Pós-modernidade
De Dicionrio de Potica e Pensamento
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| - | :Em que consiste a progressiva dessacralização? Como ficam esses dois temas na pós-modernidade? Baudelaire inaugura a problemática da [[modernidade]] em estreita relação com a temática do homem e da [[ | + | :Em que consiste a progressiva dessacralização? Como ficam esses dois temas na pós-modernidade? Baudelaire inaugura a problemática da [[modernidade]] em estreita relação com a temática do [[homem]] e da [[cidade]]. O que isso tem a ver com a perda da [[aura]] e com o profano, e, sobretudo, com a questão do mundo? Estaria a cidade predominantemente ligada à [[representação]]? Como se dá esta construção do homem e do [[real]] a partir da cidade? O que significa a cidade na pós-modernidade? |
| - | :De alguma maneira isto remete para o [[mito]]. E ainda seria possível experienciar a coisa na cidade sem mitos e esquecida do mítico? O que há aí? Não é o caminho da pós-modernidade o caminho, seja da [[subjetividade]] impessoal, da extrema [[comunicação]] sem [[proximidade]], ou seja, do domínio da distância, num paradoxo com a sociedade do [[conhecimento]] e da comunicação, da solidão tão profunda onde não se tem ninguém para ouvir um segredo? Não será esta a essência da globalização, ou seja, da pós-modernidade? | + | :De alguma maneira isto remete para o [[mito]]. E ainda seria possível experienciar a coisa na cidade sem mitos e esquecida do mítico? O que há aí? Não é o caminho da pós-modernidade o caminho, seja da [[subjetividade]] impessoal, da extrema [[comunicação]] sem [[proximidade]], ou seja, do domínio da distância, num paradoxo com a sociedade do [[conhecimento]] e da [[comunicação]], da solidão tão profunda onde não se tem ninguém para ouvir um segredo? Não será esta a essência da [[globalização]], ou seja, da pós-modernidade? |
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| - | :O exemplo maior dessa esterilidade está na discussão em torno do penico de Duchamp. Em vista das profundas transformações por que passa a humanidade e as novas experienciações de ''éros'' e ''thánatos'', ficar discutindo esses [[formalismo|formalismos]] é de uma inatualidade e crueldade devastadora. Daí a necessidade também de combater o esteticismo. Para tudo isso se faz necessário levantar três fontes: 1ª) abandonar o formalismo, retomando o estudo e aprofundamento da diferenciação fundamental de [[obra]], [[coisa]], [[objeto]], [[utensílio]]; 2ª) retomar a questão da história e do [[destino]]. Para isto é necessário: a) estudar a história hegeliana e marxista enquanto interpretação ideológica e política do tempo, da história, etc; b) estudar a postura heideggeriana sobre esses temas, o trans-humanismo e o destino; 3ª) estudar o homem e o real a partir da essência da [[ciência]] e da [[técnica]]. Os tópicos anteriores: as questões, a experiência e | + | :O exemplo maior dessa esterilidade está na discussão em torno do penico de Duchamp. Em vista das profundas transformações por que passa a humanidade e as novas experienciações de ''éros'' e ''thánatos'', ficar discutindo esses [[formalismo|formalismos]] é de uma inatualidade e crueldade devastadora. Daí a necessidade também de combater o [[estética|esteticismo]]. Para tudo isso se faz necessário levantar três fontes: 1ª) abandonar o formalismo, retomando o estudo e aprofundamento da diferenciação fundamental de [[obra]], [[coisa]], [[objeto]], [[utensílio]]; 2ª) retomar a questão da [[história]] e do [[destino]]. Para isto é necessário: a) estudar a história hegeliana e marxista enquanto interpretação [[ideologia|ideológica]] e [[política]] do tempo, da história, etc; b) estudar a postura heideggeriana sobre esses temas, o trans-humanismo e o destino; 3ª) estudar o homem e o real a partir da essência da [[ciência]] e da [[técnica]]. Os tópicos anteriores: as questões, a experiência e polo/tensão básica ''éros'' e ''thánatos'' têm que ser vistas nesse novo [[horizonte]] do homem e real atuais. |
| - | :Olhando o termo [[época]] para estudar a pós-modernidade, devemos pensar a essência dessa palavra: O que é época? Uma coisa fica evidente: a toda época corresponde um [[mundo]]. Então a pergunta básica a respeito da pós-modernidade como época é: Que mundo está se configurando? Até onde este mundo se diferencia do mundo da modernidade? Do mundo medieval? Do mundo antigo? Do mundo de outras culturas não ocidentais? | + | :Olhando o termo [[época]] para estudar a pós-modernidade, devemos pensar a essência dessa palavra: O que é época? Uma coisa fica evidente: a toda época corresponde um [[mundo]]. Então a pergunta básica a respeito da pós-modernidade como época é: Que mundo está se configurando? Até onde este mundo se diferencia do mundo da [[modernidade]]? Do mundo medieval? Do mundo antigo? Do mundo de outras [[cultura|culturas]] não ocidentais? |
Edição de 14h05min de 9 de Abril de 2009
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- No exame da questão da arte na pós-modernidade, ao fugir da classificação por forma e matéria, entram para o primeiro plano duas questões, ao menos por enquanto, junto com o que Heidegger denomina quaternidade: o mundo, na medida em que a coisa coisando surge, constitui-se mundo, e o que Heidegger traz para o pensar como sendo os imortais, a questão do sagrado, ou inversamente, a questão do profano: a fuga dos deuses num mundo dominado pela essência da técnica, como é a pós-modernidade.
- Em que consiste a progressiva dessacralização? Como ficam esses dois temas na pós-modernidade? Baudelaire inaugura a problemática da modernidade em estreita relação com a temática do homem e da cidade. O que isso tem a ver com a perda da aura e com o profano, e, sobretudo, com a questão do mundo? Estaria a cidade predominantemente ligada à representação? Como se dá esta construção do homem e do real a partir da cidade? O que significa a cidade na pós-modernidade?
- De alguma maneira isto remete para o mito. E ainda seria possível experienciar a coisa na cidade sem mitos e esquecida do mítico? O que há aí? Não é o caminho da pós-modernidade o caminho, seja da subjetividade impessoal, da extrema comunicação sem proximidade, ou seja, do domínio da distância, num paradoxo com a sociedade do conhecimento e da comunicação, da solidão tão profunda onde não se tem ninguém para ouvir um segredo? Não será esta a essência da globalização, ou seja, da pós-modernidade?
- Ver também:
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- O engano maior em relação à pós-modernidade é procurar características formais. O que então procurar? Em primeiro lugar as questões fundamentais, trazendo ao pensamento: natureza, tempo, linguagem, memória, história. Mas isto não basta. É necessário complementar como e que experienciações se fazem delas, ou seja, mito, pensamento, misticismo, poíesis. Estas experienciações têm um eixo básico: éros e thánatos. Quer dizer: como as questões são realizadas enquanto essas experienciações e depois como essas experienciações se "realizam", mobilizadas, alimentadas pelas experienciações fundamentais que são éros e thánatos. Esse é o caminho para estudo e caracterização da arte na pós-modernidade. É necessário erradicar de vez o estudo formal e funcional.
- O exemplo maior dessa esterilidade está na discussão em torno do penico de Duchamp. Em vista das profundas transformações por que passa a humanidade e as novas experienciações de éros e thánatos, ficar discutindo esses formalismos é de uma inatualidade e crueldade devastadora. Daí a necessidade também de combater o esteticismo. Para tudo isso se faz necessário levantar três fontes: 1ª) abandonar o formalismo, retomando o estudo e aprofundamento da diferenciação fundamental de obra, coisa, objeto, utensílio; 2ª) retomar a questão da história e do destino. Para isto é necessário: a) estudar a história hegeliana e marxista enquanto interpretação ideológica e política do tempo, da história, etc; b) estudar a postura heideggeriana sobre esses temas, o trans-humanismo e o destino; 3ª) estudar o homem e o real a partir da essência da ciência e da técnica. Os tópicos anteriores: as questões, a experiência e polo/tensão básica éros e thánatos têm que ser vistas nesse novo horizonte do homem e real atuais.
- Olhando o termo época para estudar a pós-modernidade, devemos pensar a essência dessa palavra: O que é época? Uma coisa fica evidente: a toda época corresponde um mundo. Então a pergunta básica a respeito da pós-modernidade como época é: Que mundo está se configurando? Até onde este mundo se diferencia do mundo da modernidade? Do mundo medieval? Do mundo antigo? Do mundo de outras culturas não ocidentais?
- Ver também:
