homens é inerente a todas as épocas, povos e suas culturas. Desde a eclosão do ser humano na vida, há educar porque ele diz respeito à eclosão de mundo, sendo indissociável da essência do ser humano e da verdade no acontecer da realidade. Educar diz respeito sempre, portanto, à realização poética do ser humano enquanto vigora na verdade do sentido do ser" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 15.

2

"Originariamente, todo educar é mítico, posteriormente se desdobrou no lógico-racional. O educar poético é dialético, nada excluindo. A sua origem mítica fica bem clara na conhecida afirmação de que Homero educou a Grécia, pois ele, em suas obras poéticas, trata de mitos. E estes são conaturais a todos os povos e culturas. Dessa maneira, as formas originárias de educar são os ritos dos mitos, daí a força das narrativas hoje e sempre, porque estas dizem respeito à narrativa da caminhada entre vida e morte do ser humano, em seu sentido e mistério" (1).


Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 15.

3

"Educar originou-se no verbo latino ek-ducere. Ducere significa: conduzir; e o prefixo ek-, significa: para fora, em sentido ontológico, que inclui tanto o espacial quanto o temporal, dizendo mais. É o livre aberto. Assinala, portanto, um processo ontológico pelo qual cada ser humano é levado para além dos limites, porque ontologicamente somos finitos e não-finitos. Cada um é e não-é, mas não é o ser. Eis a nossa finitude. Por isso, o educar é a caminhada dialética pela qual somos lançados no livre aberto da tensão de limite e não-limite para que aconteça o libertar" (1). Todo verdadeiro educar, como vemos, é necessariamente poético.


- Manuel Antônio de Castro.
Referência:
(1) CASTRO, Manuel Antônio de. "Educar poético: diálogo e dialética". In: ..... e outros. O educar poético. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2014, p. 16.
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